Contato

Cidade

Depois de protestos servidores são recebidos pela administração municipal

Na manhã desta quinta-feira, a Administração Municipal, recebeu, no Salão Azul do Centro administrativo da prefeitura, um grupo de servidores municipais que faziam um protesto contra o estabelecido via Oficio Circular 01/2018, que implementa o cumprimento das 40h semanais para os servidores da Secretaria da Educação, conforme concurso prestado, dentre outras reivindicações. 

A comissão então se dirigiu ao gabinete do vice-prefeito Marcio Amaral que, após contato telefônico feito pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação, os aguardava desde as 8h.  O encontro durou mais de uma hora e teve as presenças da secretária de Educação e Cultura, Marcia Dornelles; do secretário de Segurança, Mobilidade e Cidadania, Luciano Pereira; do secretário de Desenvolvimento Econômico, Jesse Trindade Santos; da Procuradora do Município, Andréa Modesto e do chefe de gabinete da prefeita, José Rubens Rosa Pillar. 

A comissão era liderada pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação, que foi o porta-voz dos servidores, mas todos tiveram a oportunidade de se manifestar.            

O vice-prefeito Márcio Amaral, falou em nome da prefeita Cleni Paz da Silva, que por motivo de força maior não pode estar presente. O vice-prefeito, os secretários e a procuradora explicaram aos representantes dos servidores que o Município precisa reduzir o percentual do Índice de Pessoal pois, desde 2015 a prefeitura está com o índice acima do limite legal e hoje a educação já ultrapassa 80% dos seus recursos com pessoal, inviabilizando qualquer vantagem ou chamamento de pessoal.

Foi referido que com a queda de receita, este índice, que é calculado sobre a Receita Corrente Liquida do Município em relação ao que é gasto com a folha de pagamento, também cai e, para que os serviços prestados pela Prefeitura Municipal não sejam afetados sem ter que fazer novas nomeações, as 8h diárias precisam ser cumpridas. Desde o início da atual administração o quadro de pessoal já reduziu em quase 100 funcionários, em razão de aposentadorias e exonerações, mesmo assim, cortes ainda precisam ser feitos.

     

Márcio Amaral falou em abrir um diálogo maior, mas que é preciso o implementar as 8h diárias porque necessário se torna, olhar para o município como um todo. Enfatizou também que “a administração está fazendo as readequações necessárias e num primeiro momento, o cumprimento das 8h diárias vai criar um impacto, desacomodar algumas pessoas, mas que, diante da falta de pessoal, não há outra alternativa”. Ao final, o vice-prefeito fez o apelo para que os servidores retornem ao trabalho, comprometendo-se que vai encaminhar à senhora prefeita os assuntos tratados com os servidores e dará o devido retorno por escrito ao sindicato.

 

AS REIVINDICAÇÕES DOS SERVIDORES

 

Em ofício encaminhado neste dia 2 de agosto à prefeita Cleni Paz da Silva, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município encaminhou as reivindicações apontadas em assembleia realizada no dia 31 de julho:

  • Permanência das seis horas de trabalho, com publicação de decreto regulamentando as seis horas para todos os funcionários;
  • Plano de carreira para o funcionalismo;
  • Percepção da gratificação de difícil acesso;
  • Insalubridade para cozinheiros e atendentes;
  • Gratificação prometida para cozinheiras;
  • Os sábados trabalhados sejam pagos com hora extra;
  • Intervalo de almoço seja de uma hora;
  • Permanecendo as oito horas conforme ordem de serviço seja pago um salário equivalente e que todas as secretarias cumpram as oito horas.

 

  A POSIÇÃO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

 

Sobre o cumprimento das horas de trabalho dos servidores lotados nas escolas municipais (merendeiras, serventes, agentes administrativos, atendentes), em data de 13 de junho, a secretária Marcia Dornelles expediu ofício aos diretores de escolas determinando que, a partir de primeiro de agosto todos os servidores mencionados deverão cumprir seu regime de trabalho para o qual fizeram concurso e foram chamados. Para isso, a secretária arguindo que todo o servidor deve exercer suas atividades de acordo com a carga horária que consta no edital do concurso; que os professores e especialistas em educação já cumprem a sua carga horária de acordo com a legislação vigente (20 horas ou 40 horas); que a moralidade e a equidade no serviço público deve ser buscada sempre e que a medida se torna premente diante da necessidade existente de servidores nessas áreas.

 

Sobre os sábados trabalhados, foi exposto que estes, são letivos para professores e alunos e que, com o cumprimento das 8h de segunda-feira a sexta-feira, não valem para os servidores em questão. Sobre o plano de carreira para o funcionalismo, a secretária expôs que está aguardando a proposta do sindicato da classe para ampliar a discussão e chegar a um consenso. Sobre as demais reivindicações, a administração dará o devido retorno formalmente por escrito via sindicato.

Com informações do DPCOM/Prefeitura

 

 

Publicidade
Comentários

Cidade

FREDERICO ANTUNES DESTINA EMENDA PARLAMENTAR A APAE ALEGRETE

Trata-se de uma Instituição beneficente de apoio, prevenção e promoção de bem estar às Pessoas com Deficiência e do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

 

Na quarta-feira (2/4), Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a SJCDH firmou um termo de colaboração destinando recursos de emenda parlamentar, do Deputado Estadual Frederico Antunes, para a APAE Alegrete/RS. 

No total, foram direcionados R$ 75 mil para a Associação. Os recursos serão aplicados na contratação de serviços e multiprofissionais, como neuropsicopedagoga, psicólogo, assistente social, entre outros. A entidade atende em média 426 pessoas.

“É o nosso reconhecimento ao trabalho de excelência que é realizado pela nossa APAE Alegrete, que é uma referência regional”, destacou Frederico.

As Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais são instituições que prestam serviços educacionais e de apoio às pessoas com deficiência intelectual ou múltipla. No total, existem 206 APAEs no Rio Grande do Sul.

O secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabrício Peruchin; o Deputado Estadual, Frederico Antunes e a diretora-administrativa da Federação das APAEs do Rio Grande do Sul (FEAPAES), Lúcia Centena, participaram do ato de assinatura no Centro Administrativo do Estado (CAFF).

📸 Cristiano Guerra

Continue lendo

Cidade

Obra particular rompe rede e cinco bairros estão sem água.

Obra particular rompe rede de água, e abastecimento em cinco bairros deve retornar durante a madrugada

Uma obra particular rompeu uma rede de água na Rua Olegário Vitor Antônio José de Vargas, em Alegrete, na noite desta quarta-feira, 26, e o abastecimento foi interrompido na região da Coxilha e nos bairros Fronteira Oeste, Maria do Carmo, Novo Lar e Vila Inês.

A Corsan está realizando o reparos, com previsão de que o retorno do fornecimento de água ocorra durante a madrugada desta quinta-feira, 27, de forma gradual.

Para mais informações, podem ser usados os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), WhatsApp (51) 99704-6644 e ligações gratuitas pelo 0800.646.6444.

A Corsan está permanentemente disponível nesses canais e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.

Continue lendo

Cidade

MP consegue condenar a 30 anos autor de feminicídio em Alegrete

Após denúncia do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), o Tribunal do Júri em Alegrete condenou nesta terça-feira, 25 de março, a 30 anos de reclusão, homem que agrediu sua companheira até a morte no ano de 2023.

Na madrugada do dia 20 de novembro, após uma discussão com a companheira, o denunciado a espancou com diversos golpes pela cabeça e pelo corpo, fugindo logo após e deixando a vítima inconsciente e agonizando por horas, até ser encontrada por uma vizinha e socorrida pelo SAMU.

A mulher foi encaminhada ao hospital, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos, indo a óbito no dia seguinte.

O crime foi praticado por meio cruel, uma vez que o denunciado agiu com brutalidade desmedida ao espancar a vítima na região da cabeça, o que acarretou fratura do crânio e hemorragia cerebral, causando-lhe sofrimento desnecessário, e por razões da condição de sexo feminino (feminicídio).

“Os jurados foram chamados à responsabilidade de encerrar esse ciclo de violência em que a vítima se encontrava, garantindo a punição do responsável, e, ao acolher integralmente o pedido do Ministério Público, indicaram que a sociedade não tem mais nenhuma tolerância com a violência contra as mulheres”, destacou a promotora de Justiça Maura Lelis Guimarães Goulart, que atuou em plenário.

O juiz determinou a imediata execução da pena do condenado, que respondeu preso a todo o processo, e fixou indenização mínima de 30 salários mínimos em favor dos familiares da vítima, a título de reparação pelos danos morais provocados pelo crime.

Continue lendo

Popular