Contato

Polícia

Caso Gabriel: julgamento na esfera militar dos três PMs acusados de homicídio inicia nesta quarta-feira

Nesta quinta-feira, 20 de julho, às 13h, serão julgados pelo Tribunal de Justiça Militar (Av. Praia de Belas, 799 – Porto Alegre) os três policiais denunciados pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) por ocultação de cadáver e falsidade ideológica no caso da morte de Gabriel Marques Cavalheiro. O jovem de 18 anos foi morto em 12 de agosto de 2022, em São Gabriel. Além destes dois crimes, os três policiais militares serão julgados pelo Tribunal do Júri por homicídio doloso triplamente qualificado. Pelo MPRS, atuará o promotor de Justiça Luiz Eduardo de Oliveira Azevedo.

JULGAMENTO NA JUSTIÇA MILITAR

Após a morte da vítima, o trio, previamente acertado, ocultou o corpo de Gabriel, levando-o até o interior do município. Lá, esconderam-no dentro de um açude. Além disso, os denunciados fizeram constar no boletim de ocorrência declaração falsa, ao afirmarem que “a guarnição abordou o Sr. Gabriel, que consultado estava sem novidades, sendo então orientado e liberado”, quando, na verdade, havia sido agredido, algemado, preso e posto no interior da viatura pelos denunciados.

“Urge salientar que os crimes foram cometidos em comunhão de esforços e unidade de desígnios, com elaboração conjunta e divisão de tarefas, moral e materialmente, desde a ideação, passando à execução e consumação. Os fatos foram praticados para assegurar a impunidade dos denunciados na morte de Gabriel. Também, foram realizados com infração aos deveres inerentes aos cargos dos acusados. Por fim, os ilícitos foram efetuados por Policiais Militares em serviço”, sublinhou o promotor de Justiça Diego Corrêa de Barros, que assina a denúncia.

Os réus serão ouvidos nesta quarta-feira, dia 19 de julho.

JULGAMENTO NA JUSTIÇA COMUM

Na Justiça comum, a promotora de Justiça Lisiane Villagrande Veríssimo da Fonseca denunciou o trio por homicídio doloso triplamente qualificado (motivo fútil, meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima). Na peça, ela descreve que os policiais militares em serviço, durante patrulhamento ostensivo, abordaram a vítima, que foi algemada e brutalmente agredida com golpes de cassetete na região cervical. Na sequência, os denunciados colocaram a vítima no interior da viatura e com ela se deslocaram até a localidade do Lava Pé, local em que ocultaram o corpo de Gabriel.

Pelo crime homicídio doloso triplamente qualificado, os réus serão julgados pelo Tribunal do Júri em São Gabriel.

Repórter Freelancer Desde 2007 atuando com locução , reportagens e transmissões ao vivo de vários eventos e reportagens.

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Polícia

POLÍCIA CIVIL EFETUA NOVA PRISÃO DO AUTOR DO ATROPELAMENTO DE IDOSA NA AVENIDA TIARAJU

A Polícia Civil, na tarde desta terça-feira (7/5), por meio dos policiais civis da Delegacia de Polícia de Alegrete e do delegado da DECRAB Alegrete, Ewerton Melo, sob a coordenação da delegada Fernanda Mendonça, efetuaram o cumprimento de um mandado de prisão preventiva em desfavor do autor do atropelamento de uma idosa na avenida Tiaraju, em frente a uma farmácia, no dia 21 de fevereiro deste ano. A vítima, FATIMA JUSSARA TOSCANI FERNANDES, faleceu em razão das lesões sofridas no dia 16 de março.

Após diligências iniciais, logo que souberam do ocorrido, policiais civis identificaram o autor do atropelamento, e dois dias depois do fato o motorista foi preso pela Polícia Civil após representação por sua prisão ao poder Judiciário. Poucos dias depois, ele foi solto em razão de um habeas corpus.

No dia 25 de março, o inquérito policial foi concluído e remetido ao Judiciário, com indiciamento pelos crimes de homicídio doloso qualificado consumado, omissão de socorro em razão de acidente de trânsito e fuga de local de acidente, estes dois últimos previstos no Código de Trânsito Brasileiro.

Após denúncia apresentada pelo Ministério Público e nova representação da promotoria por sua prisão preventiva, houve o deferimento, o mandado de prisão expedido e o cumprimento pelos policiais civis da data de hoje.

A delegada Fernanda Mendonça ressalta, como já fez em notas anteriores sobre o caso, que todos os esforços foram aplicados, por parte da Polícia Civil, para que as informações e detalhes do caso fossem juntados ao inquérito, tendo sido ouvidas várias testemunhas, encaminhadas perícias e juntados vídeos e detalhada documentação acerca do estado de saúde da vítima até o seu falecimento, e que o deferimento da nova prisão pedida pelo Ministério Público valorizou o trabalho policial no presente caso. O processo criminal contra o autor continua na Vara Criminal de Alegrete.

Denúncias à Polícia Civil em Alegrete (garantido o sigilo):
(55) 34270300 (plantão)
(55) 984511689 (WhatsApp)

Continue lendo

Polícia

PRF prende homem com carga de agrotóxicos contrabandeados

Na tarde desta sexta-feira (03), a Polícia Rodoviária Federal prendeu um homem transportando agrotóxicos em um Kadett com placas de Itaqui. A ação ocorreu na BR 472 em Uruguaiana.

Os policiais realizavam uma operação de combate aos crimes transfronteiriços quando deram ordem de parada ao veículo. Ao vistoriar o carro, os policiais encontraram a mercadoria, acondicionada nos bancos traseiros e no porta-malas. Foram apreendidos 17 galões, totalizando 160 litros, além de 2 sacos contendo 29 kg de agrotóxicos de origem uruguaia, uma substância proibida no Brasil.

O homem, de 58 anos e natural de Itaqui, com antecedentes criminais, foi preso e encaminhado à Polícia Judiciária local, juntamente com a mercadoria e o carro apreendidos.

Continue lendo

Polícia

Veículo cai de cima de uma ponte e deixa uma vítima fatal

Na manhã desta sexta-feira, (3), por volta das 9h, a Polícia Rodoviária Federal atendeu um grave acidente que envolveu um carro que caiu de uma ponte, ocasionando o óbito de uma passageira e deixou o motorista ferido. O fato ocorreu no Km 152 da BR 293, em Candiota, na ponte sobre o rio Jaguarão.

 

Pelos levantamentos preliminares realizados no local, foi verificado que se tratou de um acidente do tipo saída de pista envolvendo um HB20 com placas de Santa Maria.

A passageira do carro, uma mulher de Santiago, 36 anos, foi a óbito no local do acidente. O motorista, 37 anos, também de Santiago, foi socorrido com lesões leves pelo SAMU para o hospital em Bagé.

O trânsito não foi afetado. Os Bombeiros de Bagé auxiliaram no resgate do motorista. O IGP foi acionado para realizar a perícia no local.

As causas do acidente ainda estão sendo investigadas.

Continue lendo

Popular