Cidade
42ª Feira do Livro de Alegrete será realizada em OUTUBRO na Praça Getúlio Vargas
Nesta edição, a feira mudou de local, passando a ser realizada na Praça Getúlio Vargas e no seu entorno. No centro, ficarão os stands dos livreiros, editoras e universidades. Nas transversais, serão montados espaços específicos para atividades artísticas, como:
• Espaço Infantil: Local voltado a sessões de contações de histórias e bate papos voltados à literatura para crianças. Nomes já confirmados: Eleonora Medeiros (Uruguaiana); Barbara Catarina (POA); Karina Maia (Santa Maria), Juliana Correia (RJ), dentre outros;
• Espaço Biblioteca Pública Mário Quintana: Local voltado às atividades literárias desenvolvidas pela biblioteca pública;
• Palco Pocket: Espaço para pequenas apresentações acústicas e recitais poéticos;
• Espaço dos Escritores e Escritoras: Local de exposição e comercialização de livros de escritores e escritoras que estarão no evento, bem como um espaço de convívio, trocas e bate papos sobre as obras expostas.
O palco principal ficará localizado na lateral da praça e receberá as apresentações das escolas, contações de histórias, espetáculos teatrais e musicais. As atividades formativas também receberão uma atenção especial. A comissão organizadora prevê uma variedade de oficinas, painéis, palestras e rodas de conversas a serem realizadas nos casarões que circundam a praça e na URCAMP. Os espaços serão organizados por temáticas e formatos:
• Museu José Pinto Bicca de Medeiros: Após receber uma restauração, o
espaço será destinado a atividades literárias regionais, oferecendo
oficinas, rodas de conversas, painéis e exposições. Nomes já confirmados:
Gujo Teixeira (Lavras do Sul); Marília Kosby (POA); Juliana Flor (Jaguarão),
dentre outras;
• Palácio Rui Ramos: Espaço voltado a atividades literárias como rodas de conversas e oficinas. Nomes já confirmados: Élvio Gonçalves (Caxias do Sul), Karina Maia (Santa Maria); Barbara Catarina (POA); Sérgio Rosa (Venâncio Aires); Gabriela Silva (POA), dentre outros;
• URCAMP: O salão de atos da universidade receberá painéis e palestras. Nomes confirmados: Escobar Nogueira (Santa Maria); Gabriela Silva (POA); André Soltau (SC), dentre outros;
• Museu Oswaldo Aranha: Receberá exposições literárias, como Mostra Literária Paulo Leminski, dentre outras.
Com mais tempo de organização, o evento ganhará em qualidade e atrações, atendendo as capacitações e formações literárias com mais diversidades temáticas, além dos projetos escolares, universitários e de instituições parceiras a serem melhor contemplados.
A Feira do livro contará ainda com diversas intervenções cênico literárias, como “Poesia em Movimento (Poemas de Brecht em cortejo)”– Grupo Tia / Canoas; Projeto “Bala_Vras” de Daniel Viana (RJ), além do Cine 8D, Trem Cultural e Kid Play.
O editor, professor e escritor alegretense, radicado em Santa Catarina, André Soltau, será o Patrono desta edição, ficando encarregado de levar o Lampião do Conhecimento (símbolo que marca a abertura da feira). André Soltau é também historiador (UFSM/RS), Mestre em Educação(UFSC/SC). Desenvolve trabalhos de pesquisa tendo como recorte imagens, memória e cultura contemporânea. Atuou por 20 anos como Professor Universitário no curso de História, Publicidade e Propaganda, Produção Audiovisual, Pedagogia, Música e Jornalismo. Foi criador e coordenador do projeto Escola de Formação Permanente Paulo Freire em Blumenau, de 1996 a 2001, espaço que ofertava formação continuada para aproximadamente 4000 profissionais da educação. Foi também consultor da ONU/MEC coordenando o grupo de ciências humanas entre 2010 e 2013, grupo responsável pela construção dos textos sobre os direitos de aprendizagem no Ensino Fundamental.
HOMENAGEADA ESPECIAL
A homenageada especial será para a professora e coreógrafa Elza Mello, em virtude de seus 25 anos à frente da Escola de Dança Ballet Coppélia. Responsável por homenagear celebridades da área poética e política, a coreógrafa Elza Mello possui um currículo impecável na área da dança clássica, pois desde a tenra idade estudou ballet clássico, com diversas professoras de renome internacional, sendo que na sua adolescência, participou de audições e aulas, até mesmo com uma das primeiras bailarinas do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Nora Esteves (atualmente diretora).
ESCRITOR HOMENAGEADO
O alegretense, radicado em Caxias do Sul, Élvio Gonçalves será o Escritor Homenageado. Élvio Gonçalves deixou a sua terra natal para viver em Porto Alegre aos 18 anos. Na capital dos gaúchos, teve os seus primeiros contatos com o mundo da propaganda. Mais tarde mudou-se para Caxias do Sul, onde exerceu a profissão de publicitário, escrevendo textos para comerciais de rádio, jornal e televisão. Foi
Secretário de Turismo, Coordenador de Comunicação da Prefeitura de Caxias do Sul e Diretor da TV Câmara Caxias. Ativista cultural e apaixonado pelo cinema, Elvio coordenou projetos que promoveram a exibição de filmes nacionais em dezenas de municípios do Rio Grande do Sul. Publicou os livros: Trazmundo e Pegavento – Romance; A Árvore de Colher Estrelas – Infantil; Celeste, a Ovelha Azul – Juvenil (HQ); Romeu sem Julieta – Romance; Conversas Roubadas – Crônicas.
INSTITUIÇÃO HOMENAGEADA
Este ano, a feira do livro inova e homenageará instituições que colaboram com a disseminação do livro e da leitura em Alegrete e, em 2023, a Sociedade Literária Rui Neves receberá a distinção pelo incansável trabalho desenvolvido nos últimos anos na cidade.
A Sociedade Literária foi criada em 2006 e reestruturada em 2018 com o objetivo de unir pessoas da comunidade na prática da escrita e da leitura. Além dos encontros, realizados mensalmente, o grupo promove sarau poéticos, oficinas literárias, projetos de incentivo à leitura, além de colaborar em eventos literários e culturais realizados no município. É composta por professores, estudantes, artistas, escritores e demais pessoas interessadas na arte da escrita.
Abaixo, confira os links para inscrições nos lançamentos de livros, bem como de livreiros e editoras
Cidade
NESTA QUINTA-FEIRA: AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTIRÁ DESCONTOS DE MULTAS E JUROS NO PROGRAMA PROFIS 2024
O evento ocorrerá às 15h, no Plenário Gaspar Cardoso Paines, na Câmara de Vereadores
A Câmara Municipal de Alegrete convida a comunidade para participar, nesta quinta-feira, 21 de novembro de 2024, da audiência pública sobre o Programa Profis 2024, promovida pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final.
O encontro discutirá o Projeto de Lei Ordinária 59/2024, apresentado pelo Poder Executivo, que estabelece condições especiais para regularização de débitos com o município. O programa prevê anistia de multas e juros sobre créditos da Fazenda Pública Municipal, de natureza tributária e não tributária, vencidos até 31 de dezembro de 2023, destinados a pessoas físicas e jurídicas com dívidas ativas e/ou judicializadas.
A audiência pública é uma oportunidade para que a população conheça os detalhes do projeto, tire dúvidas e contribua com sugestões. Além disso, o evento será transmitido ao vivo pela TV Câmara, garantindo acesso àqueles que não puderem comparecer presencialmente.
Cidade
Alegrete celebra padroeira com vasta programação religiosa
Eventos começam em 29 de novembro, incluindo carreatas e missas temáticas, com apoio da Prefeitura e Secretaria de Turismo. Nossa Senhora da Conceição Aparecida promete unir e abençoar a cidade
A cidade de Alegrete anunciou, em um evento na noite de 14.nov.2024 (5ª feira), no salão Paroquial, uma programação extensa para celebrar a sua padroeira, Nossa Senhora da Conceição Aparecida.
As festividades, com início em 29.nov, contam com o apoio da Prefeitura de Alegrete e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Prometem momentos de fé, tradição e união para a comunidade local.
As celebrações começarão com uma carreata às 18h, partindo do trevo do arco na Cidade Alta, seguida de uma missa com benção ao Alegrete às 19h, no dia 29.nov. Esta sequência de eventos simboliza a união e a fé da comunidade.
A programação inclui missas temáticas dedicadas a diferentes grupos da comunidade ao longo da semana seguinte. No dia 3 de dezembro, às 19h, haverá uma missa com benção às famílias, com a presença da Paróquia de Manoel Viana. No domingo, às 10h, uma missa abençoará os produtores rurais do Município, e às 19h, uma missa será dedicada aos integrantes do comércio e empreendedores de Alegrete.
Durante a semana, as celebrações continuarão com missas voltadas para profissionais de diversos setores, incluindo construção civil, indústrias, agroindústrias, militares, seguranças, educação, cultura, tradicionalistas e profissionais de saúde. O encerramento das festividades será no domingo, com uma Santa Missa na igreja Matriz às 10h, marcando o fim de uma semana de celebrações.
Cidade
Sesc apresenta espetáculo maranhense no CC
O Sesc Alegrete promove, no dia 19 de novembro, terça-feira, o espetáculo “Maria Firmina dos Reis, uma voz além do tempo”, do grupo maraense Núcleo Atmosfera de dança-teatro.
Parte do circuito Palco Giratório Sesc pelo País, a apresentação acontece no Centro Cultural Adão Ortiz Houayek (Praça Osvaldo Aranha, 100), a partir das 20h. Os ingressos podem ser retirados na unidade do Sesc (Andradas, 71) mediante doação de um litro de leite.
O espetáculo “Maria Firmina dos Reis, uma voz além do tempo” faz uma releitura sobre a vida e obra da primeira mulher a escrever um romance no Brasil, Maria Firmina dos Reis.
Em paralelo à vida de Maria Firmina, a atriz Júlia Martins trás a sua história de vida e de outras mulheres e homens pretos que se intercalam com a história de vida de Maria.
Arte Sesc – É um dos pilares prioritários para o Sesc/RS e tem como propósitos a valorização da arte e a disseminação da cultura para a sociedade de forma democrática e acessível, com ações que proporcionem a formação de plateias dos mais diferentes públicos.
Dessa forma, promove atividades culturais de teatro, música, artes plásticas, circo, literatura e cinema, com uma intensa troca de experiências para ampliar o acesso à produção artística.
-
Cidade4 anos atrás
Cavalarianos desfilam pelas ruas do Alegrete em homenagem ao 20 de Setembro
-
Polícia4 anos atrás
Racismo em Alegrete. Idosa é gravada xingando com injúria racial
-
Manchete3 anos atrás
Jovem médica alegretense morre em acidente na 290
-
Polícia6 meses atrás
Acidente fatal faz vítima fatal mulher jovem de 28 anos
-
Esportes2 anos atrás
Pauleira em baile viraliza nas redes sociais
-
Polícia1 ano atrás
Advogada é surpreendida por depoimento de Emerson Leonardi
-
Cidade5 anos atrás
Folia e diversão no enterro dos ossos da descida dos blocos 2020
-
Polícia4 anos atrás
Atualizado. Carro com placas de Alegrete é esmagado por Scânia em Eldorado