Contato

Cidade

Trevos de Alegrete poderão ser embelezados

O DNIT autorizou a Prefeitura de Alegrete a realizar serviços de manutenção dos trevos de acesso à cidade na BR 290. Assinado pelo supervisor Pablo Teonas May, o órgão não só autoriza como também orienta no sentido de que não sejam plantados arbustos e anteparos que venham a prejudicar a visibilidade dos condutores e coloque em risco os usuários. Também recomenda quanto a utilização de sinalização adequada para manter a segurança.

As tratativas avançaram e nesta tarde de quarta-feira, no gabinete do prefeito Márcio Amaral, houve uma reunião com a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jesse Trindade Santos; o secretário de Planejamento Paulo Salbego; o secretário de Agricultura e Pecuária, Daniel Gindri e os empresários Adão Ramos, do Hotel Alegrete, Vilmar Pilecco e Carine Paim Pilecco, da rede Posto Pilecco, em que o assunto foi sobre como melhorar o visual do trevo da BR 290 que dá acesso à avenida República Rio-Grandense.

Os empresários mostraram-se receptivos à ideia com sugestões e disposição de trabalho. O secretário Daniel Gindri observou que, conforme orientação do DNIT, será feito o replantio da grama de jardim e as bordas terão flores que não atrapalhem a visão dos motoristas. Foi comentado no encontro de que há um projeto de reforma daquele trevo que possui problemas de estrutura, ao ponto de carretas tipo cegonha terem dificuldade em utilizar aquela entrada da cidade. Há também o projeto de implantação de via secundária ou auxiliar, margeando a BR, naquela área, a exemplo do que tem em outras cidades onde a rodovia passa no perímetro urbano, mas depende de uma força política para ser realizada. Será buscado esse apoio político no sentido de que a obra venha a ser efetivada.

Mas com a participação da iniciativa privada, algo já começará a ser feito. O prefeito Márcio concorda que manter esses espaços verdes limpos e organizados somente será possível com a parceria privada que começa a acontecer em Alegrete.

O encontro foi finalizado com a entrega simbólica, pelo secretário Daniel Gindri, das primeiras mudas de hortênsias que farão parte do plantio no local.

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Cidade

Júri do “Caso Priscila” ainda em andamento

principal é de matar).

“É o que a gente entende por adequação ou enquadramento da conduta criminosa à lei. No crime de homicídio, o investigado tem a intenção principal de matar a vítima. Neste caso da Priscila, porém, o objetivo principal do grupo era extorqui-la, mas, algo deu errado durante o sequestro e ela acabou morta. Não foi possível identificar o motivo, ou seja, se foi um acidente, se algo deu errado no plano, se ela tentou fugir e então a mataram, ou, até mesmo, se algum deles decidiu, durante o sequestro, assassiná-la. Mas sabemos que queriam transferir o dinheiro das contas da enfermeira durante o sequestro. Este foi o objetivo desde o começo e por isso respondem por extorsão com resultado morte”, ressalta Rochelle.

A promotora ainda destaca que a pena da extorsão com resultado morte, de 24 a 30 anos de prisão, é maior que a de homicídio doloso qualificado, de 12 a 30 anos de reclusão. Rochelle Jelinek diz que a lei considera mais forte, mais repugnante, o crime de extorsão com resultado morte, porque o interesse é financeiro. Segundo ela, a pena é maior porque é ainda mais grave que o homicídio. Dessa forma, os quatro réus serão julgados pelo juiz e não pelo Tribunal do Júri, que é reservado apenas para casos de crimes contra a vida (homicídio consumado ou tentado).

Continue lendo

Cidade

Santa Casa disponibiliza cirurgia de catarata pelo SUS

Com ênfase na prevenção e na manutenção da saúde ocular, a Santa Casa está ofertando para a população da região cirurgias de catarata. Os atendimentos estão disponibilizados para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), no Ambulatório de Especialidades da Santa Casa.

Em 2023, foram realizadas 316 cirurgias. A ideia da diretoria, é que no decorrer deste ano esse número atinja a marca de 400 cirurgias de catarata.

Para ter acesso ao serviço, que é uma parceria com as secretarias Estadual e Municipal da Saúde, o paciente deve passar por uma avaliação médica para analisar se é necessário, ou não, a realização do procedimento.

Na Secretaria Municipal de Saúde são feitos os trâmites necessários ao procedimento e a Santa Casa executa a cirurgia de catarata, realizada pelo médico oftalmologista Gustavo da Rosa.

Para pacientes do CariSaúde, o atendimento também está disponível, com ações pré e pós cirúrgicos, com agendamento feito diretamente na Santa Casa.

O que é a cirurgia de catarata?

A cirurgia de catarata ou facectomia é a remoção do cristalino do olho, uma lente natural, que com o passar dos anos e devido às variações metabólicas das fibras do cristalino, perde a transparência, ficando opaca, amarelada. Isso é o que é chamado de catarata.

A perda de transparência do cristalino causa diminuição da acuidade visual. Durante a cirurgia a lente natural é removida e substituída por uma lente sintética e transparente.

Continue lendo

Cidade

PRF participa de evento em comemoração ao dia mundial de conscientização do autismo

O evento foi organizado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e ocorreu em Alegrete_

Na manhã de hoje (02), juntamente com a APAE e Guarda Municipal, a Polícia Rodoviária Federal marcou presença no evento “Caminhada Azul” que ocorreu na Praça Getúlio Vargas no centro da cidade de Alegrete. Mais de 150 pessoas estiveram presentes, incluindo crianças, jovens e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de familiares, alunos e professores da APAE

 

.

De acordo com a presidente da APAE em Alegrete, a instituição atualmente conta com 426 alunos. A realização de eventos como este tem como objetivo principal aumentar a conscientização e promover a inclusão, buscando também maior apoio e respeito por parte da sociedade.

 

Hoje, em todo o Brasil, a PRF está engajada em atividades educativas sobre o tema, em colaboração com outros órgãos de segurança viária, com o intuito de ampliar o alcance das iniciativas de conscientização sobre o autismo, enquanto cumpre sua função e atribuição constitucional.

Continue lendo

Popular