Contato

Educação

Duas escolas municipais do alegrete recebem o projeto sacola literária que incentiva, a leitura e enriquece acervos de bibliotecas escolares

A realização do projeto no município conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e patrocínio da empresa TAESA através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Quatrocentos livros novos, foram entregues para as escolas municipais João Cadore e Murillo Nunes de Oliveira entre os dias 10 e 12 de maio, através do projeto SACOLA LITERÁRIA, desenvolvido pela VR Projetos Culturais e Sociais.

O projeto Sacola Literária foi criado para incentivar a leitura e promover esse hábito tão importante dentro das escolas. Cada escola beneficiada recebe um acervo do projeto Sacola Literária, que contempla 200 livros com obras para crianças, jovens, adultos e portadores de deficiência visual, já que oferece títulos em braile. Acompanham o acervo um grande tapete emborrachado para atividades de leitura ao ar livre e ecobags personalizadas para que os alunos possam levar livros para casa e incentivar a literacia familiar.

A partir do recebimento dos acervos, as escolas beneficiadas recebem uma contação de histórias para que os professores possam compartilhar com seus alunos , neste momento de pandemia a contação de histórias está sendo realizada de forma on-line. E ainda, em parceria com a Secretaria de Educação será disponibilizada para os professores uma divertida oficina de formação, também on-line. Nela a professora, autora e contadora de histórias Marô Barbieri, que é uma especialista na promoção da leitura, discorre sobre a importância da literatura e dá diversas dicas de como incentivar a leitura.

Neste ano, 2.000 livros serão distribuídos pela TAESA através do projeto Sacola Literária para escolas públicas de 06 cidades do norte ao sul do país, Araguaína TO, Duque de Caxias RJ, João Pessoa PB, Sapeaçú BA, Alegrete e Santa do Livramento RS. O objetivo é incentivar para formar leitores e estimular o hábito da leitura entre as crianças, jovens e adultos, que cada vez mais estão sendo conquistados pelos novos estímulos virtuais, é preciso dar acesso à literatura, disponibilizando livros atuais e de qualidade nas bibliotecas de nossas escolas. Sobre a VR Projetos A VR Projetos Culturais e Sociais Transformadores é uma empresa que desenvolve projetos culturais voltados à transformação social e facilita o uso das leis de incentivo por empresas, e, ao mesmo tempo, explica como elas podem ser usadas como ferramentas de transformação social.

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Educação

O IFF precisa de nosso apoio para garantir o curso de Agronomia

 Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegrete está promovendo até o dia 02 de julho, pesquisa pública de interesse para a criação de um novo curso no campus – Curso Superior de Bacharelado em Agronomia. 

O questionário pode ser acessado aqui.

O curso de Bacharelado em Agronomia substituirá o curso de Bacharelado em Engenharia Agrícola, o qual não mais abrirá novas turmas.

Pesquisa Pública.png

Para a implantação do curso, é importante uma ampla participação da comunidade na pesquisa, com o objetivo de mensurar a aceitabilidade e demanda do público ao curso. Caso a resposta seja positiva o IFFar – Campus Alegrete poderá iníciar o curso a partir do primeiro semestre de 2023.

O questionário online pode ser acessado neste link.

Os dados da pesquisa serão usados somente para o estudo dessa demanda. 

Assessoria de Comunicação

Continue lendo

Educação

IFF abre inscrições para seleção do Curso Formação Pedagógica de Professores para Educação Profissional (EaD)

As inscrições para o Curso Formação Pedagógica de Professores para Educação Profissional (EaD), para ingresso no 2º semestre letivo de 2021, podem ser feitas até o dia 30 de junho pela internet, através do preenchimento de formulário e envio da documentação especificada no edital. Conforme o edital, as inscrições devem ser feitas através do preenchimento do formulário disponível no link https://forms.gle/jsjQvXRJRrQECCrE6

O objetivo geral do curso é formar professores, em nível superior, para exercer a docência na modalidade de Educação Profissional, capacitando-os para atuar no ensino técnico de nível fundamental e médio.

São ofertadas 160 vagas no campus/polo Alegrete, Frederico Westphalen, Jaguari e Santo Augusto. Podem concorrer à vaga candidatos não licenciados, portadores de diploma de curso de graduação – Bacharelado ou Tecnologia. Não haverá taxa de inscrição. O curso ofertado é 100% gratuito.

O curso será desenvolvido na modalidade a distância através da Plataforma Moodle. Além das atividades a distância, o curso contará com atividades presenciais, as quais serão desenvolvidas no campus/polo proponente do curso.

A classificação final será por ordem decrescente da nota final dos candidatos. A lista de classificados em 1ª chamada está prevista para o dia 21 de julho.
Mais informações podem ser acessadas no Edital nº 176/2021.

Continue lendo

Educação

Prorrogado o período de inscrição para o processo seletivo de professores

NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SECEL) informa que, devido a problemas técnicos na plataforma, que serão solucionados até o final desta segunda-feira (14/06), haverá prorrogação do período de inscrição para o processo seletivo de professores.
A SECEL solicita que os candidatos já inscritos confiram o seu cadastro, através do número do CPF. Caso haja qualquer documento faltando ou dados incorretos, os mesmos poderão ser alterados no próprio concorrente. As alterações constam no edital de retificação número 020/2021.
Continue lendo

Ler edição online

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular