Contato

Cidade

Vaucher critica falta de política de transporte público em Alegrete

A Empresa Vaucher Transportes publicou em seu site um texto inquietante.

“Termo de Ajuste de Conduta firmado em 2013 previa a implantação de uma política de transporte público em Alegrete e marcou avanços, mas após 3 anos, importantes questões precisam ser retomadas”

A seguir a empresa postou o seguinte texto:

Em 2013, o transporte público de Alegrete passou por uma importante reestruturação. Na época, era urgente que o serviço se adequasse às necessidades reais da comunidade, atendendo às exigências da legislação, como proporcionar acessibilidade a portadores de necessidades especiais; e a incorporação de avanços tecnológicos, como a implantação gradativa de bilhetagem eletrônica e de um sistema de passagem integrada.

Como solução, no dia 12 de fevereiro daquele ano foi firmado um TAC – Termo de Ajuste de Conduta – entre Prefeitura Municipal de Alegrete e as empresas prestadoras de serviço de transporte público, a Vaucher e a Nogueira, definindo um plano de ação para que os ajustes fossem efetivados.

É importante destacar ainda que, segundo a legislação vigente, a validade das concessões já havia expirado há mais de 2 anos e mesmo sem a possibilidade de abertura de nova licitação a curto prazo, para garantir a continuidade e regularidade do serviço como previsto em Lei, eram necessários ajustes.

Celebrado o termo, as empresas se comprometeram em fazer a renovação da frota, num prazo de 6 meses e cumprir a disposição legal de acessibilidade em 30% da frota da época. As empresas cumpriram as condições listadas no TAC e, por parte do Poder Público, havia o comprometimento da abertura do processo licitatório, em até 18 meses, para outorga de novas concessões e a manutenção e conservação das ruas e avenidas usadas nos itinerários das linhas.

Os investimentos em pavimentação das vias públicas em que trafegam os ônibus teriam absoluta prioridade sobre as demais, com o objetivo de preservar a integridade e conservação dos veículos, o que, só em parte, foi atendido pela Prefeitura.

A Vaucher, por seu turno, participou de todos os investimentos na bilhetagem eletrônica e na fundação do STU, que passou a ser o gestor do emissão e comercialização dos cartões, o que resultou no aumento da eficiência e transparência do processo.

À época, empresas concessionárias e Poder Público empenharam-se em avançar na consolidação de uma política municipal de transporte público, que ora precisa ser aperfeiçoada e condicionada às novas demandas da comunidade de Alegrete, sobretudo, por que, desde setembro do ano passado, o Transporte Público Coletivo passou a ser considerado um direito social previsto na constituição.

Release da Prefeitura anuncia trechos de asfaltamento

O oitavo lote de ruas do Programa de Recuperação Asfáltica e Pavimentos começou a ser executado. As duas quadras da Rua Polycarpo Rodrigues, no Bairro Ayrton Senna, já estão com a pavimentação em blocos de concreto adiantada. O projeto prevê drenagem, calçadas com rampas de acessibilidade, além de sinalização vertical e horizontal.

O pacote contempla trechos de sete ruas nos bairros Ayrton Senna e Honório Lemes, em um total de 1,3 quilômetros de ruas pavimentadas. Após a rua onde o trabalho se concentra no momento, será a vez dos 244 metros da Rua Eulália Gamino Grisoste. As demais são Florisbela Nunes dos Santos (244 metros), Maria Avelina Ferreira Rosli (128 metros), Ivo da Costa Guedes (176 metros), Albino Rodrigues Severo (214 metros) e Helena Galant Rodrigues (141 metros). Serão investido R$ 1.398.238 milhão com recursos do PAC Pavimentação.

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Cidade

Santa Casa disponibiliza cirurgia de catarata pelo SUS

Com ênfase na prevenção e na manutenção da saúde ocular, a Santa Casa está ofertando para a população da região cirurgias de catarata. Os atendimentos estão disponibilizados para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), no Ambulatório de Especialidades da Santa Casa.

Em 2023, foram realizadas 316 cirurgias. A ideia da diretoria, é que no decorrer deste ano esse número atinja a marca de 400 cirurgias de catarata.

Para ter acesso ao serviço, que é uma parceria com as secretarias Estadual e Municipal da Saúde, o paciente deve passar por uma avaliação médica para analisar se é necessário, ou não, a realização do procedimento.

Na Secretaria Municipal de Saúde são feitos os trâmites necessários ao procedimento e a Santa Casa executa a cirurgia de catarata, realizada pelo médico oftalmologista Gustavo da Rosa.

Para pacientes do CariSaúde, o atendimento também está disponível, com ações pré e pós cirúrgicos, com agendamento feito diretamente na Santa Casa.

O que é a cirurgia de catarata?

A cirurgia de catarata ou facectomia é a remoção do cristalino do olho, uma lente natural, que com o passar dos anos e devido às variações metabólicas das fibras do cristalino, perde a transparência, ficando opaca, amarelada. Isso é o que é chamado de catarata.

A perda de transparência do cristalino causa diminuição da acuidade visual. Durante a cirurgia a lente natural é removida e substituída por uma lente sintética e transparente.

Continue lendo

Cidade

PRF participa de evento em comemoração ao dia mundial de conscientização do autismo

O evento foi organizado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e ocorreu em Alegrete_

Na manhã de hoje (02), juntamente com a APAE e Guarda Municipal, a Polícia Rodoviária Federal marcou presença no evento “Caminhada Azul” que ocorreu na Praça Getúlio Vargas no centro da cidade de Alegrete. Mais de 150 pessoas estiveram presentes, incluindo crianças, jovens e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de familiares, alunos e professores da APAE

 

.

De acordo com a presidente da APAE em Alegrete, a instituição atualmente conta com 426 alunos. A realização de eventos como este tem como objetivo principal aumentar a conscientização e promover a inclusão, buscando também maior apoio e respeito por parte da sociedade.

 

Hoje, em todo o Brasil, a PRF está engajada em atividades educativas sobre o tema, em colaboração com outros órgãos de segurança viária, com o intuito de ampliar o alcance das iniciativas de conscientização sobre o autismo, enquanto cumpre sua função e atribuição constitucional.

Continue lendo

Cidade

Serviço da Corsan na ponte Borges de Medeiros de novo

Na tarde desta terça-feira, 5, a partir das 14h, equipes da Corsan irão realizar manobras operacionais de emergência na rede de esgoto que está alocada junto à ponte Borges de Medeiros, em Alegrete. Durante a execução do trabalho, o trânsito no sentido Centro – Zona Leste será conduzido em meia pista, com apoio da Guarda Municipal.

Devido a vazamentos encontrados nas tubulações, ocasionados pelas oscilações espontâneas da rede, foram necessárias novas manobras de alinhamento. Para realizar os reparos, será necessário operar na tubulação que se encontra embaixo da ponte, o que torna o processo delicado. Estas ações são essenciais para assegurar a segurança e a operacionalização do sistema de tratamento de esgoto, garantindo qualidade de vida para a população.

Para mais informações, estão à disposição da comunidade os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.

A Corsan está permanentemente à disposição nesses canais e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.

Continue lendo

Popular