Contato

Tempo

Alerta para temporais na metade sul do RS

ALERTA | A formação de uma frente quente entre o Uruguai, Argentina e Metade Sul do RS já organiza áreas de instabilidade sobre essas regiões. Na Metade Sul gaúcha, tempestades localizadas com raios e potencial para precipitação de granizo e vendavais localizados estão em formação.

Por isso, a Sigma Meteorologia antecipa sobre a possibilidade de temporais pontuais (localizados) em trechos da Fronteira com o Uruguai, Costa Doce, Litoral Sul, Campanha e mais ao sul da Serra do Sudeste nas próximas horas, incluindo áreas de Bagé, Canguçu, Pinheiro Machado, Piratini, Herval, São Lourenço do Sul, Pelotas, Rio Grande, Jaguarão e Santa Vitória do Palmar.

No restante do estado, o tempo fica firme e as temperaturas sobem rápido fazendo calor fora de época.

Fonte: Sigma Meteorologia

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Tempo

231 pessoas atingidas pela enchente em oito bairros de Alegrete

Boletim Defesa Civil Alegrete
Data: 02/05/2024
Horário: 08h00
Nível do rio Ibirapuitã: 12,34 (em elevação)
Cota de inundação: 9,70m
Cota de alerta: 8,50m
Cota de atenção: 7,50m
Total de pessoas atingidas: 231
Total de famílias atingidas: 77
Famílias desabrigadas: 35
Pessoas desabrigadas: 101
Famílias desalojadas: 42
Pessoas desalojadas: 130
Abrigos ativos: Ginásio IEE Oswaldo Aranha, SAAIA, Ginásio EMEB Euripedes Brasil Milano e Quadra da Nós Os Ritmistas
Bairros atingidos: Vila Nova, Santo Antônio, Macedo, São João, Ibirapuitã, Promorar, Canudos e Tancredo Neves
Contatos: (55) 3120 1065/ (55) 991589544

Observação: *Acumulado de chuvas nas últimas 24h: 63.4mm 48h: 119.8mm 72h: 191.8mm (fonte CEMADEN). *As mudanças estão sendo auxiliadas pelos servidores da Prefeitura Municipal de Alegrete com o apoio do Exército Brasileiro e voluntários.

Salientamos que esse serviço deve se dar pelo período diurno por questões de segurança. *Os boletins serão emitidos às 08h00 e 18h00.

Continue lendo

Tempo

Mudou o clima em Alegrete no final da manhã

O tempo já começou a mudar no Rio Grande do Sul.  Nuvens escuras cobriram Alegrete no final da manhã.  As imagens de radar meteorológico mostram a chuva avançando pela fronteira com o Uruguai e o Oeste do Rio Grande do Sul enquanto a maior parte do território gaúcho segue com sol, nuvens e temperatura elevada.

A tendência para as próximas horas é a instabilidade se concentrar no Oeste e no Sul gaúcho, avançando até a noite para pontos do Centro do Estado, o que pode fazer Santa Maria ter chuva ainda hoje.

Segundo a MetSul Metereologia, este é o começo de um período de vários dias com abundante nebulosidade, alta umidade, instabilidade e chuva.

A mudança do tempo mais generalizada vai ocorrer amanhã, quando se espera a instabilidade atinja todas as regiões gaúchas, inclusive a de Porto Alegre que tem uma quarta-feira de sol e nuvens com temperatura de 28ºC à tarde.

A sequência de vários dias com instabilidade fará com que a maior parte do estado gaúcho feche maio com precipitações acima da média histórica, considerando o que já choveu neste mês.

 

Nos próximos dias, não vai chover o tempo todo e ocorrerão vários intervalos sem chuva, e alguns até com registro de aberturas e a presença do sol, mas o tempo não firma ao menos até segunda-feira.

A previsão é que chova no Rio Grande do Sul de hoje até segunda-feira.

 

 

Continue lendo

Tempo

Um barco naufragou em POA e um tripulante morreu

Um barco com três tripulantes naufragou na noite desta segunda-feira (16), no Lago Guaíba, em Porto Alegre, após colidir com pedras, e causou a morte de um homem de 51 anos. Ademar Silveira da Silva ficou desaparecido durante toda a madrugada e teve seu corpo encontrado na manhã desta terça-feira (17) pelo corpo de bombeiros, na Fazenda Arroio Grande, na Zona Sul da capital.
Outros dois tripulantes, Volmir Crestani Frazão, de 53 anos, e Lindomar da Silva, de 55, conseguiram se salvar nadando até a margem do Rio. O barco, que já foi localizado, estava inteiro mas com algumas escoriações.
No Uruguai, um homem de 24 anos morreu na tarde da segunda-feira depois que uma palmeira caiu no telhado de sua casa em decorrência do vento forte. O Sul e o Leste do país foram colocados em alerta laranja devido à ventos de até 130 km/h.

Ventos se intensificam

Os ventos começaram a se intensificar, a partir do meio da tarde desta terça, no sul do Estado, na Região Metropolitana e no litoral do Rio Grande do Sul.
Porto Alegre também sente os efeitos do ciclone Yakecan. À tarde, os equipamentos de medição da Defesa Civil estadual já detectam ventos de em média 70km/h.
A tendência é que à noite as rajadas atinjam velocidade entre 80km/h e 110km/h.
A orientação, de acordo com o soldado Felipe Doyle, é que a população evite sair de casa e ficar em locais de risco para evitar acidentes com destelhamentos e quedas de árvores.

Continue lendo

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Ler edição online

Popular