Educação
Mundo da lua. Concurso de foguetes com garrafas é atração na Unipampa/Alegrete
Posted by Clube de Astronomia UNIPAMPA/Alegrete on Monday, June 25, 2018
Você acredita que em Alegrete foguetes feitos a partir de garrafas pets estão mesmo ganhando os céus? Mais: que não é brincadeira?
É isto aí. Em Alegrete haverá a segunda edição da Competição Municipal de Foguetes de Garrafa PET – CMAFog – promovida pelo Clube de Astronomia do CTA/UNIPAMPA que está em sua segunda edição. Segundo os promotores do evento realizado na Unipampa, agora alunos do ensino médio e superior podem participar independente do ano ou curso.
Se você acha que o céu é o limite, monte sua equipe de até 3 alunos (mais um professor para alunos do ENSINO MÉDIO), leia o REGULAMENTO e participe.
Confira:
Modalidades Competitivas: foguetes de garrafa PET nas modalidades reação química e ar comprimido.
Aos participantes inscritos serão entregues atestados de participação.
Site com todas das informações: http://porteiras.s.unipampa.edu.br/astronomia/competicao-de-foguetes/
Educação
IFFar e Escola Tancredo Neves Unem Forças em Mostra Científica
Parceria entre instituições educacionais promove intercâmbio de conhecimentos e estimula curiosidade científica em jovens
Alunos do 4º semestre do curso de Biologia do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), campus de Alegrete, realizaram uma mostra científica na escola estadual Tancredo Neves no dia 29.nov.2024. O evento ocorreu em Alegrete e teve como objetivo aproximar estudantes do ensino médio do universo científico.
A escolha da escola Tancredo Neves, situada na Cidade Alta, facilitou o acesso dos alunos do ensino médio aos trabalhos de pesquisa dos universitários. Esta proximidade promoveu um intercâmbio de conhecimentos, incentivando o interesse dos jovens pela ciência.
A realização da mostra na escola Tancredo Neves foi bem recebida pelo diretor da instituição. Ele destacou a importância de tais iniciativas para o benefício dos alunos e da comunidade escolar.
“Estamos satisfeitos e aproveitando, pois nos orgulha sermos escolhidos para a Mostra, pois tudo que venha beneficiar nossos alunos e a comunidade escolar como um todo sempre será importante”, afirmou.
Este comentário sublinha a valorização da colaboração entre diferentes níveis de ensino e a criação de oportunidades para o envolvimento dos estudantes com a ciência de maneira prática.
Educação
Arte e ciência se encontram em evento educacional na Escola Arthur Hormain
Com a participação de alunos de diversos níveis, a escola promoveu uma mostra que destacou a importância do ensino integral
A Escola Estadual de Educação Fundamental Arthur Hormain promoveu um evento que integrou arte e ciência, com a participação de alunos da Educação Infantil ao 9° ano.
A Mostra de Arte e a Mostra Científica destacaram trabalhos criativos e projetos inovadores, respectivamente. O professor de dança Lucas Severo e a diretora Angelisa Kulmann Alves contribuíram significativamente para o sucesso do evento.
Este reforçou o compromisso da escola com o ensino integral, visando o desenvolvimento cultural e científico dos estudantes. A diretora elogiou o empenho e a criatividade dos alunos, marcando o evento como um momento de aprendizado e celebração.
Educação
Escola Marquês de Alegrete vence Mostra Científica com projeto sobre energia solar
Alunos dos Anos Iniciais conquistam 1º lugar em Uruguaiana com estudo focado em sustentabilidade
Em 7 de novembro, a Escola Marquês de Alegrete ganhou destaque ao conquistar o 1º lugar na Etapa Regional da Mostra Científica das Escolas Públicas Estaduais, em Uruguaiana. O projeto vencedor, “Conhecendo a Energia Solar: Aprendendo sobre sustentabilidade desde cedo”, foi desenvolvido por alunos dos Anos Iniciais, sob a orientação das professoras Clarisse Nunes e Márcia Valério. Felipe Ribeiro, Diogo Santos e Renata Pereira apresentaram uma maquete e explicaram a importância da energia solar como alternativa sustentável.
O projeto visa ensinar o conceito de energia solar aos alunos, ressaltando sua importância para o uso responsável da energia e a preservação do meio ambiente. As professoras Clarisse Nunes e Márcia Valério destacaram a necessidade de conscientizar as crianças sobre sustentabilidade e o uso consciente dos recursos naturais, considerando o aumento da população e a demanda por esses recursos. A energia solar é apresentada como uma solução vital nesse cenário.
A iniciativa busca preparar as futuras gerações para enfrentar desafios ecológicos, promovendo o conhecimento sobre tecnologias sustentáveis e a conservação ambiental. Aprender sobre energia solar desde cedo é visto como essencial para formar indivíduos conscientes e agentes de mudança para um desenvolvimento equilibrado com a natureza.
O evento, que ocorreu em Uruguaiana, reuniu projetos de várias escolas públicas estaduais da região. O trabalho da Escola Marquês de Alegrete se destacou, mostrando o empenho e a dedicação dos alunos e professores envolvidos.
-
Cidade4 anos atrás
Cavalarianos desfilam pelas ruas do Alegrete em homenagem ao 20 de Setembro
-
Polícia4 anos atrás
Racismo em Alegrete. Idosa é gravada xingando com injúria racial
-
Manchete3 anos atrás
Jovem médica alegretense morre em acidente na 290
-
Polícia6 meses atrás
Acidente fatal faz vítima fatal mulher jovem de 28 anos
-
Esportes2 anos atrás
Pauleira em baile viraliza nas redes sociais
-
Polícia1 ano atrás
Advogada é surpreendida por depoimento de Emerson Leonardi
-
Cidade5 anos atrás
Folia e diversão no enterro dos ossos da descida dos blocos 2020
-
Polícia4 anos atrás
Atualizado. Carro com placas de Alegrete é esmagado por Scânia em Eldorado