Contato
imagem

Manchete

Equipe de jornalismo EQ é brutalmente agredida por PMs

AOS LEITORES DO EM QUESTÃO

Nossa equipe está ainda abalada por um triste episódio à qual fomos vítimas na noite de quinta-feira. O repórter Alex Stanrlei e o diretor Paulo de Tarso Pereira foram brutalmente agredidos por dois policiais militares da cidade de Rosário do Sul.

As agressões aconteceram na frente da Delegacia de Plantão e Pronto Atendimento de Alegrete. O motivo: proibição impetrada pelos militares do Exército tenente Patrícia Kappaun e o soldado Willian dos Santos Nogueira, ambos lotados em Rosário do Sul, do registro de imagens de um caminhão boiadeiro do Exército.

A tenente criou uma norma e fez o soldado cumprir. O repórter não poderia fazer imagem do caminhão estacionado ao lado da DPPA. Houve um ruído entre as partes e Alex Stanrlei abdicou desta imagem, mas fez a live registrando o fato e destacando o trabalho da BM de Rosário do Sul.

Havia outra pauta para ser cumprida, mas foi impedido pelo PM Santo André de Freitas. O diretor do Em Questão ao ser informado se deslocou até o local, se identificando, mas foi prontamente repelido por este policial.

O mesmo mantinha o repórter sentado no chão, na frente da Delegacia e ao ser questionado sobre aquela situação aviltante e quais crimes o repórter havia cometido, ficou visivelmente irritado.

Exigiu a comprovação de que o jornalista era mesmo diretor do jornal, e obteve a resposta de que ninguém anda com um contrato social no bolso. Então, o PM, Santo André, alegou que a cnh do repórter não estava em dia, apesar do repórter não estar dirigindo.

Neste momento, Alex pediu pra ser conduzido pra dentro da Delegacia para que o ato administrativo fosse feito de forma digna.

Como a cada argumento o PM ficava mais alterado, Paulo de Tarso passou a gravar a forma acintosa e prepotente com que o caso estava sendo conduzido.

Isto perturbou ainda mais o PM, sendo que neste instante saltou pelas costas do diretor do jornal o segundo policial militar, Marion Soares da Silva, que de forma truculenta deu uma forte gravata no jornalista, que passou a ficar com falta de ar, sendo asfixiado e tendo seu pescoço cada vez mais garroteado pelo violento policial.

O jornalista foi derrubado e chutado, além de ter seu celular arrancado de suas mãos. O repórter Alex, na tentativa de impedir que a agressão covarde continuasse, também foi imobilizado e de repente os dois PMs o derrubaram. Alex foi arrastado, sendo que o PM Marion subiu sobre suas costas, quando já estava imobilizado e algemado.

Os dois repórteres foram detidos. Os dois militares que fomentaram toda a série de atos violentos, de truculência gratuíta, não impediram a sessão de espancamento, apesar do apelo do jornalista.

Já no interior da DPPA o PM Santo André continuou provocando na tentativa debochada e desairosa de humilhar o diretor do jornal, com charadinhas baixas do tipo, ” tu é um velho, nem pode estar na rua nesta hora”.

Mal sabe ele, que além de ferir, causar lesões corporais e obstruir e cercear o trabalho da imprensa vai render-lhe a instauração de um inquérito policial onde responderá por abuso de autoridade.

Depois virão as ações que os advogados José Luiz Nemitz e Ranier Nemitz ingressarão junto a Corregedoria da Brigada Militar e à Comissão de Direitos Humanos na esfera municipal e estadual.

Com relação aos dois militares que deram causa, com interpretação obtusa da Lei, o rito será na esfera do Ministério Público Militar com o pedido da instauração de um IPM.

Nesta sexta-feira, devido as dores, as lesões e à exaustão física e psicológica os repórteres não conseguiu levar ao ar o Programa Pagina 2, pelo facebook, e a edição on line do Em Questão será publicada, excepcionalmente no sábado.

De outro lado, o Em Questão agradece o bravo trabalho do advogado José Luiz Nemitz, do apoio irrestrito dos familiares às vítimas desta sórdida noite de quinta-feira, além do acolhimento do Delegado Valeriano Garcia Neto, aos pleitos do Em Questão.

