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Confira quais são as prioridades de Alegrete para a Consulta Popular de 2016/2017

 

O Conselho Regional de Desenvolvimento da Fronteira Oeste (Corede-FO) juntamente com o Conselho Municipal de Desenvolvimento de Alegrete (COMUDE) realizou na última sexta-feira (10) sua Assembleia Municipal para tratar da Consulta Popular 2016-2017, no auditório da Universidade da Região da Campanha.

Na oportunidade foram eleitas demandas prioritárias nas áreas da saúde, desenvolvimento rural, agricultura, ciência e tecnologia, dentre outros programas de interesse para incluir na cédula de votação da região cujo valor para Fronteira Oeste será de R$2.597.560,68.

Ainda na assembleia foram escolhidos cinco delegados que nesta quarta-feira (15) irão participar da assembleia geral ampliada para a construção da cédula de votação, em reunião a ser realizada em Uruguaiana. Cada cédula terá 10 programas, contemplando, no mínimo, quatro áreas, sendo apenas um voto por pessoa. Para o coordenador macro regional Campanha Fronteira Oeste, da Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Regional, Moisés Pereira Fontoura, “as modificações foram pensadas para que as demandas eleitas sejam realmente as de maior prioridade”.

A escolha das prioridades de cada região – Consulta Popular, será feita nos dias 5, 6 e 7 de julho. Para acessar os recursos, Alegrete precisa ter a participação mínima de 4% dos 60.516 eleitores, o que corresponde a 2.421 votos. “Tenho certeza que Alegrete não terá problemas em atingir a meta de votos, já que o município faz sua lição de casa, mobiliza a comunidade e estão sempre nos primeiros lugares em números”, comenta o presidente do COREDE-FO, Hugo Chimenes.

A vice-prefeita, Preta Mulazzani, evidencia a importância das demandas serem articuladas de forma regional e não só local. “As demandas apresentadas na assembleia não podem ser pensadas somente para Alegrete, mas sim que contemplem a região, demonstrando que somos capazes de articular regionalmente de forma que todos sejam beneficiados”, comenta.

Propostas eleitas: 01 – SES – Secretaria da Saúde QUALIFICAÇÃO E FINANCIAMENTO DA REDE DE ATENÇÃO – Consolidando a Regionalização da Saúde Qualificação e Financiamento de Hospitais de referência regional acima de 70 leitos Aquisição de equipamentos para Hospitais de Referência Regional – acima de 70 leitos Convênio com instituições de saúde e Repasse fundo a fundo com municípios VALOR R$ 100.000

02 – SES – Secretaria da Saúde QUALIFICAÇÃO E FINANCIAMENTO DA REDE DE ATENÇÃO – Consolidando a Regionalização da Saúde Qualificação e Financiamento de Centros de Especialidades com referência regional Aquisição de equipamentos para Unidades Ambulatoriais de Referência Regional Convênio com instituições de saúde e Repasse fundo a fundo com municípios R$ 100.000

03 – SETEL – INFRAESTRUTURA E EQUIPAMENTOS TURÍSTICOS PARA O BEM RECEBER Secretaria do Turismo, Esporte e Lazer Apoiar as regiões turísticas na implementação e melhoria de infraestrutura básica; Itens Elegíveis: a) Acessibilidade nos atrativos turísticos; b) Revitalização de áreas turísticas; c) aquisição de implementos para as áreas dos atrativos turísticos (bancos, lixeiras, bebedouros, iluminação etc) Transferências a Municípios e Regiões Turísticas representadas por instituições legalmente constituídas R$ 50.000,00

04 – SDR – Secretaria do Desenvolvimento Rural APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO LEITEIRA E DA PECUÁRIA FAMILIAR Financiamento via FEAPER ou Convênio com Município para aquisição de Equipamentos ou Formação de pastagens (sementes, insumos, arame, palanques) para apoio e ampliação da capacidade produtiva do Leite e da Pecuária Familiar. NO DETALHAMENTO DA DEMANDA APÓS A VOTAÇÃO É NECESSÁRIO INDICAR QUAL A MODALIDADE ESCOLHIDA: CONVÊNIO OU FEAPER. Itens Elegíveis a) Financiamento via FEAPER ou Convênio com Município para aquisição de de equipamentos produtivos (exceto tratores, retroescavadeiras e veículos, mesmo utilitários);b)Financiamento via FEAPER ou Convênio com Município para formação de pastagem (sementes, insumos, arame, palanques), para agricultores familiares. Aplicações diretas ou Transferência aos Municípios R$ 150.00,00

05 – SEAPI – Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação MELHORAMENTO DE ESTRADAS VICINAIS Melhorar as condições de trafegabilidade da estradas em áreas rurais, proporcionando melhores condições de logística para o escoamento de safras e locomoção dos produtores rurais. Promover o melhoramento das condições das estradas rurais com ligação intermunicipal, através de obras de cortes, aterros, drenagem, pontilhões, bueiros, baseados em projetos com levantamento planialtimétrico, buscando melhores condições de logística para o escoamento de safras e locomoção dos produtores rurais. Transferência aos Municípios R$ 150.000,00

Delegados Eleitos:

Titulares 01 – GildoAlmeri da Silva Freitas  02 – Lincoln Edgar Nunes Bastiani  03 – José Luiz Costenaro  04 – Maria Cristina Aurelio  05 – Alberto Pinheiro Machado Prates

Suplentes  01 – Fernando Escobar Rolhano  02 – Teresinha de Fatima M. de Meneses  03 – Cleci Nunes Bastiani  04 – Sirlei Fatima Prado  05 – Adelina Soares Tubino  06 – Clodoaldo Soares Rodrigues  07 – Jaqueline Albanio

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Frigorífico afasta trabalhadores positivados para covid

A planta frigorífica do Marfrig, em Alegrete, que possui 630 trabalhadores, considerando os mais diversos setores da empresa, sofre o revés de perda, momentânea, de parte de sua mão de obra, por causa do Covid.
Mensagens de pessoas que souberam dos casos por familiares ou amigos, demonstram preocupação com esta, que está sendo considerada a terceira onda do Covid, que, em alguns lugares do Brasil, apresenta casos de variantes da cepa, sendo esta, com maior poder de disseminação e com voracidade sintomática.
Diante do quadro que eclodiu no RS, depois que muitas pessoas viajaram a passeio para praia e outras localidades, sem respeitar o distanciamento e o uso de máscara, a preocupação todas as estruturas de saúde do Estado que apresentam números alarmantes de crescimento quantitativo de casos.
Dos 10 trabalhadores infectados com vírus, na planta frigorífica, há integrantes do setor de cozinha, conforme foi verificado pelo Repórter Internauta.
Todos estão em isolamento domiciliar, o que significa que apresentam sintomas leves ou estão assintomáticos.
O Frigorífico Marfrig, continua vigilante sobre os cuidados sanitários com seus colaboradores, seja por zelar pela saúde deles ou para preservar o status sanitário positivo, perante o mercado nacional e internacional de carne, cujos países, realiza comercialização.
 
Foto: arquivo
Texto e postagem: Dariano Moraes
 
 
 
 
 
 
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Prefeitura vai retirar escadas da passarela da Vila Nova

A passarela metálica localizada sob os trilhos da estação férrea e que liga o bairro Vila Nova ao centro da cidade está interditada por tempo indeterminado. A Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria de Infraestrutura, vai realizar nesta quarta-feira (24) a remoção das escadas da passarela para evitar a passagem de transeuntes pelo local.

Foi realizada uma inspeção nos dias 2 e 3 de fevereiro. Um laudo técnico e um caderno fotográfico foram realizados e diagnosticaram diversos problemas na estrutura.

A demanda era uma reivindicação antiga dos moradores locais, já que com o fim da passagem dos trens pelo local, os moradores abandonaram a passarela, que passou a ser utilizada como ponto de prostituição e de drogas.

A passarela mede 35 metros de comprimento, 7 metros de altura e 1,20 de largura e encontra-se com diversos pontos críticos de corrosão.

O laudo assinado pelo engenheiro responsável, Ênio Roberto Brandolt Radaelli, pede a interdição imediata da passarela para evitar acidente e garantir a segurança da população.

O vereador Vagner Fan articulou a solicitação para que fosse efetuado um laudo no local e acompanhou todo processo.

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Conselho Municipal do Plano Diretor abre edital para eleição da nova mesa diretora

Nesta segunda o Conselho Municipal do Plano Diretor (CMPD) abiu edital para eleição da nova mesa diretora para o biênio 2021/2022. As inscrições das chapas deverão ser entregues na Secretaria do Planejamento, no Centro Administrativo Municipal, das 8h às 12h, no período de 22 de fevereiro a 09 de março de 2021.

A eleição ocorrerá em plenária especial no dia 09 de março de 2021, terça-feira, no Salão Azul do Centro Administrativo Municipal. Poderão participar apenas as entidades com assentos votantes no Conselho, com seus representantes devidamente designados, titulares e suplentes. Somente poderão compor a diretoria do órgão os representantes titulares de entidades que compõem o CMPD.

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