Contato

Manchete

Lavoura de precisão na pauta da Abertura da Colheita de Arroz de 2019

 
A Abertura Oficial da Colheita do Arroz 2019 vai ter como destaque a inovação tecnológica com o objetivo de buscar alternativas que ajudem ao produtor a obter maior produtividade em suas lavouras. A Federação das Associações de Arrozeiros do Estado do Rio Grande do Sul (Federarroz) destaca o trabalho desenvolvido na preparação deste que é o maior evento da América Latina, em busca de mais informação e alternativas para o setor. Um dos objetivos é unir o setor em busca de soluções. O presidente da Federarroz, Henrique Dornelles, afirma que será o momento de colher inovação, tecnologia, diversificação e informação.
 
Entre as novidades a serem apresentadas nesta edição dentro das Vitrines Tecnológicas, estarão produtos desenvolvidos pela Embrapa e Instituto Riograndense do Arroz (Irga). O coordenador regional do Irga na Zona Sul, André Matos, junto com a equipe de extensionistas da instituição, está ajudando na organização do evento, e afirma que as Vitrines estão muito bem conduzidas. Informa que as de arroz já estão em estágio de diferenciação da panícula, estrutura que abriga as flores e posteriormente as espiguetas, e as de soja encontram-se todas semeadas e em pleno desenvolvimento. Lembra que o clima tem ajudado. “Estamos efetuando irrigação tanto no arroz como na soja, e com certeza apresentaremos vitrines excepcionais para os visitantes de toda a América Latina que irão participar da Abertura da Colheita do Arroz”, enfatiza.
 
Conforme o pesquisador da Embrapa, Giovani Theisen, como o tema será diversificação de culturas, foi criado um espaço adicional com tecnologias voltadas à integração lavoura-pecuária, onde serão mostradas uma coleção com nove diferentes espécies forrageiras de verão para os produtores que têm integração lavoura-pecuária ou atividade leiteira ou somente pecuária de corte. “São duas cultivares de capim elefante e outras forrageiras da classe dos panicuns. Um dos destaques é a BRS Estribo, que é um tipo de capim-sudão, que tem um período de pastejo bem superior ao milheto comum. Neste espaço será possível acompanhar o manejo de animais nestes tipos de forrageiras”, informa.
 
Theisen fala ainda que na parte do arroz serão mostradas as cultivares BRS Pampa CL, a Pampeira, e a BRS 701, que são os últimos materiais lançados pela Embrapa. Ressalta que também será apresentada uma cultivar de soja, a BRS 6203 RR, de ciclo médio e com uma boa capacidade produtiva. “Ainda dentro deste espaço da Embrapa, estaremos mostrando uma técnica de drenagem de solo com camaleões largos que possibilita fazer plantio direto naquelas áreas onde não entra o arroz, geralmente em áreas baixas que ficam encharcadas’, explica.
 
A 29ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz ocorrerá de 20 a 22 de fevereiro na Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS), com o tema “Matriz Produtiva: Atividade Diversificada, Renda Ampliada”. O evento conta com Patrocínio Premium do Irga, correalização da Embrapa e é uma realização é da Federarroz.
 
Imagens: arquivo do EQ/Colheita do Arroz em Alegrete
Publicidade
Comentários

Manchete

EXERCITO APOIA DEFESA CIVIL NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA

Guarnição Federal de Alegrete apoia a Defesa Civil de Alegrete na recuperação do Instituto Federal Farroupilha que foi afetado com o vendaval que ocorreu dia 08 de maio de 2025.

Militares das Unidades de Alegrete estão no Instituto Federal Farroupilha apoiando na recuperação para que com o menor tempo possível possa haver o retorno as aulas.

A Defesa Civil de Alegrete tem seu expediente de segunda e sexta-feira das 07:30 as 13:30 horas e está localizada na Praça Getúlio Vargas, 409, Centro – Prefeitura Municipal de Alegrete.
Telefones de contato – 3120-1065 , 991589544, 999566385.

 

Continue lendo

Manchete

Quatro traficantes pegam entre 25 e 29 anos de prisão cada um

Quatro acusados, três homens e uma mulher, foram condenados pelos crimes de tráfico de drogas e associação criminosa, conforme decisão do Juiz de Direito Rafael Echevarria Borba, da Vara Criminal da Comarca de Alegrete. As penas variam de 25 a 29 anos e seis meses de prisão, em regime inicial fechado.

A sentença, assinada neste domingo (11/5), acolhe parcialmente denúncia do Ministério Público Estadual, apontando que o grupo agiu em conjunto para realizar o transporte de 135 tijolos (cerca de 143 kg) de cocaína em meio a uma carga de arroz, em operação com origem em cidades da Fronteira Oeste gaúcha e destino à Região Metropolitana de Porto Alegre.

