Contato

Meio Ambiente

Decretada situação de emergência devido à estiagem

Na manhã desta sexta-feira, 07 de janeiro, foi publicado o Decreto Municipal nº 006/2022, que declara situação de emergência em toda a área rural do município de Alegrete devido à estiagem.

O decreto de emergência possibilita ao município solicitar o apoio do governo estadual e federal no atendimento às famílias atingidas e que residem no meio rural, dependendo agora de homologação.

Conforme o decreto, o que a ocorrência de estiagem na área rural ocasionou a diminuição considerável da capacidade de exploração e armazenamento da água, causando perdas consideráveis nas lavouras e na pecuária.

A extensão geográfica do Município é de 7.804 KM², sendo o maior município em extensão rural do Estado, com 3000 propriedades rurais. Mais de 1800 são propriedades com até 100 hectares, nas quais está ocorrendo escassez de água nas fontes naturais e açudes que abastecem o consumo humano e animal, ocasionando prejuízo humano, social e econômico dentro do atual cenário de estiagem.

REUNIÃO DEFINIU DECRETO
A pedido da Defesa Civil do Município o prefeito Márcio Amaral, o secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Daniel Gindri e o presidente do Sindicato Rural, Luiz Plastina Gomes, se reuniram na manhã da quinta-feira (06/01), na sede da entidade, com o e representantes da Emater-RS, Associação dos Arrozeiros, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, CAAL e Coparcentro para debater a necessidade do Decreto de Emergência em Alegrete em função dos danos econômicos na produção agrícola e da preocupação com a possível falta de água para abastecimento humano e com já visíveis prejuízos para a agricultura e a pecuária. Dos 497 municípios gaúchos, 123 já decretaram situação de emergência.

PRODUTORES DE HORTIGRANJEIROS
Também houve atingimento de forma expressiva dos produtores hortigranjeiros, em onde 27 produtores estimam uma perda, em média de R$ 258 mil de perdas e das pastagens nativas e cultivadas, sem perspectiva de melhora em função da falta de previsão de chuva com volume significativo.

Além disso, diversas famílias já necessitam de transporte de água potável, nas localidades de Jacaquá, Lageadinho, Rincão do 28, assentamentos de reforma agrária e localidade dos Pinheiros. Nestes locais, segundo a Defesa Civil, o atendimento já totaliza 60 pessoas, com fornecimento de 54 mil litros de água, e com solicitação para atender mais 13 regiões do interior do município.
A Prefeitura levou em conta pareceres da Defesa Civil e EMATER/RS.

Publicidade
Comentários

Meio Ambiente

Inpe divulga a área alagada em Alegrete feita por satélite

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) começou a disponibilizar, desde a última sexta-feira, na Carta Internacional Espaço e Grandes Desastres, os primeiros mapas que mostram a extensão da inundação no Rio Grande do Sul.

O registro revela a área inundada pelo rio Ibirapuitã, em Alegrete, em 02 de maio.

Os dados, para o mapeamento da área inundada em Alegrete, foram adquiridos pelo satélite canadense RCM, na última quinta-feira (2).

Desde a última semana, foi acionado o Programa Disasters Charter. Trata-se de um consórcio de instituições e agências espaciais que fornece dados orbitais em situações de emergências causadas por desastres naturais em todo o mundo.

As agências espaciais que trabalham dentro do Charter unem forças para adquirir imagens de satélite o mais rápido possível. Após algumas horas da Ativação ocorre a entrega dos primeiros produtos, permitindo extrair informações dos dados de sensoriamento remoto.

Os dados são disponibilizados para os usuários autorizados que acionam equipes para a resposta em campo aos desastres permitindo a busca, o salvamento e a avaliação de danos.

Por Juner Vieira doutor/pesquisador do INPE

Continue lendo

Meio Ambiente

Saiba o que fazer em caso de alagamentos e inundações

Em situações de chuvas intensas e risco de alagamento, é fundamental que moradores de zonas suscetíveis a cheias adotem medidas preventivas para evitar situações de risco à vida e danos ao patrimônio.

* Se puder, permaneça em casa;
* Esteja atento aos boletins meteorológicos e alertas de emergência emitidos pelo Estado;
* Siga as instruções das autoridades locais e utilize as rotas de evacuação recomendadas;
* Evite o deslocamento para regiões afetadas;
* Se morar em área de risco, abandone o local com antecedência;
* Separe os documentos importantes e embale-os em sacos plásticos;
* Ao sair desligue a chave geral de eletricidade, água ou gás;
* Evite atravessar as águas de carro ou a pé;
* Se ficar isolado em local inseguro, chame imediatamente o Corpo de Bombeiros (193);
* Encha recipientes com água potável para uso em caso de interrupção no fornecimento.

*O que fazer se estiver dirigindo durante uma inundação*

* Não enfrente cursos d’agua com correnteza, pois você e seu veículo podem ser arrastados;
* Caso seja surpreendido por uma inundação, fique atento ao nível de água observando os demais veículos:
* Se o nível da água tiver ultrapassado o meio da roda, desligue o veículo, desça e, a pé, procure um lugar seguro para permanecer;
* Se o nível da água tiver ultrapassado o nível da porta, desça pela janela do carro, suba ao teto do veículo e pegue um cinto de segurança para se segurar até a chegada do resgate;
* Somente siga dirigindo, com a atenção redobrada, se o nível da água estiver abaixo do nível da roda.

Fonte: Defesa Civil estadual

Continue lendo

Meio Ambiente

Já choveu 128mm em Alegrete segundo a Defesa Civil

Boletim Defesa Civil Alegrete
Data: 01/05/2024
Horário: 08h00
Nível do rio Ibirapuitã: 10,35m (em elevação)
Cota de inundação: 9,70m
Cota de alerta: 8,50m
Cota de atenção: 7,50m
Total de pessoas atingidas: 10
Total de famílias atingidas: 3
Famílias desabrigadas: 2
Pessoas desabrigadas: 8
Famílias desalojadas: 1
Pessoas desalojadas: 2
Abrigos ativos: Ginásio IEE Oswaldo Aranha
Bairros atingidos: Vila Nova e Santo Antônio
Contatos: (55) 3120 1065/ (55) 991589544
Observação: *Acumulado de chuvas nas últimas 24h: 56.2mm 48h: 128.2mm 72h: 128.2mm (fonte CEMADEN). *As mudanças estão sendo auxiliadas pelos servidores da Secretaria de Infraestrutura
Municipal e com o apoio do Exército Brasileiro.
Salientamos que esse serviço deve se dar pelo período diurno por questões de segurança. *Os boletins serão emitidos às 08h00 e 18h00.

Continue lendo

Popular