Contato

Polícia

Revolta de prendas e peões protesta contra alteração em concurso do MTG

Um inédito levante de prendas e peões regionais do Movimento Tradicionalista Gaúcho pegou de surpresa a recém empossada administração sob a gestão de Manoelito Savaris. Eles protestam contra a decisão de manter a Ciranda Estadual de Prendas e do Entrevero de Peões apenas com 30 questões escritas.

O blog procurou o MTG para um posicionamento, mas ainda não teve resposta.

Savaris foi eleito no sábado (26) o novo presidente da entidade, com ampla maioria dos votos. Ao tomar posse, uma das primeiras medidas foi desconsiderar a decisão tomada pelo conselho gestor do movimento, de cancelar, pela segunda vez, a realização da Ciranda.

Por causa da pandemia, a proposta anterior era manter a atual gestão de prendas e peões regionais e estaduais, e somente realizar os concursos em 2022. A então vice-presidente de Cultura, Roberta Jacinto, alega ter realizado 14 reuniões com as bases antes de apresentar a medida.

Um grupo de 21 coordenadores regionais, porém, era contra a prorrogação dos mandatos e defendia o fim do atual ciclo, com entrega de medalhas a todos os detentores de crachás e faixas.

A gestão Savaris decidiu manter o concurso, que será realizado no fim de agosto, apenas com as questões escritas, ignorando as provas práticas, de pesquisas e participação em atividades tradicionalistas, que também contam pontos. E entregar medalhas de mérito aos participantes.

Revoltados, prendas e peões regionais iniciaram uma campanha pelas redes sociais, e criaram a hashtag #ajuventudenaovale30questoes, além de um tema de perfil para o Facebook.

Em sua rede social, o Peão Farroupilha da 26ª Região Tradicionalista, Paulo Bastos Júnior, também diretor do Departamento Jovem do MTG, deu a entender que não vai participar do concurso.

“Desde lá ouvi que nunca, jamais, em hipóstase alguma devemos desistir dos nossos sonhos, afinal são eles que nos movem. Este peão aqui está se aposentando por um tempo, e não por que está entrando pra faculdade ou algo do tipo, estou abdicando deste sonho por que acho que nesse momento estão ferindo a essência”, escreveu.

Corajosa, Roberta Castilhos, 1ª Prenda da 25a Região Tradicionalista, berço eleitoral de Savaris, desabafou.

“Nesse último final de semana [da eleição] entrei em êxtase: reascendeu em mim o fio de esperança que o melhor por ti havia sido feito. Porém, como num assoprar de vela, nos encontramos novamente na escuridão”.

Fonte: G1/RS 

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Polícia

Polícia Civil prende dupla que roubou mercado na Cidade Alta

A Polícia Civil, no dia 22/04 (segunda-feira) e no dia de hoje, na tarde desta quarta-feira (24/04), por meio dos policiais civis da Delegacia de Polícia de Alegrete, coordenados pela delegada Fernanda Mendonça, efetuou o cumprimento de dois mandados de prisão temporária expedidos em desfavor de investigados pela prática de um crime de roubo com uso de faca, ocorrido no dia 5 de abril, em um estabelecimento comercial na rua Barros Cassal, em Alegrete.

Na data de 5 de abril, dois indivíduos ingressaram no local, um mercado, já com a intenção de cometer o crime. Ambos subtraíram, juntos, uma garrafa de bebida alcoólica, e após serem vistos e abordados por funcionários, um deles, já em fuga, mostrou uma faca e ameaçou o funcionário com o intuito de garantir a subtração, e fugiu junto com o seu comparsa. Os dois indivíduos foram identificados pela Polícia Civil por meio de relatos, câmeras de segurança e autos de reconhecimento.

Diante da gravidade do fato, e tendo os dois já antecedentes policiais por outras práticas criminosas, requereu-se ao poder Judiciário as suas prisões, o que foi deferido e os mandados cumpridos nessa semana. Um deles, de 26 anos, foi encontrado saindo de um local no bairro Centro na segunda-feira. O outro, de 48 anos, foi capturado em via pública no dia de hoje, na Praça Nova. Ambos já são conhecidos no meio policial e registram antecedentes por furtos, receptação, porte ilegal de arma de fogo, posse de drogas, desobediência, lesão corporal, ameça, tráfico de drogas e associação ao tráfico, estupro de vulnerável, dentre outros delitos. Um deles já havia sido indiciado em outro inquérito policial recentemente, também por roubo com uso de faca.

Após cumpridas as exigências legais, ambos foram encaminhados à DPPA e, após, ao Presídio Estadual de Alegrete.

DENÚNCIAS À POLÍCIA CIVIL EM ALEGRETE (garantido o sigilo):
(55) 34270300 (plantão)
(55) 984511689 (WhatsApp)

Continue lendo

Polícia

Ladrão condenado em Alegrete é preso em Uruguaiana

Na manhã desta terça-feira (23/04), a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas – DRACO – de Uruguaiana, coordenada pelo Delegado Nilson de Carvalho, cumpriu mandado de prisão contra indivíduo condenado por roubo.

O homem foi condenado por roubo praticado em Alegrete e teve mandado de prisão expedido ontem, dia 22/04/2024, pela Vara Criminal daquele Município. Após terem ciência do mandado, os policiais civis da DRACO realizaram diligências para localização do indivíduo, obtendo informações de que estaria em uma residência no Bairro Vila Júlia.

Nesta manhã, os policiais civis foram até a residência e encontraram o foragido, o qual foi preso e encaminhado à DPPA de Uruguaiana.

O foragido possui 52 anos e antecedentes por roubo, associação criminosa e crime ambiental.

Após cumpridas as exigências legais, o preso será encaminhado ao Sistema Penitenciário Estadual.

Continue lendo

Polícia

PRF prende casal com skunk em ônibus em Sant’Ana do Livramento

*PRF prende casal com skunk em ônibus em Sant’Ana do Livramento*

Na noite desta segunda-feira (22), a Policia Rodoviária Federal apreendeu skunk na bagagem de um casal que viajava em um ônibus, na BR 158, em Sant’Ana do Livramento.

Em ação de combate ao crime, PRFs abordaram um ônibus que saía de Livramento com destino a Porto Alegre. Na bagagem de mão de um casal de passageiros, foi localizado 1.1 quilo de skunk.

O casal, o homem de naturalidade japonesa, 25 anos, com passagens por tráfico de drogas, e a mulher, de Navegantes/SC, 23 anos, foram presos e a droga apreendida, sendo encaminhados para a polícia judiciária de Livramento.

Continue lendo

Popular