Contato

Cidade

OPAA vai liderar caminhada “de quem tem amor pela cidade e pelo país”

 

 

https://youtu.be/Cv9GmeKYH7o

 

 

Evento no Dia da Pátria para celebrar o civismo e para quem acredita numa agenda para a cidade

 

A OPAA, Organização Protetora dos Animais de Alegrete, estará realizando uma caminhada com seus participantes, com a comunidade, com todas aquelas pessoas que entendem que pátria, nação, país e valores cívicos são importantes para a formação da cidadania. Como a Prefeitura trocou a caminhada cívica, por três eventos em cima de locais recentemente pavimentados, na Zona Leste, e dois na Zona Sul, a OPPA vai na direção contrária.

“Não é um evento só para quem cria pequenos animais. Entendemos que espírito cívico não tem que ser desmerecido e convidamos às pessoas para se juntarem à nós no dia 7”, disse a Presidente da ONG, Nara Leite.

No entendimento dela não é preciso ter dinheiro para ter atitude em favor da cidade e do país, “estamos procurando parcerias que tenham atitude, e esta iniciativa é da população, independe do Governo dizer como temos que agir em relação aos valores cívicos. Não podemos é viver acomodados”, dispara.

Neste mesmo diapasão a advogada e Presidente da OPAA vai além, “a questão da proteção dos animais é uma agenda da cidade. Queremos outras políticas. Não acreditamos em políticas fatiadas, mas elas dialoguem entre si. Nossa ação agora é para quem acha que tem como causa maior a cidade. A OPAA é uma destas causas”, ponderou.

Nara Leite disse que a muitas ações da OPPA inicia com o cuidado de cães abandonados e chegam até aos proprietários, principalmente naquele segmento em que apresentam vulnerabilidade social. “Quando a falta de atenção chega aos adultos, encaminhamos para a Assistência Social, ou para outras instituições”. Há casos que os maus tratos são o reflexo do humano.

Desde 2003 estão se debatendo com várias circunstâncias e aprendendo com as diversas complexidades que envolvem humanos e animais. “No bairro Segabinazzi, por exemplo, temos cadastradas 137 pessoas que querem castrar os cães e não temos como realizar esta ação. O que dizemos é que falta é uma política clara na Vigilância. “Tem que ter regras claras, gestão e ação”, disse. Mas não se resume a ação apenas para castrar, “é preciso toda uma política de educação, para a posse responsa´vel, porque também envolve saúde”, projeta.

Em alguns casos a OPAA até paga as castrações como aconteceram no bairro Capão do Angico onde 42 cães foram castrados, “apesar de estarmos em campanha para a construção de um Centro de Proteção dos Animais, que deveria ser obrigação da Prefeitura, que ajudou parcialmente”, declarou.

Neste local, segundo Nara Leite, o ideal é que servisse principalmente para a educação, “com passeios de escolas e levar às crianças uma nova cultura. Estamos lidando é com maus tratos, com abates frequentes, com eliminação de animais. Não só cães, gatos, mas aqui na região com cavalos, que são levados à morte por exaustão”, desabafa.

Publicidade
Comentários

Cidade

Moradores discutem melhorias no Bairro Nossa Senhora da Conceição

Encontro liderado por Adão Roberto e Carmelita visa calçamento, drenagem e iluminação

Em 19 de novembro de 2024, a Associação de Moradores do Bairro Nossa Senhora da Conceição e autoridades se reuniram para discutir melhorias como calçamento, drenagem e iluminação. Adão Roberto, da FRACAB e UAMA, e a presidente da associação, Carmelita Hoffman, lideraram o encontro, que ocorreu no próprio bairro.

As autoridades prometeram colaborar para elevar a qualidade de vida local, mas ainda não detalharam as ações ou prazos. A comunidade aguarda o cumprimento desses compromissos.

 

Continue lendo

Cidade

NESTA QUINTA-FEIRA: AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTIRÁ DESCONTOS DE MULTAS E JUROS NO PROGRAMA PROFIS 2024

O evento ocorrerá às 15h, no Plenário Gaspar Cardoso Paines, na Câmara de Vereadores

A Câmara Municipal de Alegrete convida a comunidade para participar, nesta quinta-feira, 21 de novembro de 2024, da audiência pública sobre o Programa Profis 2024, promovida pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final. 

O encontro discutirá o Projeto de Lei Ordinária 59/2024, apresentado pelo Poder Executivo, que estabelece condições especiais para regularização de débitos com o município. O programa prevê anistia de multas e juros sobre créditos da Fazenda Pública Municipal, de natureza tributária e não tributária, vencidos até 31 de dezembro de 2023, destinados a pessoas físicas e jurídicas com dívidas ativas e/ou judicializadas.

A audiência pública é uma oportunidade para que a população conheça os detalhes do projeto, tire dúvidas e contribua com sugestões. Além disso, o evento será transmitido ao vivo pela TV Câmara, garantindo acesso àqueles que não puderem comparecer presencialmente.

Continue lendo

Cidade

Alegrete celebra padroeira com vasta programação religiosa

Eventos começam em 29 de novembro, incluindo carreatas e missas temáticas, com apoio da Prefeitura e Secretaria de Turismo. Nossa Senhora da Conceição Aparecida promete unir e abençoar a cidade

A cidade de Alegrete anunciou, em um evento na noite de 14.nov.2024 (5ª feira), no salão Paroquial, uma programação extensa para celebrar a sua padroeira, Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

As festividades, com início em 29.nov, contam com o apoio da Prefeitura de Alegrete e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Prometem momentos de fé, tradição e união para a comunidade local.

As celebrações começarão com uma carreata às 18h, partindo do trevo do arco na Cidade Alta, seguida de uma missa com benção ao Alegrete às 19h, no dia 29.nov. Esta sequência de eventos simboliza a união e a fé da comunidade.

A programação inclui missas temáticas dedicadas a diferentes grupos da comunidade ao longo da semana seguinte. No dia 3 de dezembro, às 19h, haverá uma missa com benção às famílias, com a presença da Paróquia de Manoel Viana. No domingo, às 10h, uma missa abençoará os produtores rurais do Município, e às 19h, uma missa será dedicada aos integrantes do comércio e empreendedores de Alegrete.

Durante a semana, as celebrações continuarão com missas voltadas para profissionais de diversos setores, incluindo construção civil, indústrias, agroindústrias, militares, seguranças, educação, cultura, tradicionalistas e profissionais de saúde. O encerramento das festividades será no domingo, com uma Santa Missa na igreja Matriz às 10h, marcando o fim de uma semana de celebrações.

 

 

Continue lendo

Popular