Contato

Manchete

Depois de nova morte em ponte, DNIT promete providências

Depois que quatro pessoas morreram em dois acidentes em uma das pontes sobre o Rio Irapuá, na BR-290, em Caçapava do Sul, autoridades prometem o conserto do guarda-corpo derrubado naquele local há duas semanas. Desde as 8h20min do dia 11 de junho, parte do trecho está sem a mureta, que foi danificada na batida de um caminhão. Os acidentes fatais ocorreram no mesmo ponto, o km 297 da rodovia, em um intervalo de 32 horas. À 0h50min de domingo (24), avó, mãe e filha morreram quando a caminhonete em que estavam caiu da ponte.  Otília Montagner Zago, 92 anos, Elisete Zago Antoniazzi, 67 anos, e Fernanda Antoniazzi, 29, eram moradoras de Faxinal do Soturno e São Gabriel.  No dia seguinte, às 9h10min de segunda-feira (25), foi a vez de um caminhoneiro perder a vida no local. O veículo também despencou da estrutura. 

Diante da semelhança entre os acidentes, acendeu-se um alerta na Polícia Rodoviária Federal (PRF). Aos agentes, chamou a atenção a dinâmica idêntica das três ocorrências. Além de terem ocorrido no mesmo quilômetro da estrada, aconteceram no sentido Capital-Interior e com a perda do controle da direção. 

— Por alguma razão que ainda não conseguimos identificar, os motoristas perderam o controle antes da ponte e saíram da pista no mesmo lugar. Precisamos tomar medidas, pelo menos com sinalização provisória. Não podemos deixar que aconteça outro acidente — disse o chefe da delegacia da PRF em Santa Maria, Héder Macedo. 

No acidente ocorrido em 11 de junho, o motorista do caminhão que derrubou a mureta sofreu somente lesões leves. Após o episódio, a PRF notificou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para o conserto. Porém, não informou quando realizou o alerta. 

Técnicos do Dnit devem fazer uma vistoria detalhada no local. De acordo com a autarquia, a recomposição do guarda-corpo já estava programada antes dos acidentes. O serviço deve ser executado nos próximos dias. “As condições climáticas dos últimos dias têm impedido a recomposição da mureta de proteção na ponte. Tão logo o clima permita, os serviços serão executados”, informou o departamento, em nota. 

Doutor em Transportes, o ex-professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) João Fortini Albano explica que a instalação de muretas em pontes está prevista em normas técnicas internacionais. No geral, a estrutura evita o tombamento de veículos na água, diminuindo os riscos de fatalidade em acidentes. 

— É uma estrutura de concreto armado que sofre a corrosão do tempo e precisa ser conservada periódica e preventivamente. Aí, vem a pergunta: essas muretas estão sendo mantidas devidamente? — questiona Albano. 

Outro agravante no ponto, conforme a PRF, está na sinalização insuficiente. Entre Eldorado do Sul e Caçapava do Sul, a BR-290 recebe manutenções semanais e, recentemente, a ponte onde ocorreram os acidentes foi recapeada. A pintura no asfalto, entretanto, ainda não foi refeita. 

Segundo a última pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) sobre as condições das rodovias brasileiras, divulgada em novembro do ano passado, a BR-290 na região central do Estado é considerada “regular”. 

Com informações do Clicrbs

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Manchete

Porto Alegre poderá ter wi-fi grátis em praças e parques

 

A vereadora Mônica Leal (PP/RS) protocolou, nesta terça-feira, 1º, um projeto indicativo à Prefeitura Municipal onde recomenda que seja instituído o programa “Wi-Fi Comunitário” em praças, parques e pontos turísticos do município de Porto Alegre.

Segundo ela, isso se daria por intermédio de convênios e parcerias público-privadas, os quais disponibilizariam sinal público de internet, em locais com viabilidade para instalação, cabendo à inciativa privada a instalação e manutenção dos equipamentos. A contrapartida seria a possibilidade de colocação de propagandas nos locais beneficiados.

Para a vereadora Mônica Leal, a internet, hoje, é uma ferramenta indispensável. “A disponibilização desse serviço poderá ainda, incentivar a valorização dos espaços públicos, tornando-os mais atrativos. Sem dúvida, a implementação do serviço de Wi-Fi gratuito irá trazer benefícios para Porto Alegre”, disse.

O programa Wi-Fi Comunitário possibilitará o acesso à internet WiFi através de celular, smartphone, tablete, notebook e demais aparelhos que possuam dispositivos com o padrão de conexão à internet.

“Assim, o projeto tem a finalidade de sugerir a implementação de uma política pública de acesso à inclusão digital na democratização da informação, no acesso à cultura e como ferramenta educacional, tarefa tão desafiadora e essencial à população”, concluiu a vereadora.

Continue lendo

Manchete

Prefeitura dispõe de prédio gratuíto para empreendedores

 

✅ A Prefeitura de Alegrete tornou público o processo seletivo para o ingresso de empreendimentos no Centro de Formação e Apoio Empresarial (Antigo Berçário).

 

Empresas ou pessoas físicas que tenham uma ideia de negócio e que precisem de local para iniciar a empreender podem participar. Mas se você também precisa de espaço para alavancar o seu negócio que já existe, esta também é uma oportunidade. A proposta é oferecer 12 meses de ocupação gratuita, sem aluguel.

‼️ Vencido este prazo, poderá o usuário requerer novo período de ocupação, não superior a 12 (doze) meses, quando pagará agora, como locação, uma taxa de 30%, equivalente a aluguel de mercado.

⚠Os empreendimentos serão selecionados, através de avaliação do plano de negócio, os melhores colocados poderão ocupar um dos 07 box desocupados de 53m². O Centro de Formação e Apoio Empresarial, disponibiliza uma estrutura composta de 09 (nove) módulos, cada um medindo 53 m², localizados na rua Vereador Ézio Marchisio, nº 260, Bairro Ruy Ramos.

👏As inscrições são até o dia 19/07.

👉 Mais informações sobre o edital e como realizar sua inscrição você confere aqui: https://bit.ly/2SQX1zB

Continue lendo

Manchete

Jovem médica alegretense morre em acidente na 290

 

Alegrete entrou em choque. No início da noite desta sexta-feira, foi noticiada a morte da filha do Dr. Décio Sampaio Peres, a pediatra Larissa Sampaio, 31 anos, em acidente acontecido próximo à Cachoeira do Sul.

Ela vinha para Alegrete juntamente com a irmã Luciana e outra amiga, também médica.

Segundo o relato feito pelo site fatos 24h, “as vítimas foram conduzidas para o Hospital de Caridade e Beneficência (HCB).

A colisão frontal ocorreu entre uma Honda XRV branca de Porto Alegre e um caminhão. O veículo trafegava sentido Capital/Fronteira quando, ao tentar ultrapassagem em uma subida, colidiu de frente com o caminhão.

As três tripulantes do Honda receberam atendimento do Corpo de Bombeiros de Cachoeira do Sul, que deslocou um caminhão e uma ambulância de resgate ao local e uma ambulância do SAMU.

As três foram encaminhadas para atendimento no HCB e infelizmente, uma não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. O motorista do caminhão não sofreu nenhum ferimento”.

O EQ neste momento de dor se solidariza com a família e amigos da jovem pediatra, ao mesmo tempo que externa os sentimentos diante de tão prematura partida da dra. Larissa.

 
 

 

Continue lendo

Ler edição online

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular