Contato

Educação

Exclusivo. Professor explica a causa do tombamento da ponte de pedra no Tigre

A ponte de pedra do Tigre, o cartão postal símbolo da paisagem interiorana de Alegrete ruiu, tombou e a lembrança agora só em imagens. Diversas teorias ” feicebuquenas” surgiram, como é normal nestes tempos de web dependência.

O EQ deixou baixar à poeira literalmente para buscar informações com quem pesquisa a formação geológica do Pampa.

O professor aposentado, Eliseu Morais, biólogo, com pós-graduação em ecologia, e um insaciável pesquisador sobre a natureza de nossa região. Ele é taxativo: um dia aconteceria. Era inevitável”, disparou.

Segundo Morais tudo teve início à cerca de 60 milhões de anos. “Aqui era o mar de dentro, um espaço que ía de Buenos Aires, passava em cima de quase todo o Uruguai, chegando até o Estado de Goiás”, explica.

Com a acomodação das placas tactônicas a geografia da região foi modificada radicalmente. O mar de dentro sumiu, a região se transformou num gigantesco deserto, que chegava próximo ao que hoje é o Andes, até São Paulo.

“Nada foi feito de uma hora para outra. Mas pesquisas apontam que pelo menos uns 15 episódios geológicos, em milhões de anos, moldaram toda esta vasta região”, assegura Eliseu Morais.

Segundo o professor, “aqui tivemos dunas muito altas. Eram enormes. Por várias vezes a terra abriu e lançou lavas gigantescas com mais de 10 metros de altura, muitas em cima destas dunas”, explica.

Eliseu assegura que a formação dos cerros, das várzeas e rios de toda esta região estão diretamente ligadas à estas mexidas do magma da terra, que eclodiu ao longo destes milhões de anos, quando sequer o homem habitava este território.

“As jazidas de calcário em Lavras do Sul resulta daí. No caso da formação da ponte de arenito que desabou, é que o acúmulo de areia era tão alto que o peso fazia pressão e, em alguns casos petrificava a base”, explica.

Ventos, erosão e outras intempéries foram moldando formações rochosas em várias partes do continente.

“Há cerros com muita areia embaixo e encobertos com solos oriundos das erupções. Nas margens de rios estes minerais estão aflorados”, revela.

Eliseu Morais tem postado no youtube vídeos explicativos sobre a formação geológica do Pampa incluindo até mesmo conteúdo sobre o aquífero Guarani.

O vídeo acima é um dos posts do professor.

 

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Educação

O IFF precisa de nosso apoio para garantir o curso de Agronomia

 Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegrete está promovendo até o dia 02 de julho, pesquisa pública de interesse para a criação de um novo curso no campus – Curso Superior de Bacharelado em Agronomia. 

O questionário pode ser acessado aqui.

O curso de Bacharelado em Agronomia substituirá o curso de Bacharelado em Engenharia Agrícola, o qual não mais abrirá novas turmas.

Pesquisa Pública.png

Para a implantação do curso, é importante uma ampla participação da comunidade na pesquisa, com o objetivo de mensurar a aceitabilidade e demanda do público ao curso. Caso a resposta seja positiva o IFFar – Campus Alegrete poderá iníciar o curso a partir do primeiro semestre de 2023.

O questionário online pode ser acessado neste link.

Os dados da pesquisa serão usados somente para o estudo dessa demanda. 

Assessoria de Comunicação

Continue lendo

Educação

IFF abre inscrições para seleção do Curso Formação Pedagógica de Professores para Educação Profissional (EaD)

As inscrições para o Curso Formação Pedagógica de Professores para Educação Profissional (EaD), para ingresso no 2º semestre letivo de 2021, podem ser feitas até o dia 30 de junho pela internet, através do preenchimento de formulário e envio da documentação especificada no edital. Conforme o edital, as inscrições devem ser feitas através do preenchimento do formulário disponível no link https://forms.gle/jsjQvXRJRrQECCrE6

O objetivo geral do curso é formar professores, em nível superior, para exercer a docência na modalidade de Educação Profissional, capacitando-os para atuar no ensino técnico de nível fundamental e médio.

São ofertadas 160 vagas no campus/polo Alegrete, Frederico Westphalen, Jaguari e Santo Augusto. Podem concorrer à vaga candidatos não licenciados, portadores de diploma de curso de graduação – Bacharelado ou Tecnologia. Não haverá taxa de inscrição. O curso ofertado é 100% gratuito.

O curso será desenvolvido na modalidade a distância através da Plataforma Moodle. Além das atividades a distância, o curso contará com atividades presenciais, as quais serão desenvolvidas no campus/polo proponente do curso.

A classificação final será por ordem decrescente da nota final dos candidatos. A lista de classificados em 1ª chamada está prevista para o dia 21 de julho.
Mais informações podem ser acessadas no Edital nº 176/2021.

Continue lendo

Educação

Prorrogado o período de inscrição para o processo seletivo de professores

NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SECEL) informa que, devido a problemas técnicos na plataforma, que serão solucionados até o final desta segunda-feira (14/06), haverá prorrogação do período de inscrição para o processo seletivo de professores.
A SECEL solicita que os candidatos já inscritos confiram o seu cadastro, através do número do CPF. Caso haja qualquer documento faltando ou dados incorretos, os mesmos poderão ser alterados no próprio concorrente. As alterações constam no edital de retificação número 020/2021.
Continue lendo

Ler edição online

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular