Contato

Paulo de Tarso

Lixo atirado, postinho sem médico e avenida com buraqueiras. Eita..

 

Dias de chuva a rotina das buraqueiras na avenida Bráz Faraco ficam ainda pior. O local se transformou ao longo dos anos como um porto seco para o transbordo de arroz.

Ali chegam cargas e saem caminhões carregando arroz industrializado na arrozeira Pilecco. Faz anos.

 

Como a prioridade de pavimentação asfáltica é com dinheiro de emendas parlamentares, o local foi atirado à própria sorte. Azar os moradores do bairro Prado, que são obrigados a enfrentar um calçamento precário e irregular.

 

Em dias como esta quinta-feira, de chuva cobstante, o cenário é este das fotos desta reportagem. E sem perspectiva de melhora no curto prazo.

SEM LOCAL PARA DEPOSITAR O LIXO ELE É ATIRADO EM VALETA

 

Por total falta de local para o depósito de resíduos sólidos, e por uma política de coleta seletiva que ficou só pela metade, o sistema municipal da gestão do lixo é um solene fracasso.

Recém passou a Secretaria de Meio Ambiente esta parte da gestão municipal que era atribuição da Infra-Estrutura. 

O Ministério Público vem exigindo solução à Prefeitura, que muito se reúne, conversa, mas não apresenta solução prática.

Resultado: o lixo é levado até o portão do antigo aterro sanitário. Como está desativado e proibido de funcionar, as pessoas atiram ali mesmo no acostamento, como mostea a foto desta quinta-feira.

NA PIOLA, A UBS ESTÁ SEM ATENDIMENTO MÉDICO

Unidade Básica de Saúde da Vila Piola está sem médico. A população de quatro bairros da área estão sem poder se tratar e sem referência onde buscar atendimento.

Não por acaso  a UPA, que tem contratualizado 150 atendimentos diários não baixa de uma média de 180. Baixa resolutividade em alguns postinhos acaba por criar um funil no serviço de urgência e emergência.

Esta sobrecarga só vem piorando nas últimas semanas. Na live Página 2 desta quinta-feira, uma moradora do bairro denunciou esta situação.

Paulo de Tarso Pereira, atua na área desde o final da década de 1970. Alegretense, formado na UFSM, já trabalhou nas maiores empresas do Sul, como Correio do Povo, RBS, A Notícia e JSC, bem como foi coordenador do Canal Rural e editor na Record/SP. A retornar para Alegrete, na virada do ano 2000, fundou o jornal EQ, e hoje é o jornalista responsável por todas as plataformas, que inclui site, redes sociais e edição on line do EQ.

Publicidade
Comentários

Paulo de Tarso

PRF realiza entrega de mantimentos para comunidade em Uruguaiana

Na manhã desta quinta-feira (09), a Polícia Rodoviária Federal realizou a entrega de mantimentos na Vila de São Marcos, uma comunidade ribeirinha próxima à barragem Sanchuri, em Uruguaiana. Os mantimentos foram distribuídos aos moradores que saíram de suas casas devido à elevação do nível da água, que já estava próximo de deixar a vila de São Marcos ilhada.

A entrega foi agilizada devido à urgência da situação, com a água subindo rapidamente. Os mantimentos incluíram água, alimentos não perecíveis, fraldas infantis e geriátricas, roupas e ração, todos doados pela sociedade e empresas locais.

Continue lendo

Paulo de Tarso

Bispo da Diocese é nomeado arcebispo de Cascavel

Na manhã desta quinta-feira (02/05), o Papa Francisco, nomeou dom José Mário Scalon Angonese, atual bispo de Uruguaiana (RS), como arcebispo de Cascavel (PR).

A Diocese de Uruguaiana é grata a Dom José Mário por esses quase 7 anos de pastoreio vividos com dedicação, amor e zelo próprios do pastor que cuida do rebanho, a exemplo do Bom Pastor.

Quem conviveu com Dom José Mário conheceu, na prática, o que é a humildade e a sinodalidade! Um bispo acessível a todos que o procuravam, sem distinção. Sempre fez questão de trabalhar ouvindo as equipes e os conselhos, deixando-se ajudar, sem atropelar os processos.

Entregamos ao povo de Cascavel/PR, um presente de Deus, um pastor com cheiro de ovelhas, humano e sinodal! Que seu pastoreio na Arquidiocese de Cascavel seja fecundo, comprometido, como sempre o fez, com a causa do Reino de Deus!

Continue lendo

Paulo de Tarso

Ponte de Itaqui é interrompida e motoristas devem fazer uma grande volta

[⛔BR 472
-Km-515, Uruguaiana, interdição total, da Ponte sobre o Rio Ibicuí, na BR 472/RS, por tempo indeterminado, até que o nível do rio baixe a um nível seguro. O bloqueio ocorreu a partir das 16 horas, desta segunda-feira (23). A medida foi dada por precaução, pois a água do Rio Ibicuí alcançou o nível das longarinas da ponte.

 

 Para sair de Itaqui, somente pela BR 472, em direção a São Borja e, ou pela BR 472, entra na ERS 529, passa por Maçambará e vai até a BR 287, em direção a Santiago.

 

Já no limite entre Alegrete e Maçambará, também no rio Ibicuí, a Balsa do Mariano Pinto está sem funcionar pelo mesmo motivo. O rio está muito cheio e o porto está submerso.

Continue lendo

Popular