Contato

Paulo de Tarso

Quando vida ou morte depende da sorte, é porque estamos mal

A morte de um bebê de três meses, depois da mãe peregrinar com dois atendimentos na UPA, chocou os alegretenses.

Ela procurou o atendimento, mas ao que tudo indica, não foi o mais indicado.

O outro filho dela, de três anos, teve mais sorte. Foi atendido na mesma data, uma só vez. A médica pediu raio x, medicou, deixou em observação ministrou uma receita correta e ele está em recuperação.
O que faleceu, não recebeu este tipo de procedimento. Foi mais no olhômetro e não resistiu.

No final da tarde desta quarta-feira, de posse do documento de necropsia, a mãe foi novamente na DPPA e registrou outro B.O, desta vez por negligência médica.

O bebê faleceu por sépsis pulmonar. Uma pneumonia lateral, com extensão para o sangue. Um quadro grave que em horas evoluiu para agudo e culminou com o óbito.
A reportagem completa está nesta edição.

Mas o que fica evidenciado neste caso, é que o fim dos plantões pediátricos, que havia na Santa Casa e foram deletados na UPA, fazem muita falta e estão na raíz desta morte.

Se dois irmãos vão em busca de socorro e um depende de sorte pra ter um bom atendimento e outro é vítima de procedimentos questionáveis, temos aí algo grave e sério de uma gestão de alto risco para à população.

Não é um fato isolado, porque há menos de um mês um menor foi mutilado em Santa Maria, depois de uma sucessão de erros aqui em Alegrete.

Tem um giro fora do eixo no setor da saúde, onde faltam vários especialistas na rede básica e, consequentemente, baixa resolutividade nos postinhos.

A lista de queixas tem fila longa. Se o Prefeito eleito, Jesse Trindade, não botar o pé na porta e não acabar com o compadrio e à “cecesama” da Secretaria da Saúde, já na arrancada de seu governo, terá que rezar pra não ser cúmplice destas barbeiragens que custam vidas e sequelam o futuro de famílias inteiras.
A volta do plantão pediátrico é um destes casos.

Publicidade
Comentários

Paulo de Tarso

Finanças no modo Coração de Estudante

O projeto da Secretaria das Finanças que foi premiado pela FAMURS em primeiro lugar pelas boas práticas, no quesito de eficiência fiscal, é mais do que merecido. Jose Luís Cáurio é gestor qualificado, tem o grupo na mão, não se envolve em futricas palacianas, não disputada poder e está bem acima do nível de seus colegas.

Tem servidores motivados, e acolheu cinco acadêmicos da Unipampa, que fizeram toda a diferença.

Eles criaram um programa muito barato, eficiente e com ferramentas do Google para acessar qualquer endereço e equalizar o IPTU. O conceito é muito simples, e por isso mesmo, eficaz.

O contribuinte pode conferir os metros quadrados de área construída, em 3 G, em tempo real. Basta digitar o endereço e um scanner via satélite dá toda fica cadastral e define por área o valor do imposto.

Cáurio diz que o mérito todo é daquela moçada do Cadastro Imobiliário sendo 5 estagiários da Unipampa.
“Adquirimos computadores mais potentes e já mapeamos 40% da cidade identificando áreas construídas que não pagam IPTU e da mesma forma diminuindo os valores daqueles que diminuíram suas áreas construídas”.

Nesta viagem para receber o prêmio à equipe viajou numa Van, incluindo os 05 estagiários da Engenharia Civil da Unipampa.
Como eles não tem direito a diárias, Cáurio demonstrou seu reconhecimento, e assim, café e almoço saíram da diária do Secretário para que eles estivessem juntos no evento.

Continue lendo

Paulo de Tarso

Bebê nasce dentro de viatura da PRF em Eldorado do Sul

Que o pequeno Antony continue saudável e seja muito feliz_

Na madrugada desta quarta-feira (09), uma criança nasceu dentro da viatura da Polícia Rodoviária Federal em Eldorado do Sul. O carro dos pais estragou na BR 290 quando eles deslocavam para o hospital.

Por volta da 1h30 da madrugada, os Policiais Rodoviários Federais que estavam na Unidade Operacional de Eldorado do Sul deslocaram para apoiar um casal que estava com um Palio estragado junto ao canteiro central. No local logo perceberam que não era uma ocorrência simples: a passageira estava grávida e prestes a dar a luz.

A mulher de 28 anos, e seu marido, de 31, foram colocados na viatura da PRF, que seguiu rapidamente para Porto Alegre. Mas não deu tempo de chegar ao destino: com
o apoio dos policiais, o parto iniciou dentro da viatura em movimento, que foi desviada para a unidade de saúde de Eldorado do Sul. Lá, os enfermeiros e médicos de serviço terminaram o procedimento. O bebê demorou um pouco para chorar, trazendo tensão para a equipe, mas logo “abriu o berreiro” e acalmou todos.

Antony nasceu com saúde dentro da viatura da PRF, trazendo felicidade para os pais e para os policiais.

 

Javier, uns dos PRFs que participaram da ocorrência, apesar dos quase 30 anos de profissão, e dos 5 filhos já criados, nunca passou por algo parecido e se emocionou muito. Ele e o restante da equipe não veem a hora de reencontrar a criança que ajudaram a colocar no mundo.

Depois de comemorarem o nascimento, os policiais buscaram o carro estragado que ficou junto ao canteiro central e o deixaram em segurança no posto policial até a chegada do mecânico ou do guincho.

Continue lendo

Paulo de Tarso

Frio severo produz franja de gelo no interior de Alegrete

Alegrete amanheceu com Zero Grau Centígrado. O sol está encoberto por nuvens. Mas bem cedo ainda ele estava “dando às caras”.

O frio intenso produz imagens surpreendentes e curiosidades inéditas. Um morador da região dos Pinheiros, a uns 4km da area urbana, fez este registro incrível em sua propriedade rural.

Uma mangueira furada estava borrifando pequenos jatos dágua ao passar embaixo desta cerca. Neste amanhecer ele ficou espantado com o efeito das gotas sobre os arames, criando uma franja congelada devido à geada.

A MetSul alerta que o amanhecer nesta terça será excepcionalmente frio no Oeste, Centro, fronteira com o Uruguai, Campanha, Serra do Sudeste e o Sul gaúcho com geada forte a severa e mínimas em muitas cidades de -2ºC a -5ºC

Continue lendo

Popular