Contato

Saúde

Escolas enfrentam problemas causados pela evasão escolar na pandemia


source

BBC News Brasil

Professores sala de aula escola máscara
Rovena Rosa/Agência Brasil

Professores sala de aula escola máscara

Crianças na fase de alfabetização (5 a 9 anos) e crianças mais pobres estão entre as mais afetadas pelas perdas de tempo de ensino ocorridas durante a pandemia, aponta um novo estudo recém-publicado pela FGV Social, que levanta a preocupação com “sequelas de longo prazo bastante fortes” nas futuras gerações.

A partir de dados do IBGE (das pesquisas Pnad Covid e Pnad Contínua trimestral), os pesquisadores Marcelo Neri e Manuel Camillo Osorio observaram que, entre as crianças de 5 a 9 anos, houve o maior aumento de evasão escolar, ou seja, de crianças que deixaram de ser matriculadas na rede de ensino – fazendo o Brasil retroceder mais de uma década nesse indicador.

É nessa faixa etária que as crianças estão finalizando a educação infantil e cursando os primeiros anos do ensino fundamental – portanto, passando pelo período crítico da alfabetização.

A evasão, que antes da pandemia (até o último trimestre de 2019) era de 1,41% entre as crianças de 5 a 9 anos, subiu para 5,51% no último trimestre de 2020.

Quase um ano depois, no terceiro trimestre de 2021, quando muitas escolas já estavam ao menos parcialmente abertas, mesmo assim a evasão se manteve em patamares bem acima do nível pré-pandemia, em 4,25%.

“Os mais novos saíram mais da escola e retornaram menos aos bancos escolares”, adverte Neri à BBC News Brasil.

Na fase de alfabetização, a presença próxima do professor costuma ser particularmente importante. Além disso, as crianças dessa faixa etária são as mais afetadas pela pobreza e pela desconectividade no Brasil, aponta o pesquisador – e esses fatores podem ajudar a explicar o distanciamento da escola no momento em que o ensino migrou para o ambiente remoto.

Para Marcelo Neri, que é diretor do FGV Social, especialista em mensuração de desigualdades e ex-ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, o fato de tantas crianças dessa idade terem saído da escola e muitas não terem voltado ainda reforça a importância de se vacinar essa faixa etária.

Ter os filhos vacinados pode dar segurança para os pais voltarem a matriculá-los e para favorecer a recuperação escolar das crianças mais vulneráveis e que mais perderam aulas e estímulos, avalia o pesquisador.

“Mas não temos todo o tempo do mundo para isso”, argumenta ele, lembrando que, historicamente, poucas matrículas são feitas depois do primeiro trimestre.

Então, quanto mais crianças dessa faixa etária forem vacinadas nos próximos dois meses, maiores as chances de mitigar a evasão, pondera.

Tempo de estudos dos mais pobres cai pela metade em relação há 15 anos

De uma perspectiva otimista, as crianças de 5 a 9 anos ainda têm muitos anos de ensino básico pela frente, então há tempo para recuperar as perdas sofridas nos últimos dois anos, afirma Neri.

Mas, por enquanto, do ponto de vista do tempo de aula que deixou de ocorrer, “o epicentro do impacto (da pandemia sobre a educação) é onde ele é mais danoso no longo prazo: entre as crianças menores e entre as mais pobres”, afirma Neri.

Isso porque outro dado preocupante levantado pelos pesquisadores é que, entre os alunos de 6 a 15 anos pertencentes ao Bolsa Família – portanto, os alunos de menor renda -, o tempo médio dedicado para os estudos em setembro de 2020, no auge da pandemia, foi de apenas 2 horas e um minuto.

Para efeitos comparativos, isso é a metade do tempo médio (de 4 horas e um minuto) que alunos da mesma faixa etária e de renda dedicavam aos estudos diariamente em setembro de 2006.

Os alunos da rede privada também tiveram perdas significativas de horas de aula, embora menores: dedicaram por dia em média 3 horas e 6 minutos aos estudos em setembro de 2006, quase uma hora e meia a menos do que 15 anos atrás (4h e 30 minutos).

Leia Também

Os alunos de menor renda também relataram dez vezes mais problemas de oferta de materiais didáticos e atividades escolares, em comparação com alunos das classes mais altas – e esse problema foi mais grave em Estados do Norte do país.

A soma desses impactos em grupos vulneráveis na educação “é realmente um passo para trás, que deixará sequelas de longo prazo bastante fortes”, afirma Neri.

Como isso prejudica o Brasil

As consequências ainda precisarão ser mensuradas no futuro – e, como pesquisadores se esforçam em ressaltar, ainda podem ser mitigadas, com investimentos e políticas de apoio à educação -, mas trata-se de menos estímulos, menos oportunidades de acumular conhecimento e de reduzir as desigualdades sociais que recaem sobre as crianças de baixa renda.

Se já havia preocupação com a baixa produtividade do Brasil mesmo diante de décadas de avanços na educação básica, “como vai ser agora que a educação andou para trás?”, questiona o pesquisador Marcelo Neri.

As crianças na etapa correspondente ao ensino fundamental 1, em particular, precisarão de atenção especial das políticas públicas.

A Unicef (braço da ONU para a infância) e a Cenpec Educação estimaram que, das mais de 5 milhões de crianças e adolescentes que estavam sem acesso à educação no Brasil em novembro de 2020, cerca de 40% tinham entre 6 e 10 anos de idade.

Um ponto importante é que, antes da pandemia, essa era a etapa de ensino que mais havia avançado no Brasil, tanto em universalização de acesso – ou seja, quase todas as crianças dessa idade estavam frequentando a escola – quanto em progressos no ensino, superando metas oficiais em grande parte do país.

“Em todas as séries para as crianças mais novas, a tendência (até a pandemia) era de redução da evasão. Mas agora paramos de melhorar e também andamos para trás”, afirma Marcelo Neri.

O preocupante é que os períodos da educação infantil e dos primeiros anos do ensino fundamental são fases importantíssimas do desenvolvimento da criança – seja cerebral, cognitivo e comportamental. “É uma grande janela de oportunidade do desenvolvimento”, prossegue Neri – o que explica a importância de desenvolver estratégias para reverter as perdas da pandemia.

Percepção sobre educação de qualidade

Embora o ensino do mundo inteiro tenha sofrido duramente com a pandemia, os dados coletados pela FGV Social indicam que as crianças brasileiras foram mais prejudicadas do que a média global – tanto porque as escolas passaram mais tempo fechadas por aqui do que em grande parte do mundo, como porque não foram destinados recursos públicos suficientes para ajudar a mitigar as perdas.

Pelo contrário: segundo a ONG Todos Pela Educação, o orçamento e a execução do Ministério da Educação com a etapa básica de ensino foram, em 2020, os menores em uma década.

Uma pesquisa feita pela Gallup em 40 países sobre percepção da qualidade da educação durante a pandemia, em 2020, em comparação com o ano anterior, mostra que essa percepção piorou em todo o mundo, mas em índices quatro vezes maiores no Brasil do que na média mundial.

E caiu, particularmente entre os brasileiros mais pobres, a percepção de que as crianças estavam tendo oportunidades de crescer e aprender durante a pandemia – em índices também superiores à média global.

“O Brasil nos tempos da pandemia ampliou uma série de desigualdades presentes, com consequências futuras”, conclui Marcelo Neri.

Fonte: IG SAÚDE

Publicidade
Comentários

Saúde

HOSPITAL SANTA CASA DE CARIDADE RECEBE EMENDA DO DEPUTADO FREDERICO ANTUNES

Nesta quinta-feira (22/5), o Hospital Santa Casa de Caridade de Alegrete, recebeu a confirmação do pagamento de uma emenda parlamentar de autoria do deputado estadual Frederico Antunes (Progressistas), no valor de R$ 200 mil. O recurso será utilizado para equipar a nova UTI Adulto, que irá contar com 10 novos leitos intensivos.

No total, o Avançar na Saúde já investiu R$ 10,2 milhões na Santa Casa, que foi o único hospital do estado beneficiado em todas as fases do programa. Além dos R$ 2,2 milhões do ambulatório e da casa de acolhimento, outros R$ 980 mil foram repassados para a construção da UTI. A previsão da direção do hospital é de que seja concluída até o final do ano.

“Só tenho a agradecer ao governador Eduardo Leite e a secretária Arita por mais essa parceria com a área da saúde do nosso Alegrete”, destacou Frederico Antunes. Todos esses recursos tem qualificado ainda mais os serviços prestados pelo hospital, que atualmente recebe 72% dos pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Continue lendo

Saúde

Vacinação contra a gripe é ampliada para todas as idades em Alegrete

Alegrete agora oferece a vacina contra a gripe para toda a população a partir dos seis meses de idade

A medida segue a decisão da Secretaria Estadual de Saúde (SES) de liberar a imunização para todas as faixas etárias. De acordo com Juliana Michael, chefe da vigilância epidemiológica de Alegrete, os moradores podem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para se vacinar e devem verificar os horários de funcionamento de cada unidade.

Até a última quinta-feira, 15 de maio, Alegrete alcançou uma cobertura vacinal geral de 32,25%. As taxas de vacinação para os grupos prioritários são: 37,66% entre idosos, 15,21% entre crianças e 30,39% entre gestantes. A meta do município é atingir 90% de cobertura nesses grupos.

No Rio Grande do Sul, mais de 1,4 milhão de pessoas já receberam a vacina contra a gripe este ano, o que representa 28,5% de cobertura entre crianças, idosos e gestantes. Para reforçar os estoques nos municípios, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) está distribuindo mais 703 mil doses de vacinas às coordenadorias regionais da SES.

A ampliação da vacinação para todas as idades visa aumentar a proteção da população contra a gripe, especialmente com a chegada do outono e inverno, períodos de maior circulação do vírus.

A vacina é segura e eficaz na prevenção das formas mais graves da doença e suas complicações. Portanto, procure a UBS mais próxima e garanta sua proteção e a de sua família.

Continue lendo

Saúde

Governador entrega veículo para Coordenadoria da Saúde

Na sexta-feira, 14 de fevereiro, o governador Eduardo Leite entregou 50 veículos novos à Secretaria da Saúde (SES) em Porto Alegre

Os veículos, sendo 25 sedans e 25 caminhonetes 4×4, custaram cerca de R$ 8,1 milhões, com recursos do Estado e do governo federal. Destinados às 18 coordenadorias regionais da SES e ao nível central, os carros visam melhorar a prestação de serviços de saúde.

 

A cerimônia contou com autoridades, como o próprio Governador Eduardo Leite, o deputado Frederico Antunes e a Secretária da Saúde, Arita Bergmann.

Entre os beneficiados estava a 10ª Coordenadoria de Saúde, representada por Haracelli Fontoura.

 

 

Continue lendo

Popular