Contato

Cidade

ONG feminista completa um ano em Alegrete

 

Sororidade é uma palavra nova no vocabulário de muita gente. Pouco se falava nisso, aliás, o significado de ser uma mulher que sente empatia por outras mulheres, entendendo suas dores e opressões sociais, é algo novo. Por muito tempo, a ideia semeada era de competição, de oposição e de culpa. Mas isso vem mudando e é disso que trata a Amoras ONG – organização não governamental e sem fins lucrativos.

 

Há um ano, depois de conversarem sobre a ânsia de ajudar outras mulheres a se empoderarem e na consciência geral das causas feministas, nasceu a Amoras ONG. Composta pela dentista Evelise Leonardi (presidenta), pela nutricionista Daniela Pertille (vice-presidenta), pelas advogadas Ingrid Urbanetto (1ª secretária) e Letícia Rosso (2ª secretária), pela engenheira civil Bruna de Oliveira (tesoureira) e pela professora Denise Machado (2ª tesoureira), a ong luta pelo direito de equidade de gênero, contra a violência e o feminicídio e a favor do empoderamento feminino.

O nome veio de uma reflexão criada pelo grupo e o desafio de criação foi entregue à publicitária Guilene Leonardi, que também é responsável pela identidade visual da ong, “Entendi que o que as garotas queriam era falar de amor entre mulheres, que se ajudam, que colaboram umas com as outras, para que se empoderem e tenham amor próprio. Por isso, pensei numa forma feminina da palavra amor e elas adoraram”, conta.

Outras voluntárias se juntam ao grupo diariamente e a causa vem crescendo a cada mês. Palestras em grupos comunitários e escolas, participação em projetos consagrados, como o Nem tão doce lar da Igreja Luterana – edição com maior sucesso de visitantes do Brasil e o recente projeto Pé de Amora – Sororidade no Fórum, em parceria com a juíza dra. Lílian Franzmann, que promove ações de empoderamento feminino no fórum. Este último, inclusive, vencedor do edital 2018 da FLD (Fundação Luterana de Diaconia).
Para conhecer mais da Amoras ONG, ser voluntária e participar dos projetos, basta acessar e seguir a página da organização no Facebook. Lá também é possível fazer contato. Para quem não acessa a rede social, a diretoria disponibiliza o email de contato: [email protected]

texto: Guilene Leonardi

Fotos: Amoras

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Cidade

Ciclofaixa será inaugurada neste sábado com pedalada

Uma pedalada marcará a inauguração oficial da ciclofaixa da avenida Tiaraju, em Alegrete, neste sábado, às 16h. O evento é organizado pela Prefeitura em parceria com grupos de ciclistas, mas também é aberto à participação de outros ciclistas amadores e visa divulgar e incentivar o uso da bicicleta entre a população.

A pedalada, que terá todos os protocolos sanitários respeitados, percorrerá um trajeto de 6,0 km (3 de ida e 3 de volta) e sairá da frente do obelisco “Será o momento de lançar não só uma faixa na rua, mas um estilo de vida que está ligado à mobilidade com segurança, meio ambiente e qualidade de vida das pessoas”, afirmou o prefeito Márcio Amaral, que também participará da pedalada ao lado do vice-prefeito Jesse Trindade.

Durante a semana, equipes trabalharam na pintura e sinalização da ciclofaixa, que teve o investimento de R$ 160 mil. A pista exclusiva para o tráfego de ciclistas ocupará um espaço que antes servia apenas para veículos, sendo uma importante ligação a zona leste da cidade.

Segundo vice-prefeito Jesse Trindade, a ciclofaixa será a primeira parte de um futuro circuito ciclístico que a Prefeitura pretende implantar no município. “Temos muito trabalho pela frente. Nosso compromisso, plano de governo, contemplava projetos de ciclovias e ciclofaixas. Estamos projetando uma rota que contemple várias regiões da cidade, até para que as pessoas se sintam convidadas a adotar esta prática como rotina em seus deslocamentos”, disse Jesse.

Continue lendo

Cidade

Peruzzo repassa alimentos doados por clientes à Santa Casa

 

Numa iniciativa da Rede Peruzzo de Supermercados, foram entregues alimentos doados por seus clientes à Santa Casa de Alegrete.

Presentes no ato os gerentes da Barros Cassal, senhor Cássio Alissandro Rodrigues, pelo Ecomix, senho Josiel da Luz Santos, e Márcio Marchezan pelo mercado da Venâncio Aires.

Representando a Santa Casa, senhora Márcia Ferreira, supervisora de nutrição, e Carlos Mello, diretor de imagem. Foi entregue nessa ocasião uma tonelada de alimento.

Continue lendo

Cidade

Vereadores acompanham Prefeito nas obras do Aeroporto

    A convite da Administração Municipal, na manhã desta  quinta-feira, os vereadores  estiveram no Aeroporto Gaudêncio  Ramos para conhecerem o ritmo de obras  da estação de passageiros e da pista de pouso e decolagem com vistas ao reinício  dos voos comerciais.  A presidente Firmina Soares, acompanhada  dos vereadores  Eder Fioravante, João Leivas, Jaime Duarte, Ênio Bastos,Vagner Fan, Luciano Belmonte, Glênio Bolsson e Itamar Rodriguez,  foram recebidos  pelo prefeito Márcio Amaral, vice-prefeito Jesse Trindade Santos e secretários municipais.

Acompanharam o andamento das obras tanto de melhorias da estação de passageiros  quanto da pista que está recebendo nova camada asfáltica. A intervenção política do deputado Frederico Antunes, foi destacada pela bancada do PP, em vídeo distribuído nas redes sociais.

 

 

A empresa Construtora Alegretense é encarregada das obras e o investimento, conforme informou o prefeito Márcio, passa de R$ 300 mil.

 

 As melhorias deverão estar concluídas a tempo de ser feita a vistoria final  do aeroporto, tendo em vista que no dia 3 de agosto  terão início os voos   entre Alegrete e a Capital do Estado, a cargo da empresa Azul, momento considerado muito importante para a alavancada do desenvolvimento do município. 

Continue lendo

Ler edição online

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular