Contato

Tempo

Um barco naufragou em POA e um tripulante morreu

Um barco com três tripulantes naufragou na noite desta segunda-feira (16), no Lago Guaíba, em Porto Alegre, após colidir com pedras, e causou a morte de um homem de 51 anos. Ademar Silveira da Silva ficou desaparecido durante toda a madrugada e teve seu corpo encontrado na manhã desta terça-feira (17) pelo corpo de bombeiros, na Fazenda Arroio Grande, na Zona Sul da capital.
Outros dois tripulantes, Volmir Crestani Frazão, de 53 anos, e Lindomar da Silva, de 55, conseguiram se salvar nadando até a margem do Rio. O barco, que já foi localizado, estava inteiro mas com algumas escoriações.
No Uruguai, um homem de 24 anos morreu na tarde da segunda-feira depois que uma palmeira caiu no telhado de sua casa em decorrência do vento forte. O Sul e o Leste do país foram colocados em alerta laranja devido à ventos de até 130 km/h.

Ventos se intensificam

Os ventos começaram a se intensificar, a partir do meio da tarde desta terça, no sul do Estado, na Região Metropolitana e no litoral do Rio Grande do Sul.
Porto Alegre também sente os efeitos do ciclone Yakecan. À tarde, os equipamentos de medição da Defesa Civil estadual já detectam ventos de em média 70km/h.
A tendência é que à noite as rajadas atinjam velocidade entre 80km/h e 110km/h.
A orientação, de acordo com o soldado Felipe Doyle, é que a população evite sair de casa e ficar em locais de risco para evitar acidentes com destelhamentos e quedas de árvores.

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Tempo

Mudou o clima em Alegrete no final da manhã

O tempo já começou a mudar no Rio Grande do Sul.  Nuvens escuras cobriram Alegrete no final da manhã.  As imagens de radar meteorológico mostram a chuva avançando pela fronteira com o Uruguai e o Oeste do Rio Grande do Sul enquanto a maior parte do território gaúcho segue com sol, nuvens e temperatura elevada.

A tendência para as próximas horas é a instabilidade se concentrar no Oeste e no Sul gaúcho, avançando até a noite para pontos do Centro do Estado, o que pode fazer Santa Maria ter chuva ainda hoje.

Segundo a MetSul Metereologia, este é o começo de um período de vários dias com abundante nebulosidade, alta umidade, instabilidade e chuva.

A mudança do tempo mais generalizada vai ocorrer amanhã, quando se espera a instabilidade atinja todas as regiões gaúchas, inclusive a de Porto Alegre que tem uma quarta-feira de sol e nuvens com temperatura de 28ºC à tarde.

A sequência de vários dias com instabilidade fará com que a maior parte do estado gaúcho feche maio com precipitações acima da média histórica, considerando o que já choveu neste mês.

 

Nos próximos dias, não vai chover o tempo todo e ocorrerão vários intervalos sem chuva, e alguns até com registro de aberturas e a presença do sol, mas o tempo não firma ao menos até segunda-feira.

A previsão é que chova no Rio Grande do Sul de hoje até segunda-feira.

 

 

Continue lendo

Tempo

Ciclone se aproxima do continente perto de Rio Grande

Imagem de Satélite RBG GOES + METAR ( informe codificado com as condições observadas em aeródromos)

Descrição: O fluxo de ventos do quadrante oeste converge em direção ao centro do ciclone, que neste momento está entrando (centro da baixa) na região de Rio Grande.

Nas próximas horas o vento tende a ficar mais intenso #Piratini algo entre 60-80km/h #Pelotas 70-90km/h (pontualmente maior valor de vento, como áreas da Lagoa do Patos que devem superar 100km/h).
Nosso monitoramento é prejudicado pela ausência de dados oficiais entre Chuí e Rio Grande, região crucial neste caso.

Fonte dados: MASTER-IAG

Continue lendo

Tempo

Porto Alegre e várias cidades suspendem aulas pelo risco de ciclone

 

Prefeituras de diversos municípios gaúchos, entre eles Porto Alegre, suspenderam as aulas como medida de prevenção ao ciclone que atinge o Rio Grande do Sul e pode provocar rajadas de vento de mais de 100 quilômetros por hora e fortes chuvas em várias regiões do Estado a partir desta terça-feira (17).

Na Capital, as aulas da rede municipal foram  suspensas nos turnos da tarde e da noite desta terça. “Para preservar alunos e equipes, as aulas da rede municipal estão suspensas nos turnos da tarde e da noite desta terça-feira, diante da previsão de tempestade e ciclone. A decisão se estende à rede conveniada. A Secretaria Municipal de Educação está orientando as escolas”, informou o prefeito Sebastião Melo.

 

Canoas, na Região Metropolitana, também adotou a medida, que vigora até esta quarta-feira (18) no município.

https://fb.watch/d3rz3dbOzm/

Entre as cidades do interior do Estado que fecharam as escolas municipais, estão: Rio Grande, São José do Norte, Mostardas, Pelotas, Santa Vitória do Palmar, Chuí, Capão do Leão, Jaguarão, Pedro Osório, Piratini, Pinheiro Machado, Turuçu, Guaíba e Eldorado do Sul. Em alguns municípios, a medida vale para esta terça e quarta.

 

Além das escolas, as atividades foram suspensas na Furg (Universidade Federal do Rio Grande) e na UFPel (Universidade Federal de Pelotas).

Ao longo desta quarta-feira, o ciclone se dirige para Santa Catarina. O Paraná e o Sul do Estado de São Paulo também podem ser atingidos pelo fenômeno.

A tendência é de que o tempo volte a ficar estável no RS na quinta-feira (19). A Defesa Civil Nacional alertou para o risco de destelhamento de casas, quedas de árvores e postes e falta de energia em razão dos fortes ventos e da chuva provocados pelo ciclone.

Continue lendo

Popular