Manchete
O alegretense Oswaldo Aranha agora é “Herói da Pátria”
O estadista alegretense, cidadão do mundo, Oswaldo Aranha, agora é também Herói da Pátria. O presidente Jair Bolsonaro sancionou, na última sexta-feira (17), a lei 13.991 de 2020 que inclui o diplomata e político Oswaldo Aranha no Livro dos Heróis da Pátria, que se encontra no panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília.
É o 42º brasileiro a ter essa honraria, ao lado de Tiradentes, Zumbi dos Palmares, Machado de Assis, Santos Dumont, Anita Garibaldi e outros.
A iniciativa, que partiu do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), foi aprovada pelo Senado em fevereiro. Oswaldo Aranha, em 1947, chefiou a delegação brasileira na recém-criada Organização das Nações Unidas (ONU). Foi ele que inaugurou a tradição, mantida até hoje, de ser um brasileiro o primeiro orador da reunião anual da ONU.
E foi o presidente da Segunda Assembleia Geral, que votou o plano de partilha da Palestina, que resultou na criação futura do Estado de Israel. É muito reconhecido até hoje por judeus e sionistas em todo o mundo devido a essa atuação, conforme descreveu o senador Lasier Martins (Podemos-RS), que foi o relator da matéria.
A proximidade que o diplomata tinha com o ex-presidente Getúlio Vargas foi destacada pelo relator.. Ministro das Relações Exteriores entre 1938 e 1944, exerceu um papel fundamental para que o Brasil rompesse naquela ocasião com a Alemanha nazista e se juntasse às Forças Aliadas, que combatiam o projeto de hegemonia mundial capitaneado por Adolf Hitler à frente do Estado alemão.
Durante os diferentes períodos em que Vargas exerceu a presidência da República, Aranha ocupou também outros cargos, como os de ministro da Justiça e da Fazenda.
Oswaldo Aranha nasceu em Alegrete no dia 15 de fevereiro de 1894 e faleceu no Rio de Janeiro em 1960.
Prefeito Márcio Amaral destaca a fibra do alegretense Oswaldo Aranha.
“A fibra do alegretense e político Oswaldo Aranha é motivo de orgulho para esta terra e para o país” pronunciou-se o prefeito Márcio Amaral assim que soube da notícia.
Cumprimentou familiares do homenageado e destacou a trajetória brilhante do estadista que marcou com extrema competência sua atuação na República e depois deixou sua marca de estadista na assembleia da ONU. Foi um político determinado, respeitado e exemplo para o país, afirmou o prefeito.
Andrea Oliveira parabenizou a família do homenageado, orgulho da cidade
A diretora de Cultura do Município, Andrea Oliveira, assim que tomou conhecimento do fato, entrou em contato com a família de Oswaldo Aranha, parabenizando-a pelo reconhecimento do alegretense Cidadão do Mundo, um herói da Pátria. Para o Alegrete que se orgulha de ser o chão de tão ilustre filho é um orgulho imenso, visto que Oswaldo sempre foi reconhecido internacionalmente devido a sua atuação como um representante da “Nação Brasileira”, reforçou a diretora.
Ser reconhecido em casa, como herói brasileiro é magnífico. Parabéns aos familiares que estão radiantes de felicidade e compartilhando nas mídias digitais por todos os rincões do mundo o nome de Oswaldo, e do Alegrete também.
Oswaldo antes de ser cidadão do mundo, foi peão do Alegrete, e era assim que ele gostava de ser chamado, completou a diretora Andrea Oliveira.
Foto: Agência Senado
Manchete
Condenação para acusado de matar por ciúmes em Alegrete
Rafael Echevarria Borba sentencia Pedro Cesar Fonseca a 23 anos de prisão após homicídio durante transmissão de futebol
Pedro Cesar Fonseca foi condenado a 23 anos e 4 meses de prisão por matar um homem a facadas em Alegrete, no dia 19 de novembro. O crime, ocorrido em 8 de outubro de 2023, foi motivado por ciúmes, segundo o Ministério Público.
A vítima foi atacada numa loja de conveniência durante a transmissão de um jogo de futebol. O juiz Rafael Echevarria Borba determinou o cumprimento imediato da pena e manteve Fonseca em prisão preventiva.
A decisão reflete a gravidade do ato e a importância da justiça em casos de violência.
Manchete
Juíz determina remoção de presos de Alegrete devido à superlotação
O Juiz de Direito Rafael Echevarria Borba, da Vara Adjunta de Execuções Criminais da Comarca de Alegrete, determinou, nesta segunda-feira (18/11), que a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) faça as remoções de presos do Presídio Estadual de Alegrete necessárias para o cumprimento do teto de 110 pessoas recolhidas no local.
Em inspeção judicial, realizada nesta segunda-feira (18/11), foi constatada a presença de 147 presos. Segundo o magistrado, o presídio foi projetado para receber 59 pessoas, com limite de 110, que é o número de camas existentes. Durante a enchente, devido à situação de calamidade pública, temporariamente, o teto havia sido relativizado para 140 presos.
“No que diz respeito ao Presídio Estadual de Alegrete, a situação estrutural dele é caótica. Não foram reformadas as celas nem foi feita a reforma da parte elétrica. É urgente, nesse passo, a tomada de medidas drásticas para que sejam obedecidas as decisões judiciais. O calor na fronteira oeste está absurdo, é absolutamente insalubre dentro das celas superlotadas e, não tendo sido reformada a parte elétrica, o risco de incêndio com a utilização de ventiladores é real”, pontua o magistrado.
Manchete
Alegrete em destaque na final do ENART com o Grupo Ibirapuitã
Através do chamamé, o grupo Ibirapuitã visa celebrar a diversidade e riqueza cultural gaúcha em Santa Cruz do Sul
O Grupo Nativista Ibirapuitã garantiu lugar na final do ENART, marcada para este domingo em Santa Cruz do Sul. Destacaram-se com a história do chamamé, ritmo latino influenciado por imigrações europeias.
A preparação envolveu ensaios rigorosos e coreografias de Rafael Machado e Taiara Carus, visando capturar a essência cultural do chamamé.
O ENART reúne grupos de dança tradicional gaúcha, e o Ibirapuitã busca impressionar jurados e público com sua performance. A final promete ser um momento de celebração da cultura gaúcha, com diversidade e riqueza cultural em destaque.
-
Cidade4 anos atrás
Cavalarianos desfilam pelas ruas do Alegrete em homenagem ao 20 de Setembro
-
Polícia4 anos atrás
Racismo em Alegrete. Idosa é gravada xingando com injúria racial
-
Manchete3 anos atrás
Jovem médica alegretense morre em acidente na 290
-
Polícia6 meses atrás
Acidente fatal faz vítima fatal mulher jovem de 28 anos
-
Esportes2 anos atrás
Pauleira em baile viraliza nas redes sociais
-
Polícia1 ano atrás
Advogada é surpreendida por depoimento de Emerson Leonardi
-
Cidade5 anos atrás
Folia e diversão no enterro dos ossos da descida dos blocos 2020
-
Polícia4 anos atrás
Atualizado. Carro com placas de Alegrete é esmagado por Scânia em Eldorado