Os comunicadores já realizaram exames de corpo delito e segunda-feira prestam depoimento no inquérito Policial que vai apurar o crime de abuso de autoridade.

De resto é agradecer à solidariedade do repórter Dariano Morais por ter colocado sua plataforma digital à serviço das garantias individuais e liberdade de expressão.

O Em Questão ainda agradece às manifestações de solidariedade, apoio, carinho e amizade de internautas, amigos e familiares. No mesmo compasso reafirmamos o propósito de nos mantermos firmes e retos na defesa do desempenho de uma das mais caras instituições democráticas que é o ato de exercer o jornalismo.

Encerramos lamentando as atitudes irresponsáveis destes funcionários públicos que não zelam pelo peso históricos destas honradas fardas, às quais empenhamos grande respeito e reconhecimento.

Foi um ato isolado, mas que serve de alerta, porque estamos certos que nem a BM e nem o EB comungam com tais práticas.

A Direção

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Manchete

PRF prende caminhoneiro com 40 comprimidos de rebite em Uruguaiana

Ele dirigia há mais de 20 horas sem parar

Nesta terça-feira (22) por volta de 12h da manhã, a Polícia Rodoviária Federal prendeu em Uruguaiana/RS um caminhoneiro com 40 comprimidos de rebite. Ele admitiu ter utilizado a droga, uma anfetamina conhecida como “Nobésio extra-forte”.

Os policiais rodoviários federais realizavam fiscalização de trânsito na BR 290, em Uruguaiana, quando abordaram um caminhão com placas catarinenses. Os agentes constataram que o motorista estava dirigindo há mais de 20 horas sem dormir.

Desconfiando que o motorista tivesse utilizado alguma substância ilegal para se manter acordado, os policiais realizaram uma busca aprofundada. Acabaram encontrando três cartelas de 15 comprimidos de rebite no caminhão, sendo que cinco comprimidos já haviam sido consumidos.

O rebite é uma anfetamina utilizada por motoristas para se manterem acordados por longos períodos. Entretanto, quando passa o efeito da droga, o usuário pode pegar no sono rapidamente enquanto dirige, e se acidentar.

O motorista, de 32 anos, natural de Içara/SC, foi preso em flagrante pelo transporte da droga e por dirigir sob efeito de substância psicoativa. Ele foi conduzido à Polícia Civil local para o registro da ocorrência.

Continue lendo

Manchete

Encontrado Homem desaparecido em Alegrete

O Senhor Ismael Jesus Pedroso Fernandes conhecido como seu Dedé, 62 anos foi encontrado na manhã de hoje vagando sozinho na estrada do Rincão de São Miguel.

Logo a família, entrou em contato com a assistência social, que providenciou sua internação para tratamento.

Os familiares agradecem a todos que por intermédio da Página do Em Questão e demais colegas de imprensa, colaboraram compartilhando a postagem do desaparecimento.

Continue lendo

Manchete

Escritório é arrombado e computadores são furtados

Na madrugada desta terça (22) o escritório de advocacia Nemitz , foi arrombado e vários objetos foram furtados do local.

Os Ladrões, entraram pela parte dos fundos da residencia, e acessaram o escritório, foram danificados pelos arrombadores, a janela e porta dos fundos, a grade de ferro da janela da frente e a fechadura do portão de acesso ao imóvel.

Nesta visita Rápida e silenciosa dos furtadores, foram levados:

-Dois notebook um cor prata e outro preto, marca Dell

-Uma mochila porta computador preta

-Acessórios da Lancha (uma bomba de porão com automático, dois suportes de cerveja cromados, um carregador de bateria, vermelho, novo)

-Uma cafeteira Nestle Dulce Gusto

-Um jarra elétrica com regulador de temperatura de cor preta

-Um rádio Aiwa de cor cinza

-Uma garrafa térmica cromada

-Uma cuia com os dizeres INOVAR IMOBILIÁRIA

-Uma bomba de chimarrão inox  com o simbolo do Direito folhado em ouro

A vitima não possui suspeitos e nem testemunhas do fato no momento, nas proximidades, existem câmeras de segurança, que podem ter captado os autores do furto.

Veja o video do local após o furto.

 

 

Continue lendo

Popular