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Abraço e pressão política garantem a escola cívico militar Oswaldo Aranha

Depois de 6h de reunião foi batido o martelo. A escola Cívico Militar será mesmo no IEEOA. O MEC se rendeu os argumentos de um grupo de políticos de Alegrete e vai estender o prazo para a consulta pública sobre este novo formato da escola.

Idas e vindas marcaram esta escolha. Nesta quinta-feira, porém, uma reunião que iniciou pela manhã e acabou no início da tarde, no gabinete do Prefeito Márcio Amaral, com a participação dele, do Diretor do IEEOA, Ernesto Viana, da Secretária de Educação, Márcia Dornelles, com o apoio da Coordenadora de Educação Sara Duzak, e, principalmente, com a mediação do gabinete do Senador Luíz Carlos Heinze, Progressista, foi possível haver uma solução para o impasse.

Depois de ter sido confirmado que a o IEEOA seria a escola escolhida pelo SEDUC/MEC, houve uma reação muito forte de professores ligados ao PT, que em reunião na segunda-feira à noite, naquele educandário, praticamente viraram a mesa, ameaçando entrar na Justiça contra a escolha do local. Houve professor dizendo que não daria aula onde os militares estariam armados pelo corredor, num completo desconhecimento do projeto.

Intimidado pelos colegas, o professor Ernesto, viu esvair seu desejo de acolher a escola cívico militar, já que na terça-feira, o deputado Zucco, PSL, gravou um vídeo que viralizou nas redes sociais, anunciando que então a escola estava destinada para a Villaverde Moura, na vila Piola. Afinal, em setembro aquela comunidade havia feito uma consulta à favor da implantação do projeto.

O que mudou novamente é que o projeto só pode ser implantado em escolas acima de 500 alunos. Neste aspecto, pesou o IEEOA, porque preenche a maioria dos demais requisitos. O que ficou em aberto é que não havia sido feita uma consulta pública e foi exatamente isto que a pressão política de Alegrete reverteu nesta quinta-feira. A definição será sexta-feira que vem, porque os professores estão em greve, mas até lá existe a expectativa de que o quadro mude.

Professores, funcionários, pais e alunos poderão escolher se querem uma escola com a gestão apoiada por oficiais do Exército, com maior disciplina e investimento de R$ 700 mil em infra-estrutura e alunos usando uniformes, ou se o prédio continuará em risco, funcionando parcialmente, tendo um entorno perigoso, muitas vezes dominado por gangues rivais, como já aconteceu mais de uma vez nos últimos tempos. Professores de esquerda abominam esta idéia. Nas redes sociais, pais e familiares de alunos fazem um coro vibrante em favor da escolha do governo.

Nesta sexta-feira, dois grandes protagonistas deste projeto se encontrarão na cidade. O Deputado Zucco, que participa do abraço ao IEEOA agora à tarde, e o diretor geral da SEC/RS, Paulo Magalhães, que tiveram grande empenho para Alegrete se habilitar e não perder este investimento federal.

Da reunião no Executivo participaram os vereadores Vanda Dornelles, Glênio Bolsson, Celeni Viana, Luciano Belmonte, Leoni Caldeira, Míriam Suhre, Fermina (Fuca) Rudi Pinto e Moisés Fontoura.

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Educação

Escola Marquês de Alegrete vence Mostra Científica com projeto sobre energia solar

Alunos dos Anos Iniciais conquistam 1º lugar em Uruguaiana com estudo focado em sustentabilidade

Em 7 de novembro, a Escola Marquês de Alegrete ganhou destaque ao conquistar o 1º lugar na Etapa Regional da Mostra Científica das Escolas Públicas Estaduais, em Uruguaiana. O projeto vencedor, “Conhecendo a Energia Solar: Aprendendo sobre sustentabilidade desde cedo”, foi desenvolvido por alunos dos Anos Iniciais, sob a orientação das professoras Clarisse Nunes e Márcia Valério. Felipe Ribeiro, Diogo Santos e Renata Pereira apresentaram uma maquete e explicaram a importância da energia solar como alternativa sustentável.

O projeto visa ensinar o conceito de energia solar aos alunos, ressaltando sua importância para o uso responsável da energia e a preservação do meio ambiente. As professoras Clarisse Nunes e Márcia Valério destacaram a necessidade de conscientizar as crianças sobre sustentabilidade e o uso consciente dos recursos naturais, considerando o aumento da população e a demanda por esses recursos. A energia solar é apresentada como uma solução vital nesse cenário.

A iniciativa busca preparar as futuras gerações para enfrentar desafios ecológicos, promovendo o conhecimento sobre tecnologias sustentáveis e a conservação ambiental. Aprender sobre energia solar desde cedo é visto como essencial para formar indivíduos conscientes e agentes de mudança para um desenvolvimento equilibrado com a natureza.

O evento, que ocorreu em Uruguaiana, reuniu projetos de várias escolas públicas estaduais da região. O trabalho da Escola Marquês de Alegrete se destacou, mostrando o empenho e a dedicação dos alunos e professores envolvidos.

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Educação

Escola de Alegrete brilha em mostra científica em Uruguaiana

Ecobag, Cubo Mágico e Bombas de Semente destacam-se por suas contribuições à educação e ecologia

Recentemente, Uruguaiana foi palco de uma Mostra Científica, promovida pela 10ª Coordenadoria Regional de Educação. O evento, que reuniu estudantes, professores e membros da comunidade, teve como foco a disseminação de conhecimentos em ciência, tecnologia e sustentabilidade.

Dentre os diversos projetos apresentados pela Escola Dr. Romário Araújo de Oliveira, três se destacaram por suas propostas voltadas à solução de problemas ambientais e sociais: Ecobag, Cubo Mágico e Bombas de Semente.

O projeto Ecobag, intitulado “Mais que uma ideia, uma atitude”, é uma iniciativa das professoras Catiusia Carvalho e Mariana dos Santos, juntamente com os alunos Benjamin Ramos, Isabelli Oliveira e Yasmin Palau. O objetivo é diminuir o uso de sacolas plásticas, incentivando o uso de alternativas ecológicas.

A proposta visa promover um consumo mais consciente e sustentável, reduzindo assim o impacto negativo no meio ambiente.

Por outro lado, o projeto Cubo Mágico, liderado pelo professor Giliardi Dorneles e pelos alunos Victória Alves, Lauane Lee e Manuella Dornelles, utiliza o conhecido quebra-cabeça como uma ferramenta educacional.

O foco é no desenvolvimento cognitivo e motor de crianças e jovens, através da integração de conceitos matemáticos e lógicos, além de estimular habilidades como concentração, raciocínio espacial e resolução de problemas.

Já as Bombas de Semente, sob orientação da professora Luciane Palau e com a colaboração das alunas Fernanda Linck, Manuela Cruz e Nadine Teixeira, propõem uma técnica inovadora para o reflorestamento e recuperação de áreas degradadas.

Compostas por argila, terra e sementes, essas “bombas” permitem um plantio rápido e eficaz, contribuindo significativamente para a revitalização ambiental.

 

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Educação

Alunos promovem conscientização ambiental com jogos recicláveis

Estudantes da EMEB Saint Pastous criam atividades educativas usando materiais reutilizados para ensinar sobre sustentabilidade

Alunos da EMEB Saint Pastous, na Zona Leste, realizaram uma atividade de conscientização sobre reciclagem e cuidado ambiental em 08 de novembro de 2024. Estudantes dos 8º e 9º anos do ensino fundamental desenvolveram jogos educativos com materiais recicláveis para os alunos dos anos iniciais.

A professora de educação física Márcia Viana coordenou o projeto, visando promover aprendizado lúdico e enfatizar a importância da sustentabilidade.

Os jogos, criados a partir de garrafas PET, caixas de papelão e tampas plásticas, incluíram atividades como jogo da memória, pebolim e basquete. Essas atividades não só proporcionaram diversão, mas também educaram sobre práticas sustentáveis.

Márcia Viana destacou a ação como uma oportunidade de aprendizado diferenciado, reforçando a colaboração e os valores de sustentabilidade entre os estudantes de diferentes faixas etárias. “A iniciativa uniu conscientização ambiental e integração entre as turmas”, afirmou.

Através dessa experiência, os alunos mais velhos demonstraram como reutilizar materiais descartáveis em recursos pedagógicos, incentivando reflexões sobre consumo e descarte responsáveis.

O projeto exemplifica a integração da educação ambiental ao currículo escolar de forma interativa, aumentando a conscientização sobre questões ambientais.

 

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