Contato
imagem

Política

Jesse surpreende e é o vice de Márcio no MDB

Na tarde desse sábado, 05, o MDB Alegrete realizou convenção municipal para escolha dos candidatos a Prefeito, Vice-Prefeito, Vereadores e aprovar os partidos para coligações na proporcional.
Para Vice-Prefeito, o partido tinha dois nomes fortes dentro do MDB, a Vereadora, Dra Nívia Souza e o Ex-Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, também ocupou cargo de Secretário de Administração, Jesse Trindade dos Santos.

 

MDB aprovou oficialmente como pré-candidato a Prefeito, Márcio Amaral e escolhido pelo diretório para Candidato a Vice-Prefeito, Jesse Trindade dos Santos. Esta foi uma grande virada de mesa, porque havia a expectativa da vereadora Nívia Souza ser a virtual ocupante da vaga. Agora, sequer vai poder disputar uma vaga para vereança, uma vez que pelo modelo do voto, a cédula fixou o nome dos candidatos à vereança e o dela não constava, porque estava na lacuna vice-Prefeito. O partido vem com 22 candidatos a Vereança, além dos candidatos dos partidos coligados, que você confere na relação abaixo:

Adão Roberto

Cláudio Amir Polaco

Cléo Trindade

Cleuza Schmitz

Cleide Cáurio

Daiani Franco

Darci Gonçalves

Edevar Machado

Fernanda Pedroso Saldanha

Fernando Lucas

Jeronimo Marques

João Leivas

Lidiane Flores

Leandro Carvalho

Luciano Amaral

Milene Londero

Pedro Xavier

Sandra Kulmann

Sérgio Piccoli

Silvio Guedes

Vagner Casado

Vagner Fan

Para Presidente Airton Amaral, é um momento importante para o partido, pois vem com chapa pura para majoritária, mas com apoio de importantes partidos a serem coligados, como PL, PSL, DEM, PSDB entre outros que estamos conversando para confirmar a coligação, assim nos trazendo segurança e fortalecimento aos nossos candidatos.”

Informações e fotos: MDB Alegrete/Assessoria de comunicação

 

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Manchete

Progressista divulga lista oficial dos pré-candidatos a vereador

No final da tarde deste sábado,(12) a Executiva Municipal do Progressistas de Alegrete, após, criteriosa, análise da documentação e efetuar registro de candidaturas, no sistema eleitoral CANDex, divulgou a lista, oficial dos pré-candidatos, nas eleições proporcionais, ao cargo de vereador, referente às eleições 2020.

A lista, é composta por 23 pessoas, sendo, 08 mulheres e 15 homens, respeitando o percentual de 30%, referente a cláusula de reserva de gênero. A regra, prevê que esta reserva, obrigatória, de 30%, pode se dar tanto para homens, quanto para mulheres, conforme a predominância de gênero na lista, se homens ou mulheres.

Seguindo o que determina a cláusula de reserva de gênero, não é possível a nenhum partido, registrar, apenas, candidato(as) de um único gênero, ou seja, só homens ou só mulheres. Daí, a obrigatoriedade, em cumprimento à referida cláusula, para garantir percentuais de no mínimo 30% e no máximo 70%.

No caso do Progressista, considerando o percentual de reserva de 30% para as mulheres, o número excede a cota, em uma integrante, já que poderia ser de até 07 mulheres. Com isso, mais do que respeitar a legislação eleitoral, o partido garantiu maior participação feminina.

PORQUE A DENOMINAÇÃO PRÉ-CANDIDATOS AO INVÉS DE CANDIDATOS?

A denominação de pré-candidatos, mesmo após ter tido o nome homologado em convenção partidária e o partido efetuado o registro das candidaturas é uma questão pró forma, isto é, respeito às formalidades DA Justiça Eleitoral. Neste caso, é preciso que a justiça “defira”, homologue os nomes dos candidatos que o partido registrou.

Conforme o Tribunal Superior Eleitoral, o conceito de “candidato,” compreende o cumprimento de todas as etapas, para poder concorrer, ou seja, satisfazer todas as condições, sem qualquer óbice, que lhe permitam a elegibilidade, a partir do qual terá seu registro deferido pela Justiça Eleitoral, para concorrer no pleito eleitoral.

Continue lendo

Política

PC do B terá três candidaturas ao Legislativo

O PC do B – Alegrete realizou sua Convenção, onde foram oficializados três nomes que concorrerão à vereança e o partido reafirmou o alinhamento com o PT, PTB e PSB.

A convenção foi on line e escolheu as candidatura de ROSA LOLA MADEIRA, servidora municipal, VIRGÍNIA DO ROSÁRIO, escritora e professora aposentada da rede pública estadual e JOSÉ SIQUEIRA BENITES, engenheiro agrônomo, Técnico em Assuntos Educacionais do Instituto Federal Farroupilha.
O informe completo está na página de Gilmar Martins, no facebook.

Continue lendo

Manchete

Lei do Deputado Tenente-Coronel Zucco sobre crianças desaparecidas será referência em todo país

A lei do deputado Tenente-Coronel Zucco para evitar e recuperar crianças desaparecidas será adotada em todo o Brasil. A informação foi dada pela ministra Damares Alves, da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, durante audiência realizada em Brasília. Ela agradeceu a contribuição, acrescentando que se trata do aperfeiçoamento da política nacional das crianças desaparecidas adotada pelo ministério.


A lei 15.460 resultou do projeto 73/2019 do deputado Zucco, aprovada no ano passado, que prevê a criação do banco de dados de reconhecimento facial e digital de crianças e adolescentes. “Pelo sistema integrado de câmeras em funcionamento em diversos municípios, interligadas ao Instituto-Geral de Perícias, será possível evitar o desaparecimento logo após a notificação da autoridade policial e reencontrar aquelas que sumiram”, explica o parlamentar.
Estima-se que 15 crianças desapareçam diariamente no RS que, de 2015 a 2018 registrou mais de 12 mil ocorrências. Segundo as autoridades, os menores são usados para trabalhar no tráfico de drogas, produção de pornografia infantil ou adoções ilegais, entre outras finalidades.

Crédito: Foto: Assessoria de Comunicação/Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos

Continue lendo

Popular