Contato

Política

Fábio M. é cassado com lavada de votos

Com 11 votos a favor e três contrários, a Câmara Municipal aprovou a cassação do mandato do vereador Fabio Perez pela prática de improbidade administrativa. A denúncia de homofobia foi acatada também, com 10 votos a favor e quatro contrários.

Votaram pela cassação pela prática de improbidade administrativa os vereadores Fátima Marchezan, Vagner Fan, João Monteiro, Itamar Rodriguez, Éder Fioravante, Rafael Faraco, Sargento Volmir, Roger Severo, Cléo Trindade, Jeferson Bruning e Glenio Bolsson. Contra a cassação, votaram João Leivas, Anilton Oliveira e Jaime Duarte.

Quanto à prática de homofobia, foram 10 votos favoráveis à cassação e quatro contrários. Fátima Marchezan, Vagner Fan, João Monteiro, Itamar Rodriguez, Éder Fioravante, Rafael Faraco, Sargento Volmir, Roger Severo, Jeferson Bruning e Glenio Bolsson foram favoráveis. Contrários: João Leivas, Anilton Oliveira, Jaime Duarte e Cleo Trindade.

A sessão extraordinária ocorreu neste 28 de julho, sexta-feira, com início às 9:30h, de estendendo até às 14h.

Cinco suplentes assumiram para votação específica desta matéria: Fátima Marchezan e Roger Severo, dos Progressistas, e os vereadores Rafael Faraco, Jeferson Bruning e Sargento Volmir, pelo PDT.

Tal convocação cumpre a legislação, já que quatro nomes formam a mesa diretora, autora da denúncia, e a vereadora Firmina Soares julgou-se impedida por ter litígio judicial contra o vereador.

Presidida pelo vereador Glenio Bolsson, o mais velho entre os parlamentares, a sessão inciou com o relator Jaime Duarte fazendo a leitura de do processo na íntegra, com o relato de todas as testemunhas por parte do relator da comissão processante.

O relatório final dacomissão recomendava a cassação do mandato do vereador, com os votos dos vereadores Cleo Trindade e Itamar Rodriguez. O vereador Jaime Duarte votou pelo arquivamento do processo.

O processo foi deflagrado após denúncias que chegaram a essa Casa, junto à Ouvidoria, que acusam o vereador de improbidade administrativa e homofobia.

PRONUNCIAMENTOS
Na sequência os vereadores usaram a tribuna para defender suas posições.

O primeiro vereador a usar a tribuna foi Cléo Trindade, o presidente da comissão processante, que explanou a forma como foi desenvolvido o trabalho.

O segundo vereador a usar a tribuna foi Éder Fioravante. O parlamentar argumentou que se deteve nas provas. E anunciou seu voto pela cassação do mandato.

O terceiro vereador a usar essa tribuna foi João Monteiro. Ele se solidarizou com o denunciante Wesley, que estava no plenárioe anunciou seu voto pela cassação do mandato.

O vereador Anilton Oliveira foi o quarto vereador a se manifestar. Quem detém mandato deve ser julgado pelo eleitorado. Refutou a acusação de “rachadinha” e votou pelo arquivamento do processo.

Jaime Duarte, o relator da comissão processante, defendeu deu voto pelo arquivamento.

A sexta vereadora a ir à tribuna foi a vereadora em exercício Fátima Marchezan. Defendeu a cassação do mandato.

Rafael Faraco, um dos suplentes que assumiu para votação específica desta matéria, se disse muito à vontade para tomar sua posição. Afirmou que leu atentamente todo o processo e anunciou sua posição pela cassação.

O oitavo vereador a se manifestar foi Vagner Fan. Assegurou que sabe distinguir o que é prova e o que não é. Reportou que é formado em Direito. E encaminhou seu voto pela cassação do mandato do vereador.

Na sequência, usou a tribuna o vereador João Leivas. Recapitulou decretos- lei que tratam sobre o tema, defendeu a supremacia do povo e anunciou seu voto pelo arquivamento.

O décimo parlamentar a se manifestar foi o vereador em exercício Sargento Volmir. Falou sobre a importância da missão, assegurou que se debruçou sobre o processo e manifestou-se pela cassação do mandato de Fábio Perez.

Roger Severo, em exercício no mandato, falou que estudou a peça processual e encaminho o voto pela cassação.

SEM DEFESA

Como não houve representante legal para fazer a defesa do mandato do vereador, também ausente, o presidente da sessão encaminhou a votação, feita de forma oral.

DECRETO

“Aprovada a denúncia, expressa-se a cassação do mandato e será expedido decreto e encaminhado à Justiça Eleitoral”, anunciou o presidente da sessão, Glenio Bolsson.

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Política

Luciano Belmonte será o candidato à Prefeito pelo PP

Com 34 votos o diretório do PP de Alegrete definiu que o vereador Luciano Belmonte será o nome como o “prefeiturável” do partido em outubro.

Segundo a Presidente, Miriam Suhre  foi  “um processo democrático autorizado pelo Partido Progressista/RS e seguindo o EPP e a resolução 001/2024”.

 

A escolha pelo voto aconteceu neste sábado na Câmara Municipal de Alegrete como prévia interna para a  hapa majoritária, que vai desembocar na convenção que será realizadas em junho.

O outro candidato foi o vereador João Monteiro, que somou 14 votos. Lúcio do Prado, que seria uma tercceira via, não compareceu.

 

A decisão de fazer prévias, foi tomada pela Executiva a partir do momento em que haviam 03 pré-candidatos, Ver. João Monteiro, Ver Luciano Belmonte e Lúcio do Prado e seria necessário escolher previamente o seu representante, para fins de melhor definir as estratégias políticas dos Progressistas.

 

A campanha interna, na avaliação da Presidente, “motivará o quadro de filiados e simpatizantes para fortalecer a unidade da legenda, que se prepara para as eleições municipais”.
Segundo Belmonte, “esse gesto simboliza a nossa vontade para a construção de um partido mais ágil e dinâmico, que atenda os anseios da politizada sociedade Alegretense”.

Ao promover, uma eleição prévia para definir o pré-candidato o Partido Progressista dá o primeiro passo em direção a uma representatividade ainda mais expressiva no Alegrete, na avaliação dele.

O PP é hoje a legenda com maior presença nos municípios do Estado – são 174 prefeitos, 151 vice-prefeitos e cerca de 1,5 mil vereadores.

Luciano Belmonte está filiado ao progressista desde 2001, é vereador do partido Progressista, está em seu segundo mandato, já foi o vereador mais votado do município, já foi presidente da câmara, por 2 vezes, advogado, ex líder da bancada, ex presidente da juventude, ex assessor do Drº Gilberto Brandolt, e chegou a ser prefeito em exercício no ano de 2023.

Continue lendo

Política

Afonso Motta será o líder da bancada do PDT na Câmara dos Deputados

“Acabo de ser eleito, por unanimidade, líder do PDT na Câmara dos Deputados para o ano de 2024. Meu agradecimento a toda a bancada pela confiança depositada, ao nosso presidente e ministro Carlos Lupi, ao nosso líder, deputado André Figueiredo e a nossa Executiva Nacional”.

 

Este foi o comunicado feito pelo deputado federal, Afonso Motta em suas redes sociais na tarde desta quarta-feira.

Segundo a postagem de Afonso,”a escolha é resultado do nosso trabalho ao longo de três mandatos como deputado federal, atuando já como líder e vice líder da bancada, presidente de Frente Parlamentar da Química, além de ter presidido a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, e ter coordenado a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), uma das mais relevantes da Casa”.

 

O pedetista ainda salientou que esta  recondução à função de líder do PDT, tem como desafio, “conduzir nossa bancada conforme nossos princípios, causas e compromissos com as pautas que impactam nosso País”.

 

Continue lendo

Política

MDB publica nota póstuma à Lela Ferreira

NOTA DE FALECIMENTO

O Diretório Municipal do MDB, através de sua Executiva, com profundo pesar notifica o trágico falecimento, do companheira Lela Maria Rodrigues Ferreira, aos 69 anos de idade. Lela foi integrante do diretório partidário, colaboradora da Administração Municipal como ex Diretora da Secretaria de Meio Ambiente, e destacada atuação como professora e advogada.

As últimas homenagens a companheira Lela serão prestadas a partir das 22 horas, desta terça feira, na Angelus da rua Daltro Filho, de onde o féretro será transladado as 15 horas de quarta-feira para o crematório Jardim Montanha dos Vales em Santa Cruz/RS.

Continue lendo

Popular