Jogos Universitários de Alegrete com foco no xadrez

Você sabia que as crianças são capazes de aprender os movimentos das peças de xadrez a partir dos quatro anos de idade? O jogo é uma forma lúdica de trabalhar a atenção e a capacidade de dedução da criança bem como aumentar a sua autoestima e habilidade de tomar decisões. Dessa forma, a 1ª edição dos Jogos Universitários Municipais de Alegrete (JUMA) recebeu, no sábado (09), doze xadrezistas de cinco instituições de ensino para competir.

As disputas ocorreram entre UNIPAMPA, Instituto Federal Farroupilha (IFF), URCAMP e Unopar. Os árbitros foram os Senhores Othon Pinho e Alexandre Alves.

A UNESCO considera pedagogicamente produtiva a prática dessa modalidade nas escolas, sendo reconhecida como um dos jogos que mais estimulam a memória, a concentração e o raciocínio lógico das crianças.

O emparceiramento dos jogadores se deu pelo sistema de disputa Suíço com cinco rodadas de dez minutos por jogador, fazendo uso do programa Swiss Perfect.

A comissão organizadora do JUMA é composta pelas Secretarias de Turismo, Esporte e Lazer, Educação e Cultura e Saúde e as instituições de Ensino Superior de Alegrete – Instituto Federal Farroupilha, UNOPAR, UNIPAMPA, UERGS e URCAMP. Os jogos acontecerão nos finais de semana até o mês de novembro.

Conheça os vencedores:

1º Lugar Leônidas Bastilhos (UNIPAMPA)

2º Lugar Dieison Fantinelli (UNIPAMPA)

3º Lugar Sirlene de Freitas Bordinhão (IFF).

Foto: Divulgação

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *