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Educação

Deputado Luiz Marenco destina cem mil para a Escola Lauro Dornelles

Na quarta-feira (20), estiveram em agenda no município, os assessores do Deputado Estadual Luiz Marenco (PDT), Edvar Junior e Marconi Barbosa que foram acompanhados pelo ex-vereador Rudi Pinto e por Julio Rocha.

Na oportunidade, os representantes do parlamentar visitaram na Câmara de Vereadores onde foram recepcionados pela presidente da Casa, Firmina Soares (PDT) e pelos vereadores da bancada do PDT, Eder Fioravante, Moisés Fontoura e Dileusa Alves. “Foi uma ótima conversa onde colocamos o gabinete do Deputado Marenco a disposição dos vereadores e também do povo Alegretense.

Queremos, cada vez mais, estar presentes no município, sabemos o quanto a metade sul, e principalmente, a Fronteira-oeste, é carente de recursos e de políticas públicas que requerem força política, e o deputado Marenco está pronto para brigar por está terra” disse Júnior.

Já a Presidente do Legislativo, Firmina Soares, em sua fala deixou claro que Alegrete precisa que mais deputados somem esforços para ajudar no desenvolvimento do município. “Esta Casa está sempre aberta para quem quer ajudar o Alegrete. Vocês são sempre bem-vindos porque vêm trazer recursos e apoio ao nosso município”, disse.

EMENDA PARLAMENTAR – A tarde, a comitiva política esteve junto a Escola Estadual Dr. Lauro Dornelles para ratificar o compromisso de uma emenda parlamentar impositiva no valor de 100 mil, destinada aquele educandário.

Estavam presentes a diretora Mirza Nunes e parte do seu corpo de gestão que fizeram uma extensa explanação das dificuldades que a escola enfrenta, mas também, da ótima prestação de serviço oferecida pela mesma que atende alunos das séries iniciais, ensino fundamental, médio e pós-médio além de uma constante preocupação em incentivar a cultura através da premiada Banda Musical Dr Lauro Dornelles e do Espaço qualificado (Sala de Dança) muito bem equipada e moderna, uma forma de manter os alunos voltados para a arte, música e a cultura.
“Esta emenda vem em boa hora. Estamos realmente precisando de recursos para ajudar a tocar a escola e o Deputado Marenco demonstrou que é muito preocupado com a Educação”, finalizou Junior.

Já no final da tarde, o grupo participou do programa na Rádio Web Tendências, Tô na Rádio, onde puderam conversar sobre os mais diversos assuntos de interesses da comunidade Alegretense e, com participação especial do Deputado Luiz Marenco de modo virtual, que comunicou com o apresentador Rudi Pinto.

PARCERIA – O Deputado Luiz Marenco tem como principais plataformas de trabalho a defesa da música, da cultura, da educação e da saúde, não esquecendo os trabalhadores e servidores públicos.

Neste sentido, Rudi Pinto, à época vereador, procurou o parlamentar e propôs um projeto para instituir Alegrete a Capital Estadual da Linguiça Tradicional Campeira. Luiz Marenco, então, protocolou o PL 312/2019 que foi aprovado pelos demais pares do Legislativo gaúcho.

De lá para cá, foram inúmeras ações conjuntas como o Seminário + Turismo RS realizado aqui no Alegrete, apoio ao Turismo Farroupilha, emendas parlamentares e, agora, com a possibilidade de uma assessoria de gabinete que se consolida pela representação regional de Julio Rocha a partir do mês de fevereiro.

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Educação

Josie Pillar recebe mérito legislativo

Uma noite de reconhecimento e inclusão.

Ao conferir o Mérito Legislativo à professora Josie dos Santos Pillar, a Câmara deu ao trabalho da educadora e ativista na luta pelos direitos das pessoas com deficiência, ainda maior relevância ao trabalho da educadora.

A iniciativa partiu da vereadora Fátima Marchezan, com apoio do conjunto de vereadores.

Acompanhada do companheiro de vida, José Rubens Rosa Pillar, Josie fez um consistente pronunciamento, dividindo com suas equipes as conquistas que vem acumulando e os aplausos que a comunidade dirige ao seu trabalho.

Na plateia, a comunidade surda em peso. Também representantes do extraordinário projeto Esporte para Todos, que leva a sua marca.

O presidente Luciano Belmonte conduziu a sessão, que contou com a presença dos vereadores Bispo Ênio, João Monteiro, João Leivas, além da vereadora proponente, Fátima Marchezan.