A droga, localizada e apreendida na passagem pela Unidade Operacional da Polícia Rodoviária Federal de Alegrete, em 6/8/24, no km 587 da BR 290, foi avaliada em mais de R$ 20 milhões.

Ainda de acordo com a denúncia, a atuação dos réus na região da fronteira fazia parte das atividades de facção da capital gaúcha, incluindo a organização do transporte intermunicipal de drogas (ligação da rota Uruguaiana-Itaqui-Alegrete com a Região Metropolitana).

Em operações policiais de investigação sobre o caso, foram encontradas drogas armazenadas em locais na cidade de Itaqui, e automóveis foram apreendidos.

Os quatro réus foram também acusados pela prática do crime de colaboração como informante, mas absolvidos, conforme o julgador, por esse crime não ser punido de forma autônoma por quem faz parte da associação criminosa e participa do tráfico de drogas.

Todos seguirão presos e não poderão recorrer da sentença em liberdade. Uma quinta pessoa denunciada foi absolvida de todos os crimes.

Na decisão, o magistrado considerou para elevação do tempo de pena a natureza da droga, de “alto potencial lesivo” e a elevada quantidade transportada.

Também citou que “a culpabilidade dos réus deve ser reconhecida como acentuada, considerando a premeditação com o transporte intermunicipal de drogas pela associação com a simulação de transporte regular de carga de arroz e, ainda, em concurso de agentes”, bem como por envolver criança e adolescente no transporte das drogas nos carros batedores, a fim de ludibriar a atuação policial, disse o Juiz Rafael Echevarria Borba.

Cabe recurso da decisão.

Continue lendo

Manchete

Defesa Civil atualiza o listão de prejuízos do pós-vendaval

 

Alegrete, 09 de maio de 2025 – 18h00 – O município de Alegrete foi fortemente atingido por um evento climático adverso, caracterizado por vendaval e chuvas intensas, resultando em enxurradas e diversos prejuízos.

O boletim mais recente da Defesa Civil de Alegrete, divulgado nesta quinta-feira, detalha as ocorrências e as ações em andamento.

Principais Danos e Áreas Afetadas:

 

Estruturas importantes sofreram destelhamento, incluindo o Instituto Federal Farroupilha (IFFAR) – Campus Alegrete, o Polo do Jacaqua e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alegrete. Além disso, residências em diversas áreas do município registraram destelhamentos e alagamentos.

A abrangência dos desastres é vasta, com registros de ocorrências nos bairros: Dr. Romário, Ayrton Senna 1, Nossa Senhora da Conceição, Anita Garibaldi, Maria do Carmo, Segabinase, Macedo, Vera Cruz, Prado, Vila Nova, Canudos, Rui Ramos, Vila Izabel, São João, Medianeira, Tancredo Neves, Centenário, Ibirapuitã, Promorrar, Bairro Assunção, Restinga, Porto dos Aguateiros e Rincão do 29.

Impacto na População:

A Defesa Civil estima que 120 pessoas e 25 famílias foram diretamente atingidas pelos eventos climáticos. Apesar dos danos, não há registro de famílias ou pessoas desabrigadas no momento. No entanto, 150 alunos residentes nos alojamentos do IFFAR precisaram ser realocados, caracterizando-se como pessoas desalojadas.

Outras situações de impacto incluem:

* Cinco famílias que ficaram ilhadas na localidade de São João, no interior do município.
* O IFFAR teve cerca de 1.500 alunos e 200 servidores afetados pela situação.
* No Polo Jacaqua, 47 alunos e 15 servidores foram impactados.

Resposta e Serviços Realizados:

Uma força-tarefa conjunta, composta pela Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria da Agricultura, Secretaria de Infraestrutura, Parque de Máquinas, Secretaria de Desenvolvimento Social, Gabinete do Prefeito, Guarda Municipal, Secretaria de Segurança e Setor de Iluminação Pública, está atuando intensamente.

Os serviços prestados incluem corte de árvores, vistorias em áreas afetadas e a entrega e colocação de lonas para a população atingida. Equipes da Prefeitura Municipal também estiveram levando atendimento a famílias que tiveram suas casas destelhadas no interior do município, nas regiões do Passo Novo e KM 29.

Situação do Rio Ibirapuitã:

O nível do Rio Ibirapuitã foi registrado em 7,63 metros às 18h00, estando em cota de atenção (que se inicia em 7,50 metros). A cota de alerta é de 8,50 metros e a cota de inundação é de 9,70 metros. O acumulado de chuva do período não foi detalhado no boletim.

Contatos para Informações e Ajuda:
A Defesa Civil de Alegrete pode ser contatada pelos telefones:
* (55) 3120-1065
* (55) 99158-9544
* (55) 99956-6385

A população é orientada a manter-se informada e seguir as recomendações das autoridades para garantir a segurança.

Continue lendo

Popular