Contato

Cidade

Fotógrafo confere ocupação e faz um relato dramático

invasao5

Por Pedro Mello, fotógrafo

“Estivemos  em uma nova invasão,  num terreno que fica lado  da CAAL, na Br 290. Minha pauta era procurar o líder, a fim de qual a expectativa de poderem ficar  naquelas terras. Fui apresentado e pude conhecer e falar com seu Kiko, que prontamente deu suas informações,  dizendo que é uma comissão por  eles organizada. Todos deram seus depoimentos e foram unânimes ao afirmar que estão ali porque não têm onde morar, ou não tem mais condições de pagar um aluguel.

Diante de tantas dificuldades uns ajudam os outros . Querem ter a esperança de recomeçar um sonho:  o de possuir sua casa.  Um dos líderes diz que foram feitos protocolos na Prefeitura. Eles ressaltaram que querem legalizar todas as casas ali loteadas,  pois conforme os distribuidores de energia e água, só farão as ligações se a Prefeitura der um parecer, de que estará tudo legal. 

invasao (2)

Também conversei com outra moça de nome Pâmela, que nos mostrou como é feita a divisão de lotes: só foram aceitas famílias, que devidamente comprovadas que não tem bens imóveis,  pois comentam que muitos brigam por terras para mais tarde vender. “Aqui não vamos tolerar”,  segundo Pamela. Ela só quer um lugar para criar seu filho com  dignidade, confirmou.

Os moradores comunicaram que já houve uma reunião com a sra. Vice Prefeita Preta Castro Mulazzani  e que já estão cientes das reivindicações dessa famílias. Algumas famílias já estão morando nas casas,  mesmo sem luz e água,  e pedem ao Executivo uma atenção nesta parte,  já que estão em andamento os protocolos.

Alertaram, também, que aquela parte que ocuparam já estão loteadas e não tem mais espaço para nenhuma   família. Depois de muita conversa com estes moradores vimos ali famílias,  sonhos,  aos calejadas de uma vida sofrida,  pessoas que correm atrás de seu sustento,  vimos no olhar de cada  criança um brilho no olhar chamado esperança de um futuro melhor,  esperamos voltar daqui um tempo e ver que ele sonho virou realidade. Me despedi e recebi muito aperto de mão dizendo obrigado por nos do Em Questão conhecer a realidade de quem não tem onde morar”.

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Cidade

Santa Casa disponibiliza cirurgia de catarata pelo SUS

Com ênfase na prevenção e na manutenção da saúde ocular, a Santa Casa está ofertando para a população da região cirurgias de catarata. Os atendimentos estão disponibilizados para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), no Ambulatório de Especialidades da Santa Casa.

Em 2023, foram realizadas 316 cirurgias. A ideia da diretoria, é que no decorrer deste ano esse número atinja a marca de 400 cirurgias de catarata.

Para ter acesso ao serviço, que é uma parceria com as secretarias Estadual e Municipal da Saúde, o paciente deve passar por uma avaliação médica para analisar se é necessário, ou não, a realização do procedimento.

Na Secretaria Municipal de Saúde são feitos os trâmites necessários ao procedimento e a Santa Casa executa a cirurgia de catarata, realizada pelo médico oftalmologista Gustavo da Rosa.

Para pacientes do CariSaúde, o atendimento também está disponível, com ações pré e pós cirúrgicos, com agendamento feito diretamente na Santa Casa.

O que é a cirurgia de catarata?

A cirurgia de catarata ou facectomia é a remoção do cristalino do olho, uma lente natural, que com o passar dos anos e devido às variações metabólicas das fibras do cristalino, perde a transparência, ficando opaca, amarelada. Isso é o que é chamado de catarata.

A perda de transparência do cristalino causa diminuição da acuidade visual. Durante a cirurgia a lente natural é removida e substituída por uma lente sintética e transparente.

Continue lendo

Cidade

PRF participa de evento em comemoração ao dia mundial de conscientização do autismo

O evento foi organizado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e ocorreu em Alegrete_

Na manhã de hoje (02), juntamente com a APAE e Guarda Municipal, a Polícia Rodoviária Federal marcou presença no evento “Caminhada Azul” que ocorreu na Praça Getúlio Vargas no centro da cidade de Alegrete. Mais de 150 pessoas estiveram presentes, incluindo crianças, jovens e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de familiares, alunos e professores da APAE

 

.

De acordo com a presidente da APAE em Alegrete, a instituição atualmente conta com 426 alunos. A realização de eventos como este tem como objetivo principal aumentar a conscientização e promover a inclusão, buscando também maior apoio e respeito por parte da sociedade.

 

Hoje, em todo o Brasil, a PRF está engajada em atividades educativas sobre o tema, em colaboração com outros órgãos de segurança viária, com o intuito de ampliar o alcance das iniciativas de conscientização sobre o autismo, enquanto cumpre sua função e atribuição constitucional.

Continue lendo

Cidade

Serviço da Corsan na ponte Borges de Medeiros de novo

Na tarde desta terça-feira, 5, a partir das 14h, equipes da Corsan irão realizar manobras operacionais de emergência na rede de esgoto que está alocada junto à ponte Borges de Medeiros, em Alegrete. Durante a execução do trabalho, o trânsito no sentido Centro – Zona Leste será conduzido em meia pista, com apoio da Guarda Municipal.

Devido a vazamentos encontrados nas tubulações, ocasionados pelas oscilações espontâneas da rede, foram necessárias novas manobras de alinhamento. Para realizar os reparos, será necessário operar na tubulação que se encontra embaixo da ponte, o que torna o processo delicado. Estas ações são essenciais para assegurar a segurança e a operacionalização do sistema de tratamento de esgoto, garantindo qualidade de vida para a população.

Para mais informações, estão à disposição da comunidade os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.

A Corsan está permanentemente à disposição nesses canais e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.

Continue lendo

Popular