Contato

Mulher

Atos do dia 8 de Março no Brasil: conheça cidades participantes


source
Atos do dia Internacional da Mulher
Agência Brasil

Atos do dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher é um dia de comemoração e reivindicação dos  direitos femininos, sendo marcado tradicionalmente por protestos ao redor de todo o país. Veja em quais cidades os atos irão ocorrer.

Norte

Pará

Belém – Praça da República – 8 de março, às 17h Marabá – Praça São Francisco – 8 de março (horário a definir) Amapá Macapá – Praça Floriano Peixoto – a partir nas 19h

NORDESTE

Alagoas

Maceió – Praça dos Martirios – 8 de março, às 8h

Bahia

Salvador – Campo Grande – 8 de março, às 14h

Ceará

Fortaleza – Praça do Ferreira, 8 de março, às 14h

Paraíba

João Pessoa – 8 de março, às 15h

Maranhão

São Luís – Praça Deodoro, às 15h

SUL

Rio Grande do Sul Porto Alegre – Esquina Democrática – 8 de março, às 18h

Leia Também

Leia Também

Santa Catarina

Florianópolis – Ticen – 8 de março, a partir das 12h Chapecó – Praça Central – 8 de março, das 9h às 13h Joinville – Praça da Bandeira – 8 de março, às 18h Lages – Associação de Moradores e Amigos do Bairro Popular – 8 de março, com atividades das 9h às 17h São Miguel do Oeste – Praça Municipal Walnir Bottaro Daniel – 8 de março, às 9h

Paraná

Curitiba – Praça Santos Andrade – 8 de março, concentração a partir das 16h30 Londrina – Calçadão – 8 de março, às 17h30 Apucarana – Praça Rui Barbosa – 8 de março, às 18h

SUDESTE

Espírito Santo

Vitória – Praça Costa Pereira – 8 de março, às 14h

Minas Gerais

Belo Horizonte – Praça da Liberdade – 8 de março, às 16h30 Juiz de Fora – Praça da Estação – 17h Uberlândia – Praça Ismene Mendes – 8 de março, às 16h30 Ipatinga – Praça Primeiro de Maio – 8 de março,  8h às 15h Barbacena – Centro – Praça dos Macacos 8 de março, às 16h Ponte Nova – Praça dos Palmares – 8 de março, às 17h Divinópolis – Quarteirão fechado da Rua São Paulo – a partir das 15h30 Fora Bolsonaro, Mourão e Zema e pela cassação de Arthur Duval

São Paulo

São Paulo – MASP – 8 de março, às 16h

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro – Candelária – 8 de março, às 16h

CENTRO-OESTE

Distrito Federal

Brasília – Museu da República- 8 de março, às 18h30

Goiás

Goiânia – Catedral Metropolitana – 8 de março, às 9h

Fontes: PSOL / Resistência Feminista. 

Fonte: IG Mulher

Publicidade
Comentários

Mulher

Câncer de Mama: Proposta estabelece prazo para substituir implantes mamários

 

Com o objetivo de garantir bem-estar e dignidade às pacientes com câncer de mama, o deputado Gustavo Victorino protocolou, na Assembleia Legislativa, Projeto de Lei 350/23 que estabelece prazo para procedimentos cirúrgicos e garante acompanhamento às mulheres em tratamento.

A proposta determina o limite de 30 dias para substituição do implante mamário sempre que ocorrerem complicações inerentes à cirurgia de reconstrução da mama, bem como garante o acompanhamento psicológico e multidisciplinar especializado às pacientes que sofrerem mutilação total ou parcial de mama decorrente do tratamento de câncer.

Conforme o parlamentar, a proposição, que modifica o Estatuto da Pessoa com Câncer no Rio Grande do Sul (Lei nº 15.446/20), é um direito previsto na Lei Federal (no 14.538/2023), garantindo assim, um cuidado integral e humanizado à saúde da mulher: “Física e emocionalmente, o câncer de mama é devastador para a mulher e é nessa hora que o suporte médico e psicológico deve se fazer presente”, pontua o deputado Gustavo Victorino.

 

Crédito: Paulo Garcia Agência ALRS

Continue lendo

Mulher

Bolsonaro sanciona lei de enfrentamento à violência contra às mulheres

Está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (5), a Lei 14.330/22 que inclui o Plano Nacional de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher como instrumento de implementação da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social.

A norma determina a previsão de ações, estratégias e metas específicas sobre esse tipo de violência que devem ser implementadas em conjunto com órgãos e instâncias estaduais, municipais e do Distrito Federal, responsáveis pela rede de prevenção e de atendimento das mulheres em situação de violência.

Depois de passar pela Câmara, o texto foi aprovado pelo Senado em março, como parte da pauta prioritária da campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher.

Continue lendo

Mulher

Filha de Temer revela que já foi estuprada

Luciana Temer, filha do ex-presidente Michel Temer, contou que foi vítima de estupro durante um assalto, quando tinha 27 anos. A revelação foi feita durante entrevista para a apresentadora Angélica, em seu canal no YouTube Mina Bem-Estar.

“Eu tinha 27 anos, havia saído recentemente do cargo de delegada em uma delegacia da mulher. A coisa mais natural do mundo seria registrar a ocorrência, mas não registrei. Eu pensava que nunca iriam achar, então para que me expor?”, desabafa.

Ela confessa que se arrependeu de não ter registrado a ocorrência na época e pede que as vítimas não façam o mesmo e denunciem. “A cura começa pela linguagem. A gente precisa falar para descobrir que não estamos sozinhas. Enquanto não rompermos o silêncio, essa realidade se manterá.”

Luciana é diretora do Instituto Libertas, que atua no combate à violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil.

A cada ano, mais de 500 mil casos de exploração sexual infantil são registrados no País, sendo 70% ocorridos dentro de casa e estima-se que apenas 10% dos casos seja notificados.

Continue lendo

Popular