Contato

Política

“Show do milhão”. Bancada da “bufunfa”se auto-concede reajuste acima de 10%

 

Depois de muito debate, envolvendo  a participação de todos os vereadores, o projeto de revisão geral anual  dos subsídios do prefeito, vice-prefeito e secretários, conforme lei 6.292/2020 foi colocado em pauta, sem antes a votação de uma emenda supressiva ao artigo 4º., que foi aprovada. Com isso, abriu caminho para  a aprovação  de uma revisão na ordem  de 10,16 por cento ao Executivo.
   

 

Também foi aprovada  emenda supressiva ao projeto de lei ordinária do Executivo de número 0002/2022, que  trata da revisão geral anual  dos vencimentos , salários, proventos e pensões do funcionalismo público municipal.

                   Na votação do projeto,  os vereadores aprovaram a revisão também de  10,16 por cento  aos servidores,  por 13 votos.
                   Quanto à revisão geral anual dos subsídios dos vereadores, a discussão foi mais longa, com manifestações a favor e contrárias  à proposta. Ao final, a matéria foi aprovada, prevalecendo  os argumentos dos vereadores  que entendem  não ser aumento  mas sim reposição da inflação do período passado, sem ganho real. O placar foi apertado, 8 votos contra 5.  

 

                   O último projeto a ser votado,   de número 002/2022, do Legislativo, que concede  revisão geral anual  e ganho real    aos salários e proventos dos servidores da Câmara Municipal. Com emenda substitutiva  também aprovada, os vereadores votaram e  aprovaram  a revisão  para o funcionalismo  na ordem de 5,44 por cento.  

A argumentação  dos vereadores que votaram a favor foi de que  o último ganho real  do funcionalismo ocorreu   há seis anos.  O percentual  aprovado  por 12 votos, no entendimento  da Mesa,  foi fruto do consenso.

O presidente Anilton Oliveira, ao final, deixou em aberto  a discussão sobre a reforma administrativa na Casa para incluir  novo ganho real  aos servidores.

A sessão extraordinária foi presidida pelo vereador Anilton Oliveira e também pelo vice-presidente Itamar Rodriguez, com secretaria do vereador Jaime Duarte

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Política

Luciano Belmonte será o candidato à Prefeito pelo PP

Com 34 votos o diretório do PP de Alegrete definiu que o vereador Luciano Belmonte será o nome como o “prefeiturável” do partido em outubro.

Segundo a Presidente, Miriam Suhre  foi  “um processo democrático autorizado pelo Partido Progressista/RS e seguindo o EPP e a resolução 001/2024”.

 

A escolha pelo voto aconteceu neste sábado na Câmara Municipal de Alegrete como prévia interna para a  hapa majoritária, que vai desembocar na convenção que será realizadas em junho.

O outro candidato foi o vereador João Monteiro, que somou 14 votos. Lúcio do Prado, que seria uma tercceira via, não compareceu.

 

A decisão de fazer prévias, foi tomada pela Executiva a partir do momento em que haviam 03 pré-candidatos, Ver. João Monteiro, Ver Luciano Belmonte e Lúcio do Prado e seria necessário escolher previamente o seu representante, para fins de melhor definir as estratégias políticas dos Progressistas.

 

A campanha interna, na avaliação da Presidente, “motivará o quadro de filiados e simpatizantes para fortalecer a unidade da legenda, que se prepara para as eleições municipais”.
Segundo Belmonte, “esse gesto simboliza a nossa vontade para a construção de um partido mais ágil e dinâmico, que atenda os anseios da politizada sociedade Alegretense”.

Ao promover, uma eleição prévia para definir o pré-candidato o Partido Progressista dá o primeiro passo em direção a uma representatividade ainda mais expressiva no Alegrete, na avaliação dele.

O PP é hoje a legenda com maior presença nos municípios do Estado – são 174 prefeitos, 151 vice-prefeitos e cerca de 1,5 mil vereadores.

Luciano Belmonte está filiado ao progressista desde 2001, é vereador do partido Progressista, está em seu segundo mandato, já foi o vereador mais votado do município, já foi presidente da câmara, por 2 vezes, advogado, ex líder da bancada, ex presidente da juventude, ex assessor do Drº Gilberto Brandolt, e chegou a ser prefeito em exercício no ano de 2023.

Continue lendo

Política

Afonso Motta será o líder da bancada do PDT na Câmara dos Deputados

“Acabo de ser eleito, por unanimidade, líder do PDT na Câmara dos Deputados para o ano de 2024. Meu agradecimento a toda a bancada pela confiança depositada, ao nosso presidente e ministro Carlos Lupi, ao nosso líder, deputado André Figueiredo e a nossa Executiva Nacional”.

 

Este foi o comunicado feito pelo deputado federal, Afonso Motta em suas redes sociais na tarde desta quarta-feira.

Segundo a postagem de Afonso,”a escolha é resultado do nosso trabalho ao longo de três mandatos como deputado federal, atuando já como líder e vice líder da bancada, presidente de Frente Parlamentar da Química, além de ter presidido a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, e ter coordenado a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), uma das mais relevantes da Casa”.

 

O pedetista ainda salientou que esta  recondução à função de líder do PDT, tem como desafio, “conduzir nossa bancada conforme nossos princípios, causas e compromissos com as pautas que impactam nosso País”.

 

Continue lendo

Política

MDB publica nota póstuma à Lela Ferreira

NOTA DE FALECIMENTO

O Diretório Municipal do MDB, através de sua Executiva, com profundo pesar notifica o trágico falecimento, do companheira Lela Maria Rodrigues Ferreira, aos 69 anos de idade. Lela foi integrante do diretório partidário, colaboradora da Administração Municipal como ex Diretora da Secretaria de Meio Ambiente, e destacada atuação como professora e advogada.

As últimas homenagens a companheira Lela serão prestadas a partir das 22 horas, desta terça feira, na Angelus da rua Daltro Filho, de onde o féretro será transladado as 15 horas de quarta-feira para o crematório Jardim Montanha dos Vales em Santa Cruz/RS.

Continue lendo

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Ler edição online

Popular