Contato

Estado

Novo regime prisional no RS foca em condenados por homicídios ligados a facções

Medida busca isolar líderes do crime organizado e reduzir índices de violência no estado, em esforço conjunto de autoridades

O Rio Grande do Sul inicia, nesta 2ª feira (04 de novembro de 2024), um regime de prisão diferenciado para indivíduos condenados por homicídios ligados ao crime organizado. A medida, resultado da cooperação entre o governo estadual, o Poder Judiciário e o Ministério Público, tem como objetivo isolar lideranças criminosas para diminuir os índices de homicídios no estado.

Este regime classifica os homicídios como “Crimes Violentos Letais Intencionais”, destacando a seriedade desses delitos e a importância de uma abordagem específica.

A estratégia adotada visa não somente punir, mas também prevenir que líderes de facções criminosas continuem a comandar atividades ilícitas de dentro das prisões.

A segregação desses indivíduos é vista como essencial para desmantelar as estruturas de comando e controle do crime organizado no Rio Grande do Sul. Com a implementação deste regime, espera-se uma redução significativa na capacidade dessas organizações de promover violência e intimidar a população.

O projeto é um esforço conjunto e multidisciplinar que envolve várias esferas do poder público. A colaboração entre o governo estadual, o Poder Judiciário e o Ministério Público exemplifica como a união de esforços pode resultar em soluções efetivas para o combate à criminalidade.

A iniciativa do Rio Grande do Sul pode servir de referência para outros estados que enfrentam problemas semelhantes com o crime organizado e a violência.

Publicidade
Comentários

Estado

Bloqueio total da ponte do Lageadinho em Vila Nova do Sul

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) alerta que está programado para este domingo (13), o bloqueio total da ponte sobre o Arroio Lajeadinho, no km 356,5 da BR-290/RS, em Vila Nova do Sul.  A interrupção de tráfego, em ambos os sentidos, ocorrerá das 8h às 12h.

 
A intervenção é necessária para execução de serviços de manutenção preventiva da estrutura. A autarquia reforça que até a conclusão dos serviços, não será permitido o trânsito de qualquer tipo de veículo sobre a ponte.

 
Durante o período de bloqueio, para quem se desloca no sentido Porto Alegre-Uruguaiana e vice-versa, o DNIT recomenda rotas alternativas. Uma delas é utilizar a BR-392/RS e a BR-158/RS, passando por Santa Maria.
 
Outra opção é seguir pelas BR-153/RS, BR-293/RS e BR-158/RS, passando por Caçapava do Sul, Bagé e Dom Pedrito, até retornar à BR-290/RS.
Continue lendo

Estado

UFSM libera a lista oficial dos nomes dos sete mortos no acidente de ônibus

Com profundo pesar, a Universidade Federal de Santa Maria recebeu a confirmação do falecimento de sete estudantes do curso de Paisagismo do Colégio Politécnico no acidente ocorrido na cidade de Imigrante, no Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul.

O acidente ocorreu na manhã desta sexta-feira (4) durante viagem para uma visita técnica ao cactário Horst, na mesma cidade.

A UFSM se solidariza com familiares e amigos de Dilvani Hoch, Elizeth Fauth Vargas, Fátima E. R. Copatti, Flavia Marcuzzo Dotto, Janaina Finkler, Marisete Maurer, Paulo Victor Estefanói Antunes.

A força tarefa entre Prefeitura Municipal de Santa Maria, Defesa Civil, Brigada Militar, Ministério Público Estadual e UFSM permanece em contato com as famílias para auxiliá-los com encaminhamento dos trâmites legais e apoio psicológico.

Fonte;
Rádio Web Região Oeste Santa Maria rs

Continue lendo

Estado

TJRS nega recurso da Aegea Corsan e determina Perícia Contábil em Erechim

 
O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) rejeitou, na tarde de segunda-feira (31), o agravo apresentado pela Aegea Corsan, em uma decisão que contou com o respaldo de nota conjunta da sociedade civil enviada ao Ministério Público.
 
Com isso, foi mantida a determinação para a realização de uma perícia contábil, que irá apurar o valor real de uma possível indenização envolvendo a concessionária e o município de Erechim.
 
A empresa reivindica mais de R$ 100 milhões, alegando que o montante seria devido pela prefeitura.
A decisão judicial representa um marco no processo de concessão dos serviços de água e esgoto da cidade.
 
Paralelamente à vitória no tribunal, a consulta pública para a concessão avança, abrindo caminho para que a prefeitura publique o edital em breve. A perícia, a ser conduzida por uma empresa contratada pela Agência Reguladora de Erechim (AGER), terá a missão de esclarecer se o município de fato deve à Aegea Corsan ou se, ao contrário, a concessionária deixou de cumprir investimentos previstos, gerando déficits na infraestrutura local.
 
O desfecho do levantamento contábil será decisivo para definir os rumos da disputa e os próximos passos da gestão dos serviços essenciais em Erechim.
Continue lendo

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular