Contato

Esportes

Palmeiras bate Santo André em casa


O Palmeiras recebeu a equipe do Santo André no Allianz Parque na tarde deste sábado (19) e venceu por 1 a 0, gol de Raphael Veiga, de pênalti, aos 33 do primeiro tempo, pela 8ª rodada antecipada do Paulista (seu sexto compromisso na competição). Com o resultado, o Verdão reforçou os números de detentor de melhor aproveitamento de todos os times que disputarão a Série A do Campeonato Brasileiro em 2022:89% (seis jogos, sendo cinco vitórias e um empate, com 10 gols marcados e apenas um sofrido). Desta forma, o Alviverde segue invicto na temporada 2022 – as partidas da Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2021 não entram na conta, já que fizeram parte da temporada passada.

Clique aqui para ver a ficha técnica, estatísticas e tudo sobre o jogo!

Dentro casa, o retrospecto palmeirense é ainda melhor: 100% de aproveitamento – dos clubes que disputarão a Série A neste ano, apenas o Red Bull Bragantino, o Atlético-MG, o Botafogo e o Cuiabá também ostentam essa marca. Como mandante na atual temporada, o Verdão superou, pela ordem, o Grêmio Novorizontino (3 a 0), o Água Santa (1 a 0) e agora o Santo André (1 a 0).

Com o único gol sofrido em jogos válidos pela temporada 2022, aliás (no empate por 1 a 1 contra o São Bernardo), o Alviverde também se destaca nesta temporada dentre as agremiações que fazem parte do Campeonato Brasileiro Série A: tem a melhor defesa, sendo que, como mandante, é um dos quatro times que ainda não foram vazados.

De quebra, com a vitória, o Palmeiras foi a 16 pontos na competição e é o time que lidera o torneio de forma geral. Com o resultado, o Verdão manteve sua marca de ser, isoladamente, o time que mais venceu no Paulistão 2022 até aqui – cinco vezes (seguido do Corinthians e do Bragantino, ambos com quatro triunfos, mas que ainda jogam pela rodada neste final de semana), além de possuir o melhor saldo de gols: nove (marcou dez gols e sofreu um), seguido do Corinthians, com cinco de saldo (o rival marcou dez vezes e foi vazado cinco no Paulista).

Especificamente no que tange os números contra o rival da vez, o Maior Campeão do Brasil seguiu melhorando seu ótimo retrospecto ante o time andreense: agora em 45 jogos, venceu 24, empatou 14 e perdeu apenas sete, marcando 65 gols com o de hoje e sofrendo 36 ao todo.

Em decorrência do resultado, o recorde de vitórias seguidas do confronto Palmeiras e Santo André também foi atualizado: agora são seis vitórias seguidas para o Verdão (algo inédito – quanto ostentava cinco, marca atingida no jogo anterior, já era uma façanha atingida pela primeira vez no histórico do duelo). Antes, o máximo de triunfos seguidos emplacados no histórico Palmeiras e Santo André havia sido de quatro vitórias diretas entre 1992 e 2004 e entre 2006 e 2009. A série invicta atual começou em 2011. E agora também são sete duelos invictos contra o clube do ABC no retrospecto geral, pois antes da sequência de seis triunfos seguidos (já contando o de hoje), houve um empate entre os clubes.

E não para por aí. Em sua casa, considerando qualquer forma que a atual arena esmeraldina já possuiu outrora, está é a 21ª vez que o Palmeiras recebe o Santo André, tendo vencido 14 vezes contra somente três reveses sofrido – outros quatro duelos terminaram empatados (fez 38 gols e sofreu 20). O primeiro jogo no estádio palmeirense contra o Santo André aconteceu em 1982, duelo amistoso com vitória alviverde por 1 a 0 (gol do boliviano Aragonés).

E se considerados apenas os jogos disputados pelo Paulistão entre os times na casa do Verdão, este foi o duelo de número 17, agora com 12 vitórias do Palmeiras, dois empates e três vitórias do adversário. Levando em conta somente o período Allianz Parque (desde 2014), o Alviverde tem 100% de aproveitamento contra o Santo André: venceu em 2018 por 3 a 1 (gols de Willian, Lucas Lima e Keno), em 2020 (gols de Felipe Melo e Marcos Rocha), e, agora, por 1 a 0 (gol de Raphael Veiga).

Não bastasse isso, o clube esmeraldino defendeu mais uma marca relevante diante da equipe do Grande ABC: a de ter perdido uma única vez nos últimos 36 anos em jogos de Campeonato Paulista, pois, desde o revés por 1 a 0 de 02/10/1985, no Palesta Italia, Palmeiras e Santo André disputaram, pelo Estadual, 22 jogos com este. E neste meio tempo, o único revés Alviverde foi registrado em uma partida de 2010 (portanto, nos últimos 36 anos, pelo Paulista, contra o Santo André, foram 16 vitórias, cinco empates e um único triunfo andreense).

Coletivamente, a equipe do Palmeiras foi se acertando ao longo do primeiro tempo e passou a fazer ótima partida taticamente. Individualmente, méritos para o goleiro Weverton, que fez pelo menos duas grandes defesas que poderiam mudar o rumo do jogo.

Ainda nos aspectos individuais, vale ressaltar a frieza de Raphael Veiga, que, inclusive, ampliou uma marca pessoal impressionante: o meia segue sem jamais ter perdido pênalti pelo clube, seja no tempo regulamentar ou em disputas eliminatórias: foram 17 cobranças com essa, sendo 15 convertidas durante os 90 minutos de jogo e duas convertidas em decisões por penalidades máximas. Antes dessa, última cobrança convertida havia acontecido no duelo contra o Chelsea-ING pela final do Mundial de Clubes, no último sábado (12).

Além disso, Veiga se tornou o primeiro jogador ter marcado gol em todas as competições que o Palmeiras jogou sob o comando do técnico Abel Ferreira. Ele ainda não tinha marcado no Paulistão com o treinador português, sendo que, em todas as outras competições disputadas (Libertadores, Copa do Brasil, Brasileiro e Mundial, inclusive Recopa Sul-Americana e Supercopa do Brasil), o meia havia deixado sua marca anteriormente.

Destaque também para Marcos Rocha, que alcançou uma marca relevante em sua carreira e também na história do Verdão. Com o duelo desta tarde, o lateral-direito chegou a 186 partidas pelo clube e, com isso, ultrapassou o número de jogos de outro lateral histórico do Verdão: Roberto Carlos, que atuou 185 vezes pelo clube pelo lado esquerdo. Agora, Rocha ocupa, de forma isolada, a décima posição na lista dos laterais que mais jogaram pelo Palmeiras em toda a história.

O JOGO

O Palmeiras começou a partida demonstrando que iria dominar as ações do jogo desde o apito inicial, mas já nos primeiro minutos o Santo André se mostrou ser um adversário que não iria dar moleza ao Verdão e passou, logo nos minutos iniciais, a golpear o time da casa. Criou duas jogadas de ataque, aos três e aos seis minutos, com Thallyson, mas as bolas enfiadas não foram bem sucedidas no terço final do campo. O primeiro grande susto veio aos oito minutos, em tentativa de Giovanny, que pegou bem de fora da área, obrigando o goleiro Weverton a fazer linda defesa.

Aos 12, novamente o Santo André chegou com perigo e, em um chute de Dudu Vieira, a defesa palmeirense trabalhou e afastou para escanteio, por cima do travessão. A partir dali, o Alviverde passou a ligar o sinal de alerta e cresceu na partida.

Chances alviverdes foram criadas com Rony, aos 17, e Danilo, aos 22, em investidas na velocidade. E após exercer certa pressão, o Alviverde teve uma penalidade máxima marcada a seu favor: toque de mão do zagueiro andreense após bola cruzada na área adversária.

Após análise do VAR, a arbitragem concedeu a penalidade ao Verdão e, para a cobrança, partiu Raphael Veiga, de pé esquerdo, que não desperdiçou: chutou alto, no meio do gol do goleiro Jefferson Paulino, abrindo a contagem. (Palmeiras 1×0 Santo André)

Até o fim do primeiro tempo, praticamente só deu Palmeiras, salvo um chute venenoso rasteiro de Dudu Vieira que obrigou o goleiro Weverton a fazer mais uma ótima intervenção. Com vantagem no segundo tempo, o Alviverde manteve a tranquilidade e trabalhou a posse de bola (que, aliás, foi equilibrada na partida).

Na etapa final, as melhores chances foram do Palmeiras: com Jailson, aos 17, que recebeu em velocidade, mas a bola bateu nas costas – quase surpreendendo o arqueiro adversário, e depois aos 36, em jogada coletiva após cobrança de escanteio na qual não sobraram jogadores palmeirenses para finalizar.

Até o fim da partida, o Verdão manteve o resultado sem grandes sustos, e Abel Ferreira, no decorrer do segundo tempo, promoveu a entrada de Wesley na vaga de Rony, no ataque, aos 27 minutos; de Rafael Navarro no lugar de Danilo, aos 32; de Breno Lopes no lugar de Raphael Veiga (eleito o craque da partida pela organização do torneio), aos 42; simultaneamente a entrada do volante Patrick de Paula no lugar do atacante Dudu, trazendo consistência defensiva ao time do Palmeiras, que saiu vencedor pela contagem de 1 a 0.

Publicidade
Comentários

Esportes

Boxeador de Alegrete conquista título gaúcho neste domingo

Luan dos Santos Neves de 22 anos, atleta da equipe Boxe Roots de Alegrete, fundada em 2015, venceu um certame de boxe em Uruguaiana neste domingo.

A equipe é treinada pelo instrutor Arian Santana Lencina com experiência de 15 anos de boxe e 13 anos como professor. A dupla conquistou neste dia 15 de outubro de 2023, na cidade de Uruguaiana, o Cinturão de Campeão Gaúcho de Boxe na Categoria 75kg, luta contra o atleta Yoel da Rosa, do Uruguai, treinado por Cusso Castro mestre da academia IL 6 boxe de Quaraí.

 

 

O cinturão foi conquistado em uma luta bem difícil, onde o trabalho técnico do atleta alegretense se sobressaiu. Com esquivas bem colocadas frustrando os ataques pesados do uruguaio e golpes contundentes que causaram sangramento no adversário, forcando a paralizaçao para atendimento em 2 momentos. Uma luta que foi decidida de forma unânime em favor do atleta Luan Neves.

 

O Campeonato Gaucho de Lutas é um evento que reúne os seguintes esportes: boxe, kick boxe e muay thay. Durante todo o dia ocorreram muitas lutas com atletas de todas regiões do estado, incluindo 2 equipes argentinas e 3 equipes uruguaias.

As disputas foram realizadas no Ginásio Municipal de Uruguaiana, no parcão. O evento teve apoio do secretário do esporte da cidade junto ao professor Emerson Bastos, idealizador do evento que já vai para sua 4° edicao.

A Equipe Boxe Roots de Alegrete já possui o Cinturão de 2022 na categoria dos pesados e neste 2023 nos médios 75 kg.

 

Continue lendo

Esportes

Equipe alegretense de vôlei feminino é segundo lugar no ranking regional

🏐💪 Orgulho e superação! Assim pode ser sintetizada a equipe feminina de vôlei, VFA, que representa Alegrete e brilhou neste domingo, dia 21, durante a terceira etapa da Liga Gaúcha em Uruguaiana. Foi uma jornada emocionante, repleta de grandes desafios e muita determinação.

O evento contou com a participação de equipes de Alegrete, Uruguaiana, Manoel Viana e Bagé, todas demonstrando um excelente nível técnico e competitividade. A batalha foi intensa, e com muita garra e trabalho em equipe, as atletas alegretenses conquistaram o título de vice-campeãs!

 

Parabéns a todas as jogadoras da VFA, que se dedicaram incansavelmente em cada partida, mostrando sua paixão pelo esporte e o comprometimento em representar nossa cidade.

O talento e a habilidade de cada uma de vocês foram fundamentais para alcançarmos esse resultado expressivo.

Destaque, também, para a líbero Bruna Moraes, que foi premiada como a melhor defesa do torneio. Sua agilidade, precisão e inteligência tática brilharam em cada lance, sendo uma referência para toda a equipe. 

A equipe também agradece o apoio e o carinho de todos os nossos torcedores, que estiveram presentes em cada momento, vibrando e incentivando a equipe. “Vocês são essenciais para nossa motivação e sucesso”!

Seguimos em frente, cada vez mais fortes e determinadas a alcançar novas conquistas. A VFA está preparada para enfrentar novos desafios e representar nossa cidade com muito orgulho. Juntas, somos imbatíveis!

Empresas locais que apóiam o projeto: Posto primeiro, funerária paraíso e Point 10 lancheria
O VFA está em segundo lugar no ranking regional da LGV

Continue lendo

Esportes

Caiqueiros de Alegrete participam de evento nas Missões

Neste último feriado, de 21 a 23 de abril, ocorreu o I Encontro Missioneiro de Caiaques no Rio Piratini, promovido pelo Grupo de Caiaqueiros de São Luiz Gonzaga.

 

Os caiaqueiros Marcel Hastenpflug, Rogério Valle e João Batista, do grupo Tropeiros de Capincho, estiveram representando Alegrete no evento. O encontro contou com a participação de 117 caiaqueiros de 24 municípios do Estado, que percorreram 42 km do Rio Piratini nos três dias do evento.

Marcel, como organizador do I EICAPAMPA – Encontro Internacional de Caiaqueiros no Pampa, que ocorreu aqui no nosso Ibirapuitã em novembro, comenta que o Encontro Missioneiro em sua primeira edição, já se destacou como um dos maiores e mais bem organizados do Rio Grande do Sul, e passa a contemplar o calendário de Encontros de Caiaqueiros que ocorrem no Estado.

 

Relembra também que a segunda edição do EICAPAMPA já está com data marcada e em planejamento, devendo ocorrer entre os dias 17 a 19 de novembro em nosso município. O Kayak Fishing é um dos esportes que mais vêm crescendo no mundo, e no Rio Grande do Sul esta tendência está se mantendo.

Continue lendo

Popular