Contato

Política

Jesse surpreende e é o vice de Márcio no MDB

Na tarde desse sábado, 05, o MDB Alegrete realizou convenção municipal para escolha dos candidatos a Prefeito, Vice-Prefeito, Vereadores e aprovar os partidos para coligações na proporcional.
Para Vice-Prefeito, o partido tinha dois nomes fortes dentro do MDB, a Vereadora, Dra Nívia Souza e o Ex-Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, também ocupou cargo de Secretário de Administração, Jesse Trindade dos Santos.

 

MDB aprovou oficialmente como pré-candidato a Prefeito, Márcio Amaral e escolhido pelo diretório para Candidato a Vice-Prefeito, Jesse Trindade dos Santos. Esta foi uma grande virada de mesa, porque havia a expectativa da vereadora Nívia Souza ser a virtual ocupante da vaga. Agora, sequer vai poder disputar uma vaga para vereança, uma vez que pelo modelo do voto, a cédula fixou o nome dos candidatos à vereança e o dela não constava, porque estava na lacuna vice-Prefeito. O partido vem com 22 candidatos a Vereança, além dos candidatos dos partidos coligados, que você confere na relação abaixo:

Adão Roberto

Cláudio Amir Polaco

Cléo Trindade

Cleuza Schmitz

Cleide Cáurio

Daiani Franco

Darci Gonçalves

Edevar Machado

Fernanda Pedroso Saldanha

Fernando Lucas

Jeronimo Marques

João Leivas

Lidiane Flores

Leandro Carvalho

Luciano Amaral

Milene Londero

Pedro Xavier

Sandra Kulmann

Sérgio Piccoli

Silvio Guedes

Vagner Casado

Vagner Fan

Para Presidente Airton Amaral, é um momento importante para o partido, pois vem com chapa pura para majoritária, mas com apoio de importantes partidos a serem coligados, como PL, PSL, DEM, PSDB entre outros que estamos conversando para confirmar a coligação, assim nos trazendo segurança e fortalecimento aos nossos candidatos.”

Informações e fotos: MDB Alegrete/Assessoria de comunicação

 

Publicidade
Comentários

Política

PRF intercepta grande carga de bebidas e cosméticos importada irregularmente

Quatro veículos interceptados com mais de 2000 mil frascos de perfumes_

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu mais de 2 mil frascos de perfumes importados e mais de 400 garrafas de vinhos e espumantes de procedência estrangeira sem documentação fiscal. A abordagem ocorreu na madrugada desta quinta-feira (1º), no km 622 da BR-290 em Alegrete.

Durante ação de combate ao crime, os policiais abordaram quatro homens que estavam em um posto de combustíveis em diferentes veículos. Na vistoria a um caminhão, as equipes localizaram 66 caixas contendo cerca de 2.100 frascos de perfumes e 74 caixas somando aproximadamente 420 garrafas de bebidas de marcas internacionais, escondidos na cabine e no compartimento de carga do veículo.

A ocorrência resultou na prisão em flagrante dos quatro homens pelos crimes de descaminho e associação criminosa. Além das mercadorias, foram apreendidos quatro veículos envolvidos na ação (uma S10, um Doblô, um automóvel Mercedes-Benz e o caminhão com semirreboque).

Os detidos, os veículos e todo o material apreendido foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal em Uruguaiana.

Continue lendo

Política

Caravana Coração Gaúcho em Alegrete marca eleições de 2026

A pré-candidata ao Governo do Rio Grande do Sul, Juliana Brizola (PDT), esteve em Alegrete na noite de sexta-feira (3), dando sequência à agenda da Caravana Coração Gaúcho, iniciativa que percorre municípios do Estado para fortalecer a construção da pré-campanha eleitoral de 2026.

O encontro reuniu lideranças políticas, militantes e apoiadores da Fronteira Oeste em mais uma etapa da mobilização regional.

Ao lado de Juliana participaram o pré-candidato a vice-governador Edegar Pretto, os pré-candidatos ao Senado Manuela D’Ávila e Paulo Pimenta, além do deputado federal Afonso Motta e da deputada Fernanda Melchionna.

Durante o evento, as lideranças defenderam a união das forças políticas que compõem a pré-candidatura majoritária e destacaram a necessidade de ampliar o diálogo com diferentes regiões do Estado.

Os discursos enfatizaram propostas voltadas ao desenvolvimento do Rio Grande do Sul e à construção de um projeto político para o próximo ciclo eleitoral.

A passagem por Alegrete integra uma série de encontros previstos em diversas cidades gaúchas. Segundo a organização, a Caravana busca ouvir as demandas da população, fortalecer a participação das bases partidárias e consolidar a pré-campanha antes do início oficial do período eleitoral.

A movimentação marca a disputa pelo Palácio Piratini começa a ganhar ritmo no interior do Estado, tornando os municípios protagonistas do debate sobre os rumos do Rio Grande do Sul. 

Continue lendo

Política

Eleições 2026. Confira as novas regras que já estão valendo

 

Desde o sábado, 4 de julho de 2026, entraram em vigor as principais restrições do calendário das eleições de 2026 estipuladas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Essas normas — conhecidas como condutas vedadas — valem para os 90 dias que antecedem o primeiro turno (4 de outubro) e têm o objetivo de garantir a igualdade entre candidatos e evitar o uso da máquina pública na campanha.
Aqui está um resumo detalhado do que muda e passa a valer:
1. Restrições à Publicidade e Eventos Oficiais
* Publicidade institucional: Fica proibida a autorização de propagandas sobre atos, programas, obras, serviços e campanhas de órgãos públicos, exceto em situações de grave e urgente necessidade pública reconhecidas pela Justiça Eleitoral.
* Pronunciamentos na TV e Rádio: Estão vetados pronunciamentos em cadeia de rádio e televisão fora do horário eleitoral gratuito, a menos que haja urgência justificada.
* Canais digitais oficiais: Os sites e redes sociais de órgãos públicos devem ser revisados para retirar nomes, slogans, símbolos, imagens ou elementos que promovam autoridades com mandatos em disputa.
* Inaugurações e shows: É proibida a realização de shows pagos com dinheiro público em inaugurações de obras. Além disso, os candidatos estão proibidos de comparecer a esses eventos de inauguração.
2. Regras para Servidores Públicos
* Movimentações de pessoal: Ficam proibidas demissões, exonerações, remoções ou transferências de servidores públicos (civis e militares) sem justa causa, salvo as exceções previstas em lei.
* Uso da mão de obra: É proibido ceder servidores públicos para trabalhar em campanhas eleitorais durante o horário de expediente normal.
> Importante: O descumprimento dessas regras pode acarretar penalidades severas, como aplicação de multas, cassação do registro de candidatura, cassação do diploma e até a perda do mandato.
>
Próximos passos do calendário eleitoral
A reportagem também destaca os marcos importantes das próximas semanas:
* 5 de julho: Início da propaganda intrapartidária (para buscar apoio interno nos partidos, ainda sem uso de rádio, TV ou outdoors).
* 20 de julho a 5 de agosto: Período de realização das convenções partidárias para a escolha oficial dos candidatos e início dos registros.
* 15 de agosto: Prazo final para o registro das candidaturas.
* 16 de agosto: Começo oficial da campanha eleitoral nas ruas e na internet.
* 4 de outubro: Primeiro turno das eleições.

Continue lendo

Popular