Contato

Mulher

Depilação: confira os mitos e verdades


source
Especialista explica os mitos e verdades sobre a depilação
Divulgação

Especialista explica os mitos e verdades sobre a depilação


Quando o assunto é depilação , algumas pessoas que realizam essa rotina de beleza, em diferentes áreas do corpo, podem ter dúvidas sobre os métodos existentes, os diferentes equipamentos disponíveis no mercado e, até mesmo, sobre questões mais delicadas que estão relacionadas a saúde, hidratação e bem-estar da pele.

Durante o período de isolamento social, por exemplo, a prática realizada em casa ganhou uma nova proporção, assim como as dúvidas que a cercam. Junto com a médica dermatologista consultora de Philips, Judith Cavalcante, vamos desmistificar algumas questões que envolvem a depilação. Confira a seguir.


Os pelos do corpo ficam mais grossos com a depilação?

MITO. O que ocorre é que a extremidade do pelo é mais fina e a base é mais grossa. Portanto, quando cortamos a extremidade do pelo – como em métodos que raspam – a nova ponta do pelo cortado parece mais espessa. Mas a estrutura do pelo não é alterada pela raspagem