Contato

Política

Urnas consagram Márcio e o MDB vai completar 16 anos no poder municipal

 

Até a meia noite houve bombas, bandeiraços e famílias inteiras, crianças, idosos e adultos mais jovens, na Praça Getúlio Vargas comemorando a vitória do Prefeito Márcio Amaral. 

Afinal, a reeleição foi soberana com 16.038 votos, com 43,22% dos votos válidos de Alegrete. Foi nesta média desde as primeiras urnas escrutinadas. Mesmo com os problemas ocorridos no sistema de inteligência artificial do TSE, ainda cedo a Rádio Minuano FM, adiantou-se e totalizou os números.

 

Todas as pesquisas feitas internamente pelas coordenações das campanhas eleitorais mostravam Márcio Amaral liderança, praticamente no mesmo patamar. Jetter Souza, o segundo colocado emplacou 33,46% da preferência com 12.415 votos.

Em terceiro lugar ficou a candidata do PT, Maria do Horto Salbego, que teve o seguinte desempenho: 18,06% 6.702 votos.

Em último lugar, foi a candidata do PRTB, Vânia Guerra, alinhada ao vice Presidente General Augusto Mourão, 5,25%

1.949 votos. Fez menos votos que o vereador mais votado, Fábio Pérez, o Bocão, com 2.249.
 
Quando soube que a eleição era irreversível o MDB fez um grande ato, com um caminhão de som, no Parque dos Patinhos. A aglomeração reuniu dezenas de militantes, Secretários Municipais e CCs da Prefeitura. O reeleito Márcio Amaral, agradeceu o apoio e para a Minuano FM disse que se manteve leal ao acordo com o PP que saltou fora da coligação, mas que pretendia agora realinhar as forças políticas em favor de Alegrete.
 
 
O MDB entrou em 2008 com Erasmo Silva, que governou duas vezes, depois se coligou com o PP, e com a morte da Prefeitura Cleni Paz, PP, assumiu a Prefeitura com Márcio Amaral, e agora governará mais quatro anos.
 
Na trajetória até a vitória Márcio destronou a vereadora Nivia Souza na convenção, o ex Secretário Jesse Trindade foi alçado à vice, e então passou a pontuar a infelidade do PP em não cumprir acordos e logo a seguir vieram as inaugurações de asfaltos da cidade.
 
Conseguiu fazer a gestão da epidemia com margem maior de acertos do que erros e chegou ao pleito com a pecha de que em time que está ganhando não se mexe.
 
 
No debate de quinta-feira, ajudou a reforçar este conceito. No palco montado pelo CEA e Rádio Nativa, colocou seu adversário Jetter Souza em situação embaraçosa, ao perguntar sobre índices do CAGED ( sigla que mede o nível de emprego e desemprego no município) e seu adversário gastou 3.45 minutos falando sobre o que não conhecia. Na réplica Márcio falou sobre o índice. Este ponto foi determinante para assegurar dois estilos de candidatos e posicionamento de campanha no imaginário dos alegretenses.
 
Continue lendo
Publicidade
Comentários

Política

Senador Luis Carlos Heinze é oficializado pré-candidato do PP ao governo do Estado

O partido Progressistas oficializou, nesta segunda-feira, o nome do senador Luis Carlos Heinze como pré-candidato ao governo do Rio Grande do Sul. Por unanimidade, os dirigentes deliberaram e decidiram por anunciar o seu principal nome, sendo a primeira sigla a apresentar, oficialmente, pré-candidato ao Piratini. O ato, ocorrido no hotel Embaixador, em Porto Alegre, ocorre 18 meses antes da corrida eleitoral de 2022, e, segundo o partido, acontece depois da pressão da base e lideranças da legenda.

Ainda ontem o grupo anunciaria ao governador Eduardo Leite (PSDB) sobre a decisão, levando em conta a participação do Progressistas no governo estadual. Mas, mais que isso, os progressistas sinalizam que estarão junto ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) – do qual Heinze é aliado – na sua tentativa de reeleição, enquanto Leite busca a indicação do PSDB para ser candidato à presidência da República.

Luis Carlos Heinze foi eleito senador, em 2018, quando conseguiu o voto de 2.316.365 gaúchos (21,94% dos votos válidos). 

Continue lendo

Política

João Leivas busca asfalto para ligar RS 377 no trecho da Jararaca

O vereador João Leivas (MDB) esteve na semana passada cumprindo agenda em Porto Alegre, onde tratou de assuntos importantes para nossa cidade.

O vereador esteve reunido na Secretaria de Logística e Transporte, do secretário Juvir Costella, com Chefe de Gabinete da Direção Geral do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (DAER), Pablo Teixeira, e com a chefe de gabinete do deputado Márcio Biolchi, Cristiane Zinelle Ferreira Lohmann, onde ficou protocolado um ofício para tratar da retomada de convênio que possibilitará o asfaltamento da RS 377, estrada Jararaca, o qual obteve   indicação positiva de que o pleito vai ser colocado em pauta novamente pelo Governo do Estado.

Também foi solicitado melhorias de iluminação e sinalização nos dois trevos da mesma rodovia que dão acesso à cidade de Manoel Viana e do trevo da RS 566, que dá acesso ao Frigorífico Municipal, onde obteve a garantia para a sinalização e limpeza daqueles trevos, e para a sinalização da via e para os serviços de roçada e limpeza de canteiros e acostamento da estrada do Caverá, melhorias que em seguida deverão ser realizadas

O vereador enviou um audio a nossa reportagem comentando sobre o assunto:

 

Continue lendo

Política

Prefeito recebe Deputado Federal Afonso Motta para tratar de destinação de emendas

 

Na manhã da última quarta-feira, 26, o prefeito Márcio Amaral e o vice-prefeito Jesse Trindade receberam no Centro Administrativo Municipal o Deputado Federal Afonso Motta e sua assessoria.

 

Na ocasião foram discutidos temas referentes à destinação de emendas, já destinadas e futuras, para a pavimentação de ruas. Também participou da reunião a engenheira Érica Vargas da Secretaria de Planejamento.

Continue lendo

Ler edição online

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular