Contato

Polícia

Deputado sugere estrutura da Copa para enfrentar o vírus chinês

Utilizar os Centros Integrados de Comando e Controle (CICC) criados para a Copa do Mundo de 2014 e unificar os telefones de emergências do RS em um único número são projetos protocolados esta semana pelo deputado Tenente-Coronel Zucco. O parlamentar quer agilizar o atendimento das urgências e utilizar a estrutura do CICC para todo tipo de crise, inclusive sanitária, como ocorre atualmente com a pandemia da Covid-19.
O deputado Zucco lembra que a implantação dos centros integrados foi resultado de um grande investimento do Estado e da União que depois da Copa estão subaproveitados. “Sabemos que o Estado vem aprimorando a integração do sistema. O que pretendemos é que o RS seja o primeiro Estado a otimizar essa estrutura já que o Brasil perdeu a oportunidade de fazer isso na Copa do Mundo”, observou.


Zucco enfatiza que outros países aproveitaram as crises – principalmente a partir dos ataques de 11 de setembro de 2001 – para aperfeiçoar a segurança. ”Pelo nosso projeto as câmeras empregadas no monitoramento eletrônico em todo o Estado pelo sistema SIM, por exemplo, serão empregadas para todas as emergências ou crises”, acrescentou.
Já a unificação do número de emergência representa agilidade e maior rapidez no atendimento em caso de grandes acidentes e catástrofes, como o incêndio da Boate Kiss em Santa Maria em 2013 que causou a morte de 242 frequentadores. Muitas pessoas que souberam do incêndio ligaram para o número 190, da Brigada Militar, ao invés de acessar diretamente os bombeiros, o que teria diminuído o tempo de resposta. “A unificação do número de emergência é uma tendência mundial, adotada nos Estados Unidos e também na União Europeia, resultando em maior rapidez e o salvamento de mais vidas”, explica Zucco.

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Polícia

Polícia Civil prende dupla que roubou mercado na Cidade Alta

A Polícia Civil, no dia 22/04 (segunda-feira) e no dia de hoje, na tarde desta quarta-feira (24/04), por meio dos policiais civis da Delegacia de Polícia de Alegrete, coordenados pela delegada Fernanda Mendonça, efetuou o cumprimento de dois mandados de prisão temporária expedidos em desfavor de investigados pela prática de um crime de roubo com uso de faca, ocorrido no dia 5 de abril, em um estabelecimento comercial na rua Barros Cassal, em Alegrete.

Na data de 5 de abril, dois indivíduos ingressaram no local, um mercado, já com a intenção de cometer o crime. Ambos subtraíram, juntos, uma garrafa de bebida alcoólica, e após serem vistos e abordados por funcionários, um deles, já em fuga, mostrou uma faca e ameaçou o funcionário com o intuito de garantir a subtração, e fugiu junto com o seu comparsa. Os dois indivíduos foram identificados pela Polícia Civil por meio de relatos, câmeras de segurança e autos de reconhecimento.

Diante da gravidade do fato, e tendo os dois já antecedentes policiais por outras práticas criminosas, requereu-se ao poder Judiciário as suas prisões, o que foi deferido e os mandados cumpridos nessa semana. Um deles, de 26 anos, foi encontrado saindo de um local no bairro Centro na segunda-feira. O outro, de 48 anos, foi capturado em via pública no dia de hoje, na Praça Nova. Ambos já são conhecidos no meio policial e registram antecedentes por furtos, receptação, porte ilegal de arma de fogo, posse de drogas, desobediência, lesão corporal, ameça, tráfico de drogas e associação ao tráfico, estupro de vulnerável, dentre outros delitos. Um deles já havia sido indiciado em outro inquérito policial recentemente, também por roubo com uso de faca.

Após cumpridas as exigências legais, ambos foram encaminhados à DPPA e, após, ao Presídio Estadual de Alegrete.

DENÚNCIAS À POLÍCIA CIVIL EM ALEGRETE (garantido o sigilo):
(55) 34270300 (plantão)
(55) 984511689 (WhatsApp)

Continue lendo

Polícia

Ladrão condenado em Alegrete é preso em Uruguaiana

Na manhã desta terça-feira (23/04), a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas – DRACO – de Uruguaiana, coordenada pelo Delegado Nilson de Carvalho, cumpriu mandado de prisão contra indivíduo condenado por roubo.

O homem foi condenado por roubo praticado em Alegrete e teve mandado de prisão expedido ontem, dia 22/04/2024, pela Vara Criminal daquele Município. Após terem ciência do mandado, os policiais civis da DRACO realizaram diligências para localização do indivíduo, obtendo informações de que estaria em uma residência no Bairro Vila Júlia.

Nesta manhã, os policiais civis foram até a residência e encontraram o foragido, o qual foi preso e encaminhado à DPPA de Uruguaiana.

O foragido possui 52 anos e antecedentes por roubo, associação criminosa e crime ambiental.

Após cumpridas as exigências legais, o preso será encaminhado ao Sistema Penitenciário Estadual.

Continue lendo

Polícia

PRF prende casal com skunk em ônibus em Sant’Ana do Livramento

*PRF prende casal com skunk em ônibus em Sant’Ana do Livramento*

Na noite desta segunda-feira (22), a Policia Rodoviária Federal apreendeu skunk na bagagem de um casal que viajava em um ônibus, na BR 158, em Sant’Ana do Livramento.

Em ação de combate ao crime, PRFs abordaram um ônibus que saía de Livramento com destino a Porto Alegre. Na bagagem de mão de um casal de passageiros, foi localizado 1.1 quilo de skunk.

O casal, o homem de naturalidade japonesa, 25 anos, com passagens por tráfico de drogas, e a mulher, de Navegantes/SC, 23 anos, foram presos e a droga apreendida, sendo encaminhados para a polícia judiciária de Livramento.

Continue lendo

Popular