Política
“Show do milhão”. Bancada da “bufunfa”se auto-concede reajuste acima de 10%
Depois de muito debate, envolvendo a participação de todos os vereadores, o projeto de revisão geral anual dos subsídios do prefeito, vice-prefeito e secretários, conforme lei 6.292/2020 foi colocado em pauta, sem antes a votação de uma emenda supressiva ao artigo 4º., que foi aprovada. Com isso, abriu caminho para a aprovação de uma revisão na ordem de 10,16 por cento ao Executivo.
Também foi aprovada emenda supressiva ao projeto de lei ordinária do Executivo de número 0002/2022, que trata da revisão geral anual dos vencimentos , salários, proventos e pensões do funcionalismo público municipal.
Na votação do projeto, os vereadores aprovaram a revisão também de 10,16 por cento aos servidores, por 13 votos.
Quanto à revisão geral anual dos subsídios dos vereadores, a discussão foi mais longa, com manifestações a favor e contrárias à proposta. Ao final, a matéria foi aprovada, prevalecendo os argumentos dos vereadores que entendem não ser aumento mas sim reposição da inflação do período passado, sem ganho real. O placar foi apertado, 8 votos contra 5.
O último projeto a ser votado, de número 002/2022, do Legislativo, que concede revisão geral anual e ganho real aos salários e proventos dos servidores da Câmara Municipal. Com emenda substitutiva também aprovada, os vereadores votaram e aprovaram a revisão para o funcionalismo na ordem de 5,44 por cento.
A argumentação dos vereadores que votaram a favor foi de que o último ganho real do funcionalismo ocorreu há seis anos. O percentual aprovado por 12 votos, no entendimento da Mesa, foi fruto do consenso.
O presidente Anilton Oliveira, ao final, deixou em aberto a discussão sobre a reforma administrativa na Casa para incluir novo ganho real aos servidores.
A sessão extraordinária foi presidida pelo vereador Anilton Oliveira e também pelo vice-presidente Itamar Rodriguez, com secretaria do vereador Jaime Duarte
Política
Câmara de Alegrete concede título de Cidadã Alegretense à promotora Rochelle Jelinek
Política
Deputado Afonso Motta cumpre extensa agenda em Alegrete
Parlamentar visita presídio superlotado em Alegrete e anuncia novos veículos para a saúde
Em visita ao Presídio Estadual de Alegrete, o deputado federal constatou a superlotação da unidade, que abriga mais de 500 detentos em um espaço com capacidade para 110.
Acompanhado do vereador Éder Fioravante, Afonso Motta conheceu as instalações, acompanhou as reformas em andamento e recebeu um relatório das atividades.
“Reconhecemos o esforço da direção em manter a organização e promover ocupação aos detentos, e seguimos atentos às necessidades para contribuir com esse espaço importante para a cidade”, declarou o parlamentar.
A agenda em Alegrete incluiu também uma reunião com a secretária de Saúde do município, Heili Temp. Na ocasião, foram apresentados programas e projetos em andamento, além de prestação de contas sobre recursos destinados à cidade. Afonso anunciou a aquisição de dois novos veículos para o transporte de pacientes, fruto de recursos de seu mandato.
“Reafirmamos nosso compromisso com a saúde pública e com a melhoria da qualidade de vida da população alegretense”, afirmou.
Durante esta agenda, o deputado federal se reuniu com o oficial Paulo Neto, do Corpo de Bombeiros, que agradeceu os investimentos já recebidos e apresentou novas demandas da instituição.
Política
Afonso Motta critica adiamento da duplicação da BR-290 e cobra compromisso do Governo Federal
O deputado federal Afonso Motta (PDT-RS) manifestou profunda insatisfação com o anúncio do Governo Federal de adiamento da conclusão da duplicação da BR-290 para 2029, contrariando a promessa inicial de término até 2026.
A mudança no cronograma, anunciada recentemente, foi alvo de duras críticas pelo parlamentar, que destacou a importância estratégica da rodovia para o desenvolvimento econômico e a segurança dos gaúchos.
“É inaceitável que o Governo Federal volte atrás em seu compromisso e adie a conclusão da duplicação da BR-290 para 2029. Essa rodovia é essencial para a ligação com o Mercosul, além de garantir mobilidade e segurança à população gaúcha. Os constantes atrasos nas obras prejudicam o escoamento da produção, dificultam o transporte de cargas e comprometem o turismo na região”, afirmou o deputado.
Afonso Motta também criticou o fato de a promessa feita pelo presidente Lula de conclusão até 2026 não ter sido cumprida. “O povo gaúcho não pode aceitar esse descaso. Recentemente, um acidente interditou a BR-290 por mais de 10 horas, mostrando como a situação é insustentável. Estamos cobrando, junto ao ministro dos Transportes, Renan Filho, que o Governo Federal faça todos os esforços para garantir a conclusão das obras no prazo originalmente previsto”, destacou o parlamentar.
Segundo o deputado, o atraso na conclusão das obras impacta diretamente o desenvolvimento econômico e a segurança viária. “A duplicação da BR-290 até Uruguaiana é um compromisso que não pode ser quebrado. O Rio Grande do Sul exige respeito e soluções concretas para essa questão urgente”, finalizou.
_Outras informações:_
Assessoria de Comunicação
Flávia (61) 98165-6566
-
Cidade5 anos atrás
Cavalarianos desfilam pelas ruas do Alegrete em homenagem ao 20 de Setembro
-
Polícia4 anos atrás
Racismo em Alegrete. Idosa é gravada xingando com injúria racial
-
Manchete4 anos atrás
Jovem médica alegretense morre em acidente na 290
-
Polícia11 meses atrás
Acidente fatal faz vítima fatal mulher jovem de 28 anos
-
Esportes3 anos atrás
Pauleira em baile viraliza nas redes sociais
-
Polícia2 anos atrás
Advogada é surpreendida por depoimento de Emerson Leonardi
-
Cidade5 anos atrás
Folia e diversão no enterro dos ossos da descida dos blocos 2020
-
Polícia5 anos atrás
Atualizado. Carro com placas de Alegrete é esmagado por Scânia em Eldorado