Cidade
Vaucher critica falta de política de transporte público em Alegrete
A Empresa Vaucher Transportes publicou em seu site um texto inquietante.
“Termo de Ajuste de Conduta firmado em 2013 previa a implantação de uma política de transporte público em Alegrete e marcou avanços, mas após 3 anos, importantes questões precisam ser retomadas”
A seguir a empresa postou o seguinte texto:
Em 2013, o transporte público de Alegrete passou por uma importante reestruturação. Na época, era urgente que o serviço se adequasse às necessidades reais da comunidade, atendendo às exigências da legislação, como proporcionar acessibilidade a portadores de necessidades especiais; e a incorporação de avanços tecnológicos, como a implantação gradativa de bilhetagem eletrônica e de um sistema de passagem integrada.
Como solução, no dia 12 de fevereiro daquele ano foi firmado um TAC – Termo de Ajuste de Conduta – entre Prefeitura Municipal de Alegrete e as empresas prestadoras de serviço de transporte público, a Vaucher e a Nogueira, definindo um plano de ação para que os ajustes fossem efetivados.
É importante destacar ainda que, segundo a legislação vigente, a validade das concessões já havia expirado há mais de 2 anos e mesmo sem a possibilidade de abertura de nova licitação a curto prazo, para garantir a continuidade e regularidade do serviço como previsto em Lei, eram necessários ajustes.
Celebrado o termo, as empresas se comprometeram em fazer a renovação da frota, num prazo de 6 meses e cumprir a disposição legal de acessibilidade em 30% da frota da época. As empresas cumpriram as condições listadas no TAC e, por parte do Poder Público, havia o comprometimento da abertura do processo licitatório, em até 18 meses, para outorga de novas concessões e a manutenção e conservação das ruas e avenidas usadas nos itinerários das linhas.
Os investimentos em pavimentação das vias públicas em que trafegam os ônibus teriam absoluta prioridade sobre as demais, com o objetivo de preservar a integridade e conservação dos veículos, o que, só em parte, foi atendido pela Prefeitura.
A Vaucher, por seu turno, participou de todos os investimentos na bilhetagem eletrônica e na fundação do STU, que passou a ser o gestor do emissão e comercialização dos cartões, o que resultou no aumento da eficiência e transparência do processo.
À época, empresas concessionárias e Poder Público empenharam-se em avançar na consolidação de uma política municipal de transporte público, que ora precisa ser aperfeiçoada e condicionada às novas demandas da comunidade de Alegrete, sobretudo, por que, desde setembro do ano passado, o Transporte Público Coletivo passou a ser considerado um direito social previsto na constituição.
Release da Prefeitura anuncia trechos de asfaltamento
O oitavo lote de ruas do Programa de Recuperação Asfáltica e Pavimentos começou a ser executado. As duas quadras da Rua Polycarpo Rodrigues, no Bairro Ayrton Senna, já estão com a pavimentação em blocos de concreto adiantada. O projeto prevê drenagem, calçadas com rampas de acessibilidade, além de sinalização vertical e horizontal.
O pacote contempla trechos de sete ruas nos bairros Ayrton Senna e Honório Lemes, em um total de 1,3 quilômetros de ruas pavimentadas. Após a rua onde o trabalho se concentra no momento, será a vez dos 244 metros da Rua Eulália Gamino Grisoste. As demais são Florisbela Nunes dos Santos (244 metros), Maria Avelina Ferreira Rosli (128 metros), Ivo da Costa Guedes (176 metros), Albino Rodrigues Severo (214 metros) e Helena Galant Rodrigues (141 metros). Serão investido R$ 1.398.238 milhão com recursos do PAC Pavimentação.
Cidade
Prefeitura desmente outro fake news
A Prefeitura de Alegrete informa que não realiza contratações em grupos de redes sociais. Estão circulando por diversos grupos do Facebook anúncios como se fossem realizados pela Prefeitura, divulgando contratações para diversas vagas, essa informação não procede e não parte da Prefeitura de Alegrete. De modo que toda e qualquer contratação realizada pela Prefeitura é regida por editais específicos de seleção e informada pelos órgãos oficiais do município.
Cidade
Card sobre lockdown é fake
A Prefeitura de Alegrete informa que não haverá lockdown no próximo final de semana, contudo esclarece que seguem vigentes as normas da bandeira preta do distanciamento controlado do Governo do Estado.
A publicação de notícia que circula por redes sociais e grupos de Whatsapp trata-se de uma notícia de julho de 2020.
Orienta-se qua a população atente às datas das notícias, sempre confira os dados e busque informações nos canais oficiais da Prefeitura antes de divulgá-las.
Cidade
Amanhã 04/03 é o prazo final de entrega dos documentos da vistoria do transporte por Taxi
-
Cidade6 meses atrás
Cavalarianos desfilam pelas ruas do Alegrete em homenagem ao 20 de Setembro
-
Polícia3 meses atrás
Racismo em Alegrete. Idosa é gravada xingando com injúria racial
-
Polícia5 meses atrás
Atualizado. Carro com placas de Alegrete é esmagado por Scânia em Eldorado
-
Canal Em Questão6 meses atrás
Catadora de latinhas em Alegrete, Jenifer muda sua história e vira Lojista e youtuber na Capital
-
Manchete5 meses atrás
Rivalidade entre facções resulta em mais uma vítima nesta madrugada
-
Cidade1 ano atrás
Mais de 60 crianças desfilaram na escolha da Corte Mirim da UABA
-
Manchete5 meses atrás
Alegretense encontrado morto boiando dentro do lago em Guarapuava PR
-
Manchete5 dias atrás
Funcionário do Supermercado Peruzzo Barros Cassal tem bicicleta roubada e colega presenteia com outra