Contato

Paulo de Tarso

O polêmico caso do soldado do BE vira Inquérito Policial Militar

Um ruidoso caso envolvendo um soldado do 12 BE Comb, de Alegrete, com supostas torturas durante possível exercício militar, vai se transformar em Inquérito Policial Militar.

Na terça-feira, o repórter Dariano Morais exibiu um audio da mãe, denunciando que o filho fora torturado dentro da unidade militar, e por isso, fugiu. Depois foram postados dois vídeos onde ela diz que o filho está sofrendo e não dizendo “coisa com coisa”.

Mais do que esta denúncia, o repórter ainda disse que ao saber do fato, a senhora Maria Luísa, que estava grávida, acabou tendo um parto prematuro e que o bebê está até agora numa encubadora. 

A denúncia ainda dava conta, a partir de audios anônimos, de que supostos oficiais do Batalhão estariam ameaçando de agredir o militar caso ele não retornasse à Alegrete. Em vídeo, ela confirma esta versão e diz que sabe o nome dos homens que fizeram ameaças.

 

O soldado Ximenez havia sumido há 10 dias e foi localizado ainda na terça-feira no Chuí, região do extremo Sul. A mãe disse em vídeo que ele tem acompanhamento de psicólogo e psiquiatra desde os 13 anos.

Dariano Morais, em suas postagens mostrou fotos das costas do soldado com hematomas. Também anunciou que levaria o caso à Procuradoria da República, ao alto comando do Exército e à Comissão de Direitos Humanos do Senado.

 

Nesta quarta-feira, o comandante Coronel Dalcin passou a maior parte do tempo em conferência com as altas instâncias do Exército Brasileiro e a tarde anunciou em nota às medidas a serem adotadas.

O militar escreveu que o soldado após participar de atividades na chamada Semana Verde não retornou ao quartel e passou a ser procurado.

Nesta quarta-feira ele estava em Cruz Alta sob a tutela do Exército. 

Confira a nota oficial

MINISTÉRIO DA DEFESA
EXÉRCITO BRASILEIRO
3ª DE – 6ª BDA INF BLD
12o BATALHÃO DE ENGENHARIA DECOMBATE BLINDADO
(12º B E Cmb – 1955)
“BATALHÃO MARECHAL ENÉAS GALVÃO”

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Considerando os pedidos de esclarecimentos sobre supostas irregularidades quanto à prática de tortura por militares do efetivo profissional do 12º BE Cmb Bld, o
Comando da Unidade informa o seguinte: a situação teve origem na ausência do Sd L.X, da 1ª Cia E Cmb Bld. O último dia que o militar cumpriu expediente neste Batalhão foi no dia 20 de abril do corrente ano, ciente que o Acampamento da Instrução Individual Básica começaria no início do dia 24 de abril (segunda-feira). Nesta data o militar não se apresentou ao quartel e, à partir do dia 25, começou a contagem do prazo para a sua possível deserção, que expira nesta quarta-feira, à meia-noite.

Na noite do dia 2 de maio, recebemos a informação de que estaria sendo
divulgada em, no mínimo, 3 (três) perfis jornalísticos do município de Alegrete, a
notícia de que o Soldado X, do Efetivo Variável 2023, teria sofrido agressões físicas dentro desta Unidade Militar, o que teria motivado seu desaparecimento.

A mãe do Soldado teria entrado em contato com alguns blogueiros do município, informando que o seu filho não havia retornado ao 12º BE Cmb Bld por medo de sofrer retaliações.

Nas notícias, foram colocadas fotos do corpo do militar com diversos hematomas, os quais teriam sido causados por agressões feitas ao militar, supostamente, dentro do quartel. Tal fato não foi esclarecido, até o momento, devido à ausência do militar.

Foi veiculado também que o Setor de Aprovisionamento do Batalhão estaria
infestado de ratos. Sobre isto, cabe esclarecer que o último procedimento de
dedetização/desratização foi feito no mês de março do corrente ano e, adicionalmente, está agendado um reforço desse procedimento para a semana que vem, tudo com o
objetivo de zelar pelos cuidados diários com a limpeza e a higiene do local.

Em consequência do exposto, o Comando do Batalhão irá instaurar um Inquérito
Policial Militar (IPM) para apurar o caso em tela.

Miguel Angelo Guterres Dalcin

CMDT do 12 BE Comb

 

 

Paulo de Tarso Pereira, atua na área desde o final da década de 1970. Alegretense, formado na UFSM, já trabalhou nas maiores empresas do Sul, como Correio do Povo, RBS, A Notícia e JSC, bem como foi coordenador do Canal Rural e editor na Record/SP. A retornar para Alegrete, na virada do ano 2000, fundou o jornal EQ, e hoje é o jornalista responsável por todas as plataformas, que inclui site, redes sociais e edição on line do EQ.

Publicidade
Comentários

Paulo de Tarso

Bispo da Diocese é nomeado arcebispo de Cascavel

Na manhã desta quinta-feira (02/05), o Papa Francisco, nomeou dom José Mário Scalon Angonese, atual bispo de Uruguaiana (RS), como arcebispo de Cascavel (PR).

A Diocese de Uruguaiana é grata a Dom José Mário por esses quase 7 anos de pastoreio vividos com dedicação, amor e zelo próprios do pastor que cuida do rebanho, a exemplo do Bom Pastor.

Quem conviveu com Dom José Mário conheceu, na prática, o que é a humildade e a sinodalidade! Um bispo acessível a todos que o procuravam, sem distinção. Sempre fez questão de trabalhar ouvindo as equipes e os conselhos, deixando-se ajudar, sem atropelar os processos.

Entregamos ao povo de Cascavel/PR, um presente de Deus, um pastor com cheiro de ovelhas, humano e sinodal! Que seu pastoreio na Arquidiocese de Cascavel seja fecundo, comprometido, como sempre o fez, com a causa do Reino de Deus!

Continue lendo

Paulo de Tarso

Ponte de Itaqui é interrompida e motoristas devem fazer uma grande volta

[⛔BR 472
-Km-515, Uruguaiana, interdição total, da Ponte sobre o Rio Ibicuí, na BR 472/RS, por tempo indeterminado, até que o nível do rio baixe a um nível seguro. O bloqueio ocorreu a partir das 16 horas, desta segunda-feira (23). A medida foi dada por precaução, pois a água do Rio Ibicuí alcançou o nível das longarinas da ponte.

 

 Para sair de Itaqui, somente pela BR 472, em direção a São Borja e, ou pela BR 472, entra na ERS 529, passa por Maçambará e vai até a BR 287, em direção a Santiago.

 

Já no limite entre Alegrete e Maçambará, também no rio Ibicuí, a Balsa do Mariano Pinto está sem funcionar pelo mesmo motivo. O rio está muito cheio e o porto está submerso.

Continue lendo

Paulo de Tarso

PRF realizará escolta de 72 cargas superdimensionadas até Santana do Livramento pelos próximos 10 meses

As cargas terão como destino o novo parque eólico._

Com a construção de um novo parque eólico em Santana do Livramento haverá a necessidade de levar os equipamentos das novas 72 torres de geração de energia elétrica. Esta movimentação causará um impacto no trânsito nas rodovias federais do Rio Grande do Sul. Parte dos equipamentos deslocarão do Porto de Rio Grande para Santana do Livramento e outros virão de Jaraguá do Sul/SC.

 

São previstas seis cargas semanais em ambas as rotas durante um ano. Do Porto de Rio Grande a Santana do Livramento a previsão é utilizar a BR 293, passando por Bagé. De Jaraguá do Sul o material passará por Porto Alegre, seguindo por Arroio dos Ratos, Caçapava do Sul e Bagé até Santana do Livramento(BRs 101/290/153/293).

 

Conforme o Setor de Operações da PRF no Rio Grande do Sul, serão necessárias 432 viagens para transportar as peças e os equipamentos para o novo parque eólico no município gaúcho, sendo que destas, 72 possuem medidas que demandam a escolta policial. As 360 restantes contarão apenas com serviço de escolta particular.

 

Os motoristas deverão ter atenção redobrada quando cruzarem com os veículos superdimensionados. Algumas dicas importantes são: respeitar a orientação dos policiais de reduzir a velocidade, ou parar completamente o veículo no local indicado para aguardar a passagem dos equipamentos e da equipe de escolta.

Nos trechos de pista simples, as cargas ocuparão toda a largura da pista e todos os veículos que vem no sentido contrário deverão parar no acostamento.

 

Também não se deve tentar ultrapassar a carga, sendo que os motoristas devem seguir atrás do dispositivo de escolta até que a carga seja manobrada para fora da pista. Esse procedimento está previsto para ocorrer em média a cada 10 quilômetros de viagem, *(15 a 20 min)* evitando assim congestionamentos na rodovia. A velocidade média da escolta deve se manter entre 40 a 60 km/h, a depender das condições da pista.

Continue lendo

Popular