Contato

Meio Ambiente

Recém agora a gestão dos resíduos sólidos será do Meio Ambiente

A Prefeitura de Alegrete, com intuito de melhorar os serviços prestados pelas Secretarias Municipais, iniciou neste mês de abril os estudos para elaboração do projeto de Reformulação da Estrutura Administrativa da Gestão dos Resíduos Sólidos do município, conforme proposto no plano de governo da gestão 2021-2024.

Conforme o prefeito Márcio Amaral, o serviço de coleta, antes realizado pela Secretaria de Infraestrutura, passará para a Secretaria de Meio Ambiente, após enviado e aprovado pela Câmara de Vereadores. “A elaboração desta reestruturação da gestão de resíduos sólidos no município de Alegrete é uma conquista importante para a cidade. O conhecimento, a experiência e o trabalho de nossos técnicos, acumulados ao longo dos anos, será disponibilizado para esta importante iniciativa. É algo que estamos buscando há muito tempo. Tudo isso, sem prescindir da necessária sintonia e diálogo com a sociedade e entidades representativas, que também terão canais de expressão abertos para suas impressões acerca do tema”, explica o prefeito.

A secretária de Meio Ambiente, Gabriella Segabinazi ressalta que a prefeitura busca que a gestão de resíduos sólidos se junte aos objetivos maiores da administração municipal. Tal sistema corresponde a uma estrutura a ser consolidada a partir do mapeamento, planejamento e execução de todas as responsabilidades públicas municipais pertinentes à gestão de resíduos sólidos, tanto no âmbito da coleta e destinação de resíduos quanto nas de licenciamento e fiscalização. “O prefeito Márcio e o vice Jesse buscam os instrumentos disponíveis à gestão, as responsabilidades pertinentes a todos os atores do município, bem como os parceiros disponíveis a essas tarefas. A visão sistêmica que parte dos objetivos da gestão e chega aos núcleos unitários de planejamento, os quais demandam ações a serem implantadas e realizadas visando ao cumprimento de metas específicas alinhadas aos objetivos maiores”, ressalta.

A gestão de resíduos pode ser entendida como uma série de ações que envolvem as etapas de coleta, transporte, tratamento, destinação e disposição final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos. Envolve também ações para a não geração, o reaproveitamento e a reciclagem dos resíduos, bem como reduzir a produção dos rejeitos, que são os materiais que não apresentam viabilidade técnica e econômica para serem reciclados.

O secretário de Infraestrutura, Mario Rivelino, considera que o diagnóstico do que se faz hoje em termos da gestão dos resíduos sólidos certamente se constitui no projeto de futuro que a esmagadora maioria dos municípios traçará em seus respectivos planos. Todavia, diferentemente de uma posição definitiva, de acomodação, Alegrete reconhece os desafios que darão origem a uma gestão ainda mais qualificada. “A gestão terá avanços como a integração da gestão e da operacionalidade, com ações conjuntas de fiscalização e de educação ambiental com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e já a Secretaria de Infraestrutura poderá dar mais atenção às demandas dos bairros e cuidados com a cidade”, afirma.

O prefeito Márcio ainda esclarece que a nível regional atua como presidente do Codepampa para implantar um aterro sanitário regional em Alegrete, com apoio de vários prefeitos e do Ministério Público.

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Meio Ambiente

Inpe divulga a área alagada em Alegrete feita por satélite

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) começou a disponibilizar, desde a última sexta-feira, na Carta Internacional Espaço e Grandes Desastres, os primeiros mapas que mostram a extensão da inundação no Rio Grande do Sul.

O registro revela a área inundada pelo rio Ibirapuitã, em Alegrete, em 02 de maio.

Os dados, para o mapeamento da área inundada em Alegrete, foram adquiridos pelo satélite canadense RCM, na última quinta-feira (2).

Desde a última semana, foi acionado o Programa Disasters Charter. Trata-se de um consórcio de instituições e agências espaciais que fornece dados orbitais em situações de emergências causadas por desastres naturais em todo o mundo.

As agências espaciais que trabalham dentro do Charter unem forças para adquirir imagens de satélite o mais rápido possível. Após algumas horas da Ativação ocorre a entrega dos primeiros produtos, permitindo extrair informações dos dados de sensoriamento remoto.

Os dados são disponibilizados para os usuários autorizados que acionam equipes para a resposta em campo aos desastres permitindo a busca, o salvamento e a avaliação de danos.

Por Juner Vieira doutor/pesquisador do INPE

Continue lendo

Meio Ambiente

Saiba o que fazer em caso de alagamentos e inundações

Em situações de chuvas intensas e risco de alagamento, é fundamental que moradores de zonas suscetíveis a cheias adotem medidas preventivas para evitar situações de risco à vida e danos ao patrimônio.

* Se puder, permaneça em casa;
* Esteja atento aos boletins meteorológicos e alertas de emergência emitidos pelo Estado;
* Siga as instruções das autoridades locais e utilize as rotas de evacuação recomendadas;
* Evite o deslocamento para regiões afetadas;
* Se morar em área de risco, abandone o local com antecedência;
* Separe os documentos importantes e embale-os em sacos plásticos;
* Ao sair desligue a chave geral de eletricidade, água ou gás;
* Evite atravessar as águas de carro ou a pé;
* Se ficar isolado em local inseguro, chame imediatamente o Corpo de Bombeiros (193);
* Encha recipientes com água potável para uso em caso de interrupção no fornecimento.

*O que fazer se estiver dirigindo durante uma inundação*

* Não enfrente cursos d’agua com correnteza, pois você e seu veículo podem ser arrastados;
* Caso seja surpreendido por uma inundação, fique atento ao nível de água observando os demais veículos:
* Se o nível da água tiver ultrapassado o meio da roda, desligue o veículo, desça e, a pé, procure um lugar seguro para permanecer;
* Se o nível da água tiver ultrapassado o nível da porta, desça pela janela do carro, suba ao teto do veículo e pegue um cinto de segurança para se segurar até a chegada do resgate;
* Somente siga dirigindo, com a atenção redobrada, se o nível da água estiver abaixo do nível da roda.

Fonte: Defesa Civil estadual

Continue lendo

Meio Ambiente

Já choveu 128mm em Alegrete segundo a Defesa Civil

Boletim Defesa Civil Alegrete
Data: 01/05/2024
Horário: 08h00
Nível do rio Ibirapuitã: 10,35m (em elevação)
Cota de inundação: 9,70m
Cota de alerta: 8,50m
Cota de atenção: 7,50m
Total de pessoas atingidas: 10
Total de famílias atingidas: 3
Famílias desabrigadas: 2
Pessoas desabrigadas: 8
Famílias desalojadas: 1
Pessoas desalojadas: 2
Abrigos ativos: Ginásio IEE Oswaldo Aranha
Bairros atingidos: Vila Nova e Santo Antônio
Contatos: (55) 3120 1065/ (55) 991589544
Observação: *Acumulado de chuvas nas últimas 24h: 56.2mm 48h: 128.2mm 72h: 128.2mm (fonte CEMADEN). *As mudanças estão sendo auxiliadas pelos servidores da Secretaria de Infraestrutura
Municipal e com o apoio do Exército Brasileiro.
Salientamos que esse serviço deve se dar pelo período diurno por questões de segurança. *Os boletins serão emitidos às 08h00 e 18h00.

Continue lendo

Popular