Contato

Agro Notícia

Novo site do Sistema FAEP/SENAR-PR traz uma série de novidades e informações


O Sistema FAEP/SENAR-PR lançou, em janeiro deste ano, um novo portal. A nova ferramenta conta com novidades como a adaptação do seu conteúdo a dispositivos de diferentes tamanhos (como smartphones, tablets e computadores), ferramentas de acessibilidade e maior organização de categorias para facilitar a navegação. A proposta é colocar em prática melhoria contínua com base em feedback de usuários e produtores rurais.

A nova página da entidade é uma resposta aos próprios produtores rurais, que demandaram melhorias no site no decorrer do Programa de Sustentabilidade Sindical (PSS). “Nossa comunicação com os produtores rurais é de suma importância. Tanto que ao longo dos anos temos investido para aprimorar constantemente nossos canais de diálogo. O novo portal está dentro desse modelo de trabalho, que prioriza a agilidade na troca de informações com cada elo do nosso sistema de representatividade sindical”, aponta o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette.

A gerente do Departamento de Tecnologia de Informação (TI) do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ieda Donada, explica que todo o desenvolvimento do novo portal envolveu as tecnologias mais avançadas disponíveis no mercado, em um amplo trabalho de convergência dos diversos setores que integram o sistema sindical, passando pelos produtores rurais, sindicatos rurais e os colaboradores da entidade. “Nós partimos do princípio de que é preciso proporcionar aos usuários do site um ambiente que faça a diferença na propagação de informações e prestação de serviços. Investimos nosso esforço para chegar a soluções que agreguem na usabilidade e na agilidade na hora de encontrar as informações necessárias”, destaca.

O fato de diferentes gerações usarem o site foi uma das preocupações da equipe de desenvolvimento. O trabalho procurou conciliar os diferentes modos de se relacionar com a tecnologia destes usuários, independentemente da idade, escolaridade e da intimidade que esse público tem com os meios digitais. “Até um tempo atrás, as diferenças culturais de uma geração para a outra eram muito pequenas. Atualmente, há alterações consideráveis em como se enxerga e se vive a vida com o passar de poucos anos e nossa ideia foi facilitar ao máximo a navegação. A simplificação é boa para todo mundo, tudo converge para ficar mais amigável”, aponta a consultora Ana Paiva, uma das profissionais que participou do desenvolvimento do site.

“Tivemos o cuidado de implementar ferramentas de acessibilidade, que vão facilitar a vida de usuários com deficiência auditiva, além de termos o recurso de leitura do texto possibilitando ao usuário fazer outras tarefas enquanto ouve os posts. Também vamos manter a atualização constante do portal e lançar novas funcionalidades constantemente para que a ferramenta esteja sempre com novidades para os usuários”, reforça Renato Probst, outro profissional envolvido em colocar o novo portal no ar.

Histórico

A gerente de TI do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ieda Donada, acompanha a evolução digital da organização desde o fim dos anos 1990. O primeiro site da entidade foi colocado no ar nos primórdios da internet aberta ao público geral, em 1999. De lá até 2022 já foram diversas versões, com a última mudança total no aspecto visual em 2012.

Naquela época, houve a integração das páginas da FAEP e o SENAR-PR, que até então eram separadas. Apesar de a última elaboração de um site inteiramente novo ter ocorrido há 10 anos, neste período o portal passou constantemente por atualizações e melhorias. “Nós fizemos inúmeras modificações para manter o site no ar e levando informações ao campo paranaense. Ao longo do tempo, tivemos o desenvolvimento de páginas específicas para programas da casa, processo que foi revisto agora na formulação do novo portal, integrado, mais moderno e organizado”, lembra Ieda.

Nos últimos anos, uma série de inovações têm sido promovidas no universo digital do Sistema FAEP/SENAR-PR. Ferramentas como a previsão do tempo gratuita para os próximos 30 dias e a disponibilização de cotações de diversos produtos agrícolas nos mercados futuro e físico passaram por reformulações que tornaram os serviços mais ágeis e dinâmicos.

