Contato

Meio Ambiente

Pesquisador e ferramenta da Unipampa avaliam situação de risco do Capitólio/MG

A equipe do projeto de pesquisa Biblioteca Virtual de Geologia do Brasil – coordenado pelo professor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Felipe Guadagnin, – participa da avaliação de risco na região de Capitólio, em Minas Gerais, local onde ocorreu o desabamento de rochas em cânion, na barragem de Furnas, ocasionando a morte de dez pessoas, no último sábado, 8.
 
A avaliação ocorre de forma virtual, por meio da produção de modelos 3D das escarpas do cânion, onde podem ser observadas as fraturas das rochas e os principais locais de risco geológico.

Conforme o pesquisador e coordenador do projeto, professor Felipe Guadagnin, a avaliação busca “identificar as zonas mais frágeis e os blocos que estão em risco de queda iminente, além daquele que caiu no sábado”. Além disso, o docente destaca que “a avaliação dos riscos geológicos é de fundamental importância para a definição de uma estratégia de gestão turística segura”.

Sobre o projeto

Biblioteca Virtual de Geologia do Brasil tem como objetivo documentar o patrimônio geológico brasileiro, por meio do uso de ferramentas virtuais, desenvolvendo o ensino e a pesquisa em geociências. Além de pesquisadores da Unipampa, o projeto conta com colaboradores de outras instituições e apoio da Sociedade Brasileira de Geologia – Núcleo RS/SC. O acervo virtual disponibilizado pelo projeto está disponível em: www.brgeo.org.

Publicidade
Comentários

Meio Ambiente

Inpe divulga a área alagada em Alegrete feita por satélite

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) começou a disponibilizar, desde a última sexta-feira, na Carta Internacional Espaço e Grandes Desastres, os primeiros mapas que mostram a extensão da inundação no Rio Grande do Sul.

O registro revela a área inundada pelo rio Ibirapuitã, em Alegrete, em 02 de maio.

Os dados, para o mapeamento da área inundada em Alegrete, foram adquiridos pelo satélite canadense RCM, na última quinta-feira (2).

Desde a última semana, foi acionado o Programa Disasters Charter. Trata-se de um consórcio de instituições e agências espaciais que fornece dados orbitais em situações de emergências causadas por desastres naturais em todo o mundo.

As agências espaciais que trabalham dentro do Charter unem forças para adquirir imagens de satélite o mais rápido possível. Após algumas horas da Ativação ocorre a entrega dos primeiros produtos, permitindo extrair informações dos dados de sensoriamento remoto.

Os dados são disponibilizados para os usuários autorizados que acionam equipes para a resposta em campo aos desastres permitindo a busca, o salvamento e a avaliação de danos.

Por Juner Vieira doutor/pesquisador do INPE

Continue lendo

Meio Ambiente

Saiba o que fazer em caso de alagamentos e inundações

Em situações de chuvas intensas e risco de alagamento, é fundamental que moradores de zonas suscetíveis a cheias adotem medidas preventivas para evitar situações de risco à vida e danos ao patrimônio.

* Se puder, permaneça em casa;
* Esteja atento aos boletins meteorológicos e alertas de emergência emitidos pelo Estado;
* Siga as instruções das autoridades locais e utilize as rotas de evacuação recomendadas;
* Evite o deslocamento para regiões afetadas;
* Se morar em área de risco, abandone o local com antecedência;
* Separe os documentos importantes e embale-os em sacos plásticos;
* Ao sair desligue a chave geral de eletricidade, água ou gás;
* Evite atravessar as águas de carro ou a pé;
* Se ficar isolado em local inseguro, chame imediatamente o Corpo de Bombeiros (193);
* Encha recipientes com água potável para uso em caso de interrupção no fornecimento.

*O que fazer se estiver dirigindo durante uma inundação*

* Não enfrente cursos d’agua com correnteza, pois você e seu veículo podem ser arrastados;
* Caso seja surpreendido por uma inundação, fique atento ao nível de água observando os demais veículos:
* Se o nível da água tiver ultrapassado o meio da roda, desligue o veículo, desça e, a pé, procure um lugar seguro para permanecer;
* Se o nível da água tiver ultrapassado o nível da porta, desça pela janela do carro, suba ao teto do veículo e pegue um cinto de segurança para se segurar até a chegada do resgate;
* Somente siga dirigindo, com a atenção redobrada, se o nível da água estiver abaixo do nível da roda.

Fonte: Defesa Civil estadual

Continue lendo

Meio Ambiente

Já choveu 128mm em Alegrete segundo a Defesa Civil

Boletim Defesa Civil Alegrete
Data: 01/05/2024
Horário: 08h00
Nível do rio Ibirapuitã: 10,35m (em elevação)
Cota de inundação: 9,70m
Cota de alerta: 8,50m
Cota de atenção: 7,50m
Total de pessoas atingidas: 10
Total de famílias atingidas: 3
Famílias desabrigadas: 2
Pessoas desabrigadas: 8
Famílias desalojadas: 1
Pessoas desalojadas: 2
Abrigos ativos: Ginásio IEE Oswaldo Aranha
Bairros atingidos: Vila Nova e Santo Antônio
Contatos: (55) 3120 1065/ (55) 991589544
Observação: *Acumulado de chuvas nas últimas 24h: 56.2mm 48h: 128.2mm 72h: 128.2mm (fonte CEMADEN). *As mudanças estão sendo auxiliadas pelos servidores da Secretaria de Infraestrutura
Municipal e com o apoio do Exército Brasileiro.
Salientamos que esse serviço deve se dar pelo período diurno por questões de segurança. *Os boletins serão emitidos às 08h00 e 18h00.

Continue lendo

Popular