Esportes
Rio-2016: COI silencia sobre estado de calamidade pública
Comitê Rio 2016, responsável por organizar os Jogos, e o prefeito Eduardo Paes garantem que a crise financeira não causará impacto no evento.
O Comitê Olímpico Internacional (COI) adotou o silêncio diante do decreto de calamidade pública no estado do Rio de Janeiro, a menos de 50 dias do início dos Jogos Olímpicos. Procurada, a entidade com sede em Lausanne não se posicionou em relação aos últimos acontecimentos. Já o Comitê Rio-2016, responsável por organizar os Jogos, garantiu que o estado de calamidade pública não causará impacto na organização.
“Não afeta em absolutamente nada”, afirmou o diretor de Comunicação do Rio-2016, Mario Andrada. “Primeiro, porque a gente já sabia que o Estado estava quebrado. Segundo, porque os recursos por meio de incentivo (renúncia fiscal) já foram garantidos.”
Na prática, a manobra do estado do Rio permitirá um acesso mais rápido a recursos federais, algo que soa bem para os interesses do COI. O presidente Thomas Bach havia chegado a um acordo para antecipar transferências de recursos aos organizadores do Rio e, assim, resgatar o evento. Mas havia colocado uma condição de que esse dinheiro teria de ser acompanhado por recursos federais para as áreas estratégicas como abastecimento de energia.
A questão do financiamento foi algo debatido desde o primeiro contato telefônico entre Bach e o presidente interino, Michel Temer, há um mês. Oficialmente, porém, o COI evita dar sua posição sobre a situação.
“O prefeito (Eduardo Paes) já disse que isso não terá efeitos sobre os Jogos”, disse a direção de Comunicação do COI. Ao invés de fazer sua própria declaração, a entidade preferiu citar os comentários do Comitê Rio-2016, presidida por Carlos Arthur Nuzman e, oficialmente, uma entidade independente do COI.
“O Rio-2016 confirmou: isso não tem impacto na preparação e operação dos Jogos, já que o Comitê Organizador não depende de dinheiro público”, disse o COI, sem explicitar qual seria sua própria posição. Se nem a Rio-2016 e nem o COI recebem recursos diretos do estado, a realização do evento depende diretamente das obras de infraestrutura bancadas com dinheiro público.
Há duas semanas, Craig Reedie, vice-presidente do COI, admitiu que as obras no metrô eram “fundamentais”. “O que eu quero saber é se o transporte vai funcionar ou não”, disse. Segundo ele, os brasileiros teriam dados essas garantias nas reuniões mantidas em Lausanne no início do mês.
Pressionados pelas diferentes federações esportivas, o COI adotou uma estratégia para blindar o Rio de Janeiro de críticas. Nos bastidores, porém, vem atuando de uma forma pouco comum para resgatar os Jogos. Pagamentos que seriam transferidos de Lausanne para o Rio apenas em agosto foram antecipados. Bach também deslocou novos funcionários ao Brasil e serviços foram cortados.
Riscos – No decreto que institui o estado de calamidade, a Olimpíada é citada em três das oito justificativas. A grave crise financeira do Estado “vem impedindo o Estado de honrar com os seus compromissos para a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016”, expõe o texto assinado pelo governador em exercício, Francisco Dornelles (PP), 49 dias antes do início dos jogos.
O decreto afirma ainda que os Jogos Olímpicos e Paralímpicos “possuem importância e repercussão mundial” e “qualquer desestabilização institucional implicará um risco à imagem do País de dificílima recuperação”.
Young girl in goggles and cap swimming butterfly stroke style in the blue water pool
Esportes
Associação Jogos da Solidariedade (AJS) completa 10 anos de ação esportiva e social



Esportes
Inter perde para o Flamengo e não é mais líder do Brasileirão
Em partida dura, tensa e equlibrada, o Inter foi superado pelo Flamengo, no Maracanã, por 2 a 1, e agora não depende mais de si para ser campeão brasileiro. Na segunda colocação, o Colorado precisa vencer o Corinthians e torcer para que o Rubro-Negro não triunfe sobre o São Paulo na última rodada, na quinta-feira, às 21h30min.
A equipe de Abel Braga fez um jogo de aplicação tática e entrega no Rio de Janeiro. Aos 9 minutos, Edenilson abriu o placar de pênalti, com o Inter melhor no jogo e sem levar sustos. Os cariocas empataram com Arracaeta, aos 28, com lance individual de Bruno Henrique.
Na volta do intervalo, em uma lance infeliz, Rodinei foi expulso – com auxílio do VAR – após pisão em Filipe Luís, logo no começo da segunda etapa. Mesmo com um a menos, o Colorado era quem dominava. No entanto, na qualidade de seu ataque, o Flamengo marcou o segundo com Gabriel Barbosa depois de linda assistência de Arrascaeta.
Equilíbrio na primeira etapa
Focado, o Inter fez um primeiro tempo de aplicação tática e muita qualidade na transição entre o ataque e a defesa no Maracanã. Sem dar espaços para o Flamengo, o Colorado buscava explorar a velocidade de seu ataque. Aos 5 minutos, Edenilson lançou Yuri Alberto e obrigou o goleiro Hugo a deixar a meta para cortar.
A postura da equipe de Abel Braga logo surtiu efeito. Aos 9 minutos, Gustavo Henrique puxou a camisa de Yuri Alberto dentro da área e Raphael Klaus marcou a penalidade. Na cobrança, Edenilson bateu com perfeição e converteu. O gol deixou a equipe colorada confortável na partida. Na sequência, aos 13 minutos, quase Yuri Alberto ampliou. O atacante recebeu na entrada da área e finalizou para fora.
O Colorado sentiu o gol e cedeu mais espaços para os cariocas. Aos 30, Lomba abandonou a meta para agarrar firme e impedir Gabriel de marcar. Na sequência, Arrascaeta serviu Bruno Henrique dentro da área, mas o atacante não conseguiu desviar para gol. A resposta do Inter chegou aos 42 minutos, com Rodinei. Após lance de Caio Vidal pela ponta direita, o lateral pegou a sobra e finalizou na trave de Hugo, assuntando os flamenguistas.
Expulsão polêmica e virada flamenguista
Logo no começo da segunda etapa, Rodinei acabou pisando no calcanhar de Filipe Luís em lance no meio de campo. O árbitro Raphael Klaus foi até o VAR, analisou o lance e expulsou o lateral-direito colorado. Abel colocou Heitor no lugar de Praxedes para ocupar o espaço e Ceni arriscou com Pedro no lugar do lateral Isla.
Mesmo com um a menos, o Inter foi quem quase marcou. Aos 11, em grande lance, Patrick passou por três marcadores e rolou para Caio. O atacante finalizou em cima de Filipe Luís. Pela vantagem númerica, Ceni promoveu outras duas mudanças no time, tirando Rodrigo Caio e Diego e colocando João Gomes e Natan. As mexidas deixaram o Flamengo bagunçado em campo.
No entanto, na qualidade do time, saiu o segundo gol dos donos da casa. Gabriel Barbosa puxou o contragolpe, rolou para Arrascaeta. O meia fez lindo passe para o atacante, que desviou na saída de Lomba. Depois de passar na frente no placar, o Flamengo retomou sua formação inicial, mas não controlava a partida.
Aos 27 minutos, Edenilson e Patrick trocaram passes na entrada da área. A bola chegou até Moisés, o lateral cruzou em cima de João Gomes. O jogo ficou eletrizante. Com o Inter precisando do empate para seguir na liderança e o Flamengo tentando manter a vantagem.
Esportes
Alegretense fará parte do Plantel Profissional no Gauchão 2021
Gabriel Nunes Rios,19 anos, foi visto por Moisés de Mello ex Boca Juniors que desde 2019 trabalha com Jogadores Alegretenses
O Primeiro Torneio onde Atuou Gabriel, levado por Moisés em Arroio do Sal em 2020 onde terminou o torneio com 4 Jogos e 3 Gols atuando pelo Sub 20 do Propestara de Santa Catarina assim se destacando e sendo levado para o Banfield da Argentina a um período de Adaptação.
Gabriel Nunes Rios participou de 12 Jogos e fez 8 Gols temporada 2019, sua atuação nos jogos despertou interesse do Riestra FC ( Clube Futebol Argentino ) e Almirante Brown Último Campeão Argentino da segunda divisão .
Foram enviados Vídeos do desempenho em campo de Gabriel para os dois times criando assim a expectativa de que o Alegretense fosse chamado.
O Jogador esteve na Argentina em 2020 onde esteve na Sub 20 do Banfield clube que disputa a primeira divisão do Campeonato Argentino,no período de Janeiro a Abril, mas no inicio da pandemia teve que regressar ao Brasil, passando então a atuar no AGE PRS de Garibalde, tendo uma ótima atuação, e que fará parte do Plantel Profissional no Gauchão 2021 até a abertura da Fronteira e se apresentar nos Clubes Argentinos.
-
Cidade5 meses atrás
Cavalarianos desfilam pelas ruas do Alegrete em homenagem ao 20 de Setembro
-
Polícia3 meses atrás
Racismo em Alegrete. Idosa é gravada xingando com injúria racial
-
Polícia5 meses atrás
Atualizado. Carro com placas de Alegrete é esmagado por Scânia em Eldorado
-
Canal Em Questão6 meses atrás
Catadora de latinhas em Alegrete, Jenifer muda sua história e vira Lojista e youtuber na Capital
-
Manchete5 meses atrás
Rivalidade entre facções resulta em mais uma vítima nesta madrugada
-
Cidade1 ano atrás
Mais de 60 crianças desfilaram na escolha da Corte Mirim da UABA
-
Manchete4 meses atrás
Alegretense encontrado morto boiando dentro do lago em Guarapuava PR
-
Política3 meses atrás
Corrigido.Fenômeno eleitoral de Alegrete, o Bocão, gastou só R$ 360,00