O vice-prefeito Jesse Trindade representou o Executivo.

Currículo

Graduada em Educação Física pela Universidade Luterana do Brasil (2008), Especialista em docência, Tradução e Interpretação em LIBRAS- Língua Brasileira de Sinais.

Já atuou como:

– Professora de Educação Física na APAE Alegrete

– Técnica especializada em Tradução/ interpretação de Libras- Língua Brasileira de Sinais na UNIPAMPA/ Bagé

– docente de Libras nos cursos de Licenciatura e em algumas disciplinas do curso de Educação Física na Universidade da Região da Campanha- URCAMP.

– Tutora do curso de Letras/Libras na UNIASSELVI (2018- 2019)

– professora de Libras e Didática da Educação Física no Curso Normal no Instituto Educacional Osvaldo Aranha.

– Intérprete na Escola Eduardo Vargas

– ATUALMENTE:

– Intérprete de Libras da FENEIS- Federação Nacional de educação e integração dos surdos, convênio UERGS

– Intérprete de Libras da Secretaria de Saúde do município de Alegrete

– Tradutora e Intérprete na Empresa Pessoalize- SC

– Proprietária da Empresa INCLUSIVE Alegrete- Empresa de formação, tradução e interpretação em Libras, assessoria e consultoria na área de inclusão e acessibilidade

– Diretora do Departamento de Ação e Promoção da Inclusão Social da AABB- Associação Atlética do Banco do Brasil

– Junto com a comunidade Surda local foi em busca para que tivesse acessibilidade comunicacional na Câmara de Vereadores no qual atuou por 1 ano

Realiza Interpretações em Libras em contextos educacionais, culturais, jurídicos, saúde, entre outros.

Foi uma das fundadoras da associação “Esporte para Todos”, que trabalha esportes para Pessoas com Deficiência, no qual ainda é atuante.

Tem experiência na área de Docência, Tradução e Interpretação de Libras e Educação Física com ênfase em Educação Física para Pessoas com Deficiência.

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Educação

Victorino propõe parceria com iniciativa privada para implementar escolas cívico-militares

Em reunião com a Secretária da Educação do Rio Grande do Sul, Raquel Teixeira nesta terça-feira,18, o deputado Gustavo Victorino apresentou sua proposta de implementação de parceria entre iniciativa privada e prefeituras para financiar os custos adicionais das escolas cívico-militares no estado.

Conforme o parlamentar, a medida garante o fornecimento de uniformes aos alunos e auxílio financeiro para os militares no ensino do civismo e da segurança, sem onerar os cofres públicos: “Enquanto muitas escolas apresentam evasão escolar, algumas escolas cívico-militares têm filas de espera de mais de dez alunos por vaga, são pais que desejam, além do ensino pedagógico convencional, que os filhos tenham o conhecimento de leis, de regras de trânsito e de comportamento social, levados aos estudantes pelos militares”, argumenta.

Na oportunidade Victorino entregou à secretária as demandas de diversas prefeituras que têm interesse em implementar escolas cívico-militares em suas regiões.

A secretária Raquel Teixeira informou que mais de 80% de crianças e jovens do Rio Grande do Sul estão em escolas públicas e que levará a proposta ao Governador Eduardo Leite.

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Educação

Garantidas as escolas Cívico-militares no RS

O líder do governo, deputado estadual Frederico Antunes participou na tarde desta sexta-feira (14/07), de reunião com o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos e com o deputado federal Ten. Cel. Zucco. Na oportunidade Frederico e Lemos informamos ao deputado Zucco, que o governador Eduardo Leite vai manter no Rio Grande do Sul, o programa das escolas cívico-militares nas 18 instituições de ensino administradas pelo Estado.

 

 

A diferença do modelo estadual para o federal, é que em vez de usar reservistas das Forças Armadas como monitores, o RS contrata brigadianos aposentados. A avaliação das comunidades que contam com as 18 escolas cívico-militares da esfera estadual é altamente positiva.

 

Criado em 2019, o programa de escolas cívico-militares permitia a transformação de escolas públicas para o modelo cívico-militar com formato que unia educadores civis e militares.

 

Os civis, professores concursados da rede estadual, ficavam responsáveis pela parte pedagógica, enquanto a gestão administrativa e comportamental, que aplicava disciplina aos alunos, passava para os militares.

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