Novos serviços também no aplicativo

O aplicativo do Sistema FAEP/SENAR-PR, lançado em setembro de 2019, também traz os serviços disponíveis no site. Os produtores rurais e o público em geral podem, no celular, acessar a previsão do tempo, cotações, cursos do SENAR-PR, informações, dados e notícias do agronegócio, entre outras funções. Tudo de forma gratuita. Desde o seu lançamento, o aplicativo já ganhou novas versões, sempre procurando facilitar e otimizar a navegação. No menu principal, o usuário pode personalizar a ferramenta a partir da seleção das categorias favoritas (“Cursos SENAR-PR”, “Sindicatos Rurais”, “Boletim Informativo”, “Previsão do tempo”, “Cotações”, entre outras), facilitando a navegação por conteúdos que acompanha com mais frequência.

Na categoria do Boletim Informativo existe uma ferramenta de pesquisa para otimizar a busca por matérias publicadas. Basta incluir uma palavra-chave na busca e encontrar todas as edições da revista nas quais aparecem conteúdos sobre o tema. “O aplicativo tem sido um dos destaques entre produtores rurais do Paraná e até mesmo de outros Estados do Brasil”, ressalta Ieda Donada, gerente do Deti do Sistema FAEP/SENAR-PR.

O aplicativo do Sistema FAEP/SENAR-PR está disponível para smartphones com sistema Android e iOS. Para ter o aplicativo no celular, basta acessar as lojas Apple Store ou Play Store ou a página app.sistemafaep.org.br e realizar o download. O acesso às informações é gratuito e sem necessidade de assinatura.

Fonte: CNA Brasil

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Agro Notícia

Této cai numa camara do frigorífico e atinge trabalhador

Nesta sexta-feira gerentes que operam a planta do Marfrig em Alegrete deverão realizar uma vistoria nas câmaras da indústria para ver de perto o que causou um acidente ontem envolvendo um funcionário.

As primeiras informações que chegaram ao Prrsidente do Sindicato da Alimentação, Marcos Roesse, dão conya qie parte do této de um dos túneis rompeu e atingiu o funcionário.

“O quadro é normal, ele não sofreu nenhuma lesão, fez exames e ficou internado para ficar observação”, disse o presidente ao EQ.

Ele defendeu maior segurança na unidade para assegurar tranquilidade aos trabalhadores que atuam na indústria e que buscará acompanhar à vistoria.

Continue lendo

Agro Notícia

Especialista vem à Alegrete para alertar o agro

Comissão Jovem do Sindicato Rural promove importante palestra nesta terça-feira

Recentemente, começou a circular entre grupos e associações de produtores rurais de todo o país, a notícia de que estava chegando um “grande processo de fiscalização” da Receita Federal do Brasil no meio rural, fato que causou bastante preocupação dentre o setor.

 

A notícia surgiu de uma reunião realizada no final de agosto entre a Receita Federal e a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil). Nela, foi solicitada a cooperação da CNA na tarefa de dar ciência aos produtores acerca da importância de estarem atentos às suas caixas postais, pois seriam disparadas cartas endereçadas aos que tiveram constatadas inconsistências na base de dados da Receita.

 

 

Por isso, nesta terça-feira, haverá uma palestra do professor especialista em direito Tributário, Hugo Monteiro da Cunha Cardozo, no Parque Dr. Lauro Dornelles.

 

 

“Um dos pontos mais preocupantes era a multa elevada, como citada em alguns materiais de divulgação, de até 225% sobre o valor de imposto não recolhido”, aponta Hugo. “No entanto, a operação é uma espécie de consolidação nacional da chamada “declara grãos” que teve seu início aqui no Rio Grande do Sul, fiscalizando, em suas variadas fases, produtores obrigados que não enviavam declaração de imposto de renda, pagamentos e recebimentos de arrendamentos não declarados ou informados de forma equivocada e veículos com indícios de não serem utilizados na atividade rural, mas que foram aproveitados como despesa para deduzir do pagamento de imposto”, dispara.

 

Segundo o especialista, o foco principal da operação é a chamada “conformidade tributária”, ou seja, a educação e conscientização dos produtores quanto a forma correta de declarar e pagar impostos em determinadas situações.

Hugo explica ainda que o órgão parte do princípio de que a maioria das inconsistências deriva de falta de conhecimento”.

Agora, essa nova fase, em caráter nacional, trará, além dos citados, novos elementos, como “arrendamentos disfarçados de parceria rural”, a falta de entrega e a entrega com inconsistências do livro caixa digital dos produtores rurais. Com consta no plano plurianual de fiscalização do órgão, estima-se que a força tarefa será permanente. Ou seja, a cada nova fase surgem novos elementos a serem averiguados, no entanto, os anteriores seguem sendo analisados periodicamente.

O objetivo da palestra é tranquilizar os produtores presentes no evento, mostrando o que realmente está acontecendo, a evolução da fiscalização, os principais pontos de atenção e os caminhos a serem percorridos. Em outras palavras, através de dicas práticas e soluções efetivas, será abordado “tudo que o produtor realmente precisa saber sobre a operação da receita federal”.

 

“Adianto aqui duas questões-chave da palestra. Primeiro ponto, receber a carta não significa uma conta a se pagar e, sim, um indicativo de inconsistência que não necessariamente irá se confirmar. E, não menos importante, compreendendo o que está sendo fiscalizado, é possível atentar à forma correta de informar certas operações antes mesmo de receber qualquer alerta da receita”, enfatiza Hugo Monteiro da Cunha Cardoso.

SAIBA MAIS QUEM É O ESPECIALISTA

 

Hugo Monteiro da Cunha Cardoso é contador, especialista em direito tributário pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e gestão do agronegócio pela ESPM.

Atua há mais de 10 anos como consultor de empresas familiares do agronegócio, professor e palestrante, com enfoque principal na profissionalização dos empresários rurais através da governança, sucessão familiar, boas práticas de gestão, e planejamento tributário.

Já foi instrutor do SENAR-MT nos cursos de sucessão familiar, governança, gestão e planejamento tributário e professor de gestão rural e agroindustrial, projetos, mercado de trabalho, empreendedorismo e inovação na Fundação Bradesco.

É autor do livro “Guia da Gestão Rural”, pela editora Atlas, do Grupo Editorial Nacional | GEN, o maior grupo editorial do segmento Científico, Técnico e Profissional do país e membro do Grupo de estudos do Agronegócio do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul – CRC-RS.

Atualmente, é professor de contabilidade na graduação em Gestão do agronegócio da faculdade Rehagro, professor convidado dos programas de pós-graduação da UCPel, ministrando as disciplinas de direito tributário para o MBE em controladoria e finanças e de planejamento tributário para o MBA em agronegócio, atuando também em diversos cursos de extensão, capacitação e pós-graduação voltados ao agronegócio por outras instituições.

Também é colunista da Agrishow e do Canal do Criador, do grupo Canal Rural Produções.

Continue lendo

Agro Notícia

NA ABERTURA DOS LEILÕES DA EXPOFEIRA TOURO BRANGUS FOI VENDIDO POR R$ 20 mil

 

A abertura dos remates da 81ª. Exposição Agropecuária de Alegrete, no Parque de Exposições Lauro Dornelles, na noite desta quinta-feira, levou para a pista principal exemplares de Angus e Brangus e culminou com os leilões da Copa de Ventres.

 

O último lote à venda deixou a pista de remates às 23h. Foram quatro horas de leilões. Conforme o leiloeiro Homero Tarragô, da Agenda Remates, a melhor venda foi de um touro Brangus da Cabanha São José, de Manoel Viana, que alcançou o preço de R$ 20 mil.

 

Da Copa de Ventres, todos os 450 animais que entraram em pista foram comercializados.

Para esta sexta-feira, julgamentos de ovinos, de bovinos rústicos HB e às 18h30min,m remates de Hereford e Braford. Na programação de palestras, Seminário da Associação dois Engenheiros Agrônomos de Alegrete.

 Leiloeiro Homero Tarragô bateu o martelo para touro Brangus vendido por R$ 20 mil.

Continue lendo

Popular