Alunos da Unipampa/ Alegrete em conferência internacional

Um grupo de formados e formandos da Unipampa foi classificado para participar da Eucap 2018, uma das conferências de relevância na Europa. O trabalho foi desenvolvido por quatro acadêmicos de Engenharia de Telecomunicações e será apresentado em Londres. O tema abordado será o recebimento e transmissão de dados sobre o meio ambiente via nanossatélite.

Juner Vieira, Eduardo Yoshimoto, Filipe Ferreira e Vinícius Pereira já tem destino no ano que vem. Destino e responsabilidade: representar a o campus de Alegrete da Unipampa na 12ª Conferência Europeia sobre Antenas e Propagação (Eucap) – uma das conferências de peso da área.

Em conversa com Vieira, um dos integrantes do grupo, ele conta que o trabalho é a união de três TCCs (Trabalho de Conclusão de Curso) de Engenharia de Telecomunicações. “Os trabalhos estão relacionados entre si pelo motivo que podem ser aplicados a um nanossatélite. Este nanossatélite será utilizado para a recepção e transmissão de dados obtidos pelas estações meteorológicas espalhadas pelo território nacional e que formam o Sistema Brasileiro de Coleta de Dados Ambientais (SBCDA). Com a utilização de um conjunto de nanossatélites o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) busca modernizar o sistema”, explica.

Realizada em abril, o Eucap reunirá cerca de 1,2 mil participantes e, a cada edição, atrai pesquisadores de todo o mundo. A conferência terá como sede o ExCel London, um dos maiores centros internacionais de convenções e exposições de Londres.

O trabalho foi orientado pelo professor e coordenador do curso, Marcos Heckler. Em mensagem, ele diz que resultados como esse devem servir como estímulo para a continuidade de um trabalho sério.

Ao ser questionado sobre a reação do grupo com a notícia, Vieira diz que todos ficaram muito satisfeitos com a participação em um evento do nível da Eucap. “Estamos realizando um trabalho de ótimo nível aqui no Campus Alegrete e que está sendo reconhecido pela comunidade científica mundial” conclui.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *