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Pavimentação urbana em debate no CEA

Especialistas discutem técnicas e materiais sustentáveis para pavimentação, com destaque para a palestra do engenheiro Luciano Pivoto Specht

Em Alegrete, um evento relevante para o setor de engenharia e urbanismo ocorreu em 25 de outubro de 2024, reunindo especialistas e interessados para discutir sobre pavimentação. A Construtora Alegretense organizou a palestra no Centro Empresarial de Alegrete, destacando-se pela participação do engenheiro Luciano Pivoto Specht. Specht, com pós-doutorado na França, doutorado pela UFRGS e professor na UFSM, abordou temas de engenharia civil, focando em pavimentações, geotecnia e transportes.

 

O evento contou com a presença de engenheiros, membros da UNIPAMPA, professores e estudantes de engenharia civil, técnicos da prefeitura, a secretária de Planejamento Érica Vargas, o presidente da Câmara Municipal, Moisés Fontoura, e o prefeito eleito Jesse Trindade Santos. Luiz Henrique, diretor da Construtora Alegretense, conduziu a conversa, onde Specht realizou uma análise sobre os diversos tipos de pavimentos.

Specht destacou a necessidade de pavimentos duráveis e impermeáveis, criticando a prática de operação tapa-buracos e enfatizando a importância de planejamento hidrológico.

Ao discutir as vantagens e desvantagens do uso de asfalto e blocos intertravados, apontou o asfalto como uma opção vantajosa pela facilidade de manutenção e melhoria contínua. Além disso, ressaltou a escolha de materiais de pavimentação que minimizem o impacto ambiental.

 

DESMISTIFICANDO PAVIMENTOS

VERDADE OU MITO?

1) O pavimento intertravado em blocos de concreto, é mais barato do que o pavimento em CBUQ, pois
não precisa da execução de camadas de Sub-base e Base.

R:É mito! O pavimento intertravado, corretamente dimensionado pelo seu projetista, possuirá as
mesmas camadas de estrutura que o pavimento em CBUQ, ou seja, as mesmas camadas de
subbase em macadame e base de brita graduada simples, do contrário, ambos os pavimentos
apresentarão patologias. O que ocorre é que, comumente, os 2 tipos de pavimentos são comparados
de maneira equivocada, atrelando ao pavimento asfáltico o custo das camadas de subbase e base,
mas não fazendoomesmo para o pavimento em Bloco Intertravado e, portanto, passandoa falsa
ideia do pavimento em bloco ser mais barato.

2) O Pavimento Intertravado auxilia na drenagem da Pista, pois é mais permeável.

R: É Mito. O último lugar onde se quer a presença de água, é sob o pavimento, pois a presença de
água abaixo do pavimento ocasionará a perda da capacidade de suporte da estrutura do pavimento,
logo, se o pavimento intertravado fosse significativamente permeável, a ponto de auxiliar a drenagem
urbana, ele implodiria!!! Justamente para evitar a presença de água sob o pavimento em bloco
intertravado, é tão importante caprichar na declividade e na drenagem deste tipo de pavimento, pois
quandoa drenagem da pista é negligenciada e a água penetra no pavimento, ocorrem os
afundamentos que, por vezes, vemos neste tipo de pavimento!!

SEÇÕES TIPO DOs PAVIMENTOS EM CBUQE PAVER:

Seção Tipo
Pavimento em CBUQ

6 cm CBUQ (ASFALTO)
15 cm Brita Graduada Simples
15 cm Macadame

Seção Tipo
Pavimento INTERTRAVADO- PAVER

8 a 10 cm Bloco (PAVER)
5 cm Colchão de Areia

15 cm – Brita Graduada Simples
15 cm Macadame

 

 

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Segurança pública de Alegrete une forças contra o câncer de mama e violência

 Palestras e demonstrações de defesa pessoal marcam evento de conscientização com apoio do GABM e autoridades locais

Um evento voltado para a conscientização sobre o câncer de mama e a violência doméstica reuniu mulheres da segurança pública e convidadas no salão social do Corpo de Bombeiros na segunda-feira, 28 de outubro (28.out.2023).

A iniciativa, coordenada pela Capitã Amanda Cavalcanti Mello de Paula do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (1º BPAF), contou com a participação de figuras importantes como o Capitão Marques, da Patrulha Maria da Penha, e o Capitão Lançanova, comandante de Alegrete. O Grupo de Apoio à Brigada Militar (GABM), liderado por Vanessa Moraes, também apoiou o evento.

A programação incluiu palestras sobre saúde feminina, com ênfase na prevenção e tratamento do câncer de mama. Maria de Fátima Castro Mulazzani, da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde, destacou a importância do diagnóstico precoce. “Não é o câncer que mata, e sim o diagnóstico tardio,” afirmou, ressaltando a maior chance de cura quando a doença é identificada cedo.

Além da saúde, o evento abordou a defesa pessoal com uma demonstração pela soldado Borges do Exército Brasileiro. A soldado Elizabeth Yuri Matsuki, instrutora do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), e a nutricionista Camila Nogueira Marques contribuíram com informações sobre saúde, condicionamento físico e cuidado mental.

 

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Sem habilitação, motorista faz manobra arriscada, capota e fere crianças

 Motorista sem habilitação tenta economizar combustível com técnica perigosa, resultando em acidente na Avenida Tiaraju. O acidente deixou passageira ferida após tentativa de economia de combustível

 

Um veículo tombou na Avenida Tiaraju, Zona Leste de Alegrete, em 30.out.2024, após uma manobra arriscada do motorista. O incidente ocorreu quando o condutor, sem habilitação, tentou economizar combustível desengatando o veículo e desligando a chave, o que levou ao travamento da direção.

O acidente aconteceu enquanto o motorista, um homem de 57 anos, dirigia em direção ao centro da cidade. O Ford Fiesta subiu na calçada, colidiu contra uma mureta e a tela da Secretaria de Agricultura, resultando em seu tombamento.

Além do motorista, estavam no carro sua filha, que relatou dores no pé e foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) devido à sua condição de hipertensa, e duas crianças, netas do condutor, que não sofreram ferimentos.

O acidente mobilizou o Corpo de Bombeiros, a Guarda Municipal e a Brigada Militar. A identidade da passageira ferida foi inicialmente confundida, mas confirmada posteriormente como sendo a filha do motorista pela Brigada Militar.

O veículo sofreu danos significativos, e o motorista foi autuado pela Brigada Militar pela falta de habilitação e pela gravidade da situação.

IMPORTANTE SABER…

Este evento destaca os riscos de práticas inadequadas de condução, como desengatar o veículo e desligar a chave em movimento, uma tentativa de economizar combustível que pode ter consequências perigosas.

A falta de habilitação do motorista adiciona preocupação ao incidente, ressaltando a importância de seguir as regulamentações de trânsito e possuir a devida autorização para dirigir.

A educação sobre práticas seguras de condução e a conscientização sobre os perigos de manobras arriscadas são fundamentais para prevenir acidentes e garantir a segurança de todos nas vias.

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QUEDA DA MARQUISE. Sobrosa disse que erro foi coletivo e assume sua responsabilidade

Uma marquise caiu de um prédio, no centro de Alegrete, nesta madrugada, por volta da 1h30. O prédio construído pela Construtora Sotrin. Ninguém saiu ferido. O prejuízo é de grande monta. No local, rua Vasco Alves, esquina com a General Sampaio, funcionam várias lojas.

 

https://www.youtube.com/watch?v=jZPWWGyWeqk&t=12s

O engenheiro dono da construtora, Jorge Sobrosa, disse que desde o início da madrugada está no local. Sobrosa afirmou que não houve abalo na estrutura do prédio e nem da garagem. A marquise era fixada no piso da garagem e cedeu. Jorge Sobrosa, avalia que houve erro coletivo e que como engenheiro assumia a responsabilidade sobre a queda.

Ao mesmo tempo agradeceu à Deus em não ter havido nenhuma vítima.
Durante toda a manhã houve trabalho de rescaldo e o trânsito fpi interrompido na quadra onde está edificado o prédio.
O prédio tinha dois conjuntos de marquises. A superior é que tombou. Os operários fizeram escoras para as partes que resistiram nas marquises de baixo, que fixavam às placas das lojas, porque no trabalho de restauro, a marquise ainda suspensa deverá ser arrancada da parede.
Os estabelecimentos comerciais não funcionam nesta segunda-feira. O trabalho de rescaldo vai continuar, tanto pra intervenção de retirada do que não tombou, quanto da marquise fixada na rua General Sampaio, que está parcialmente avariada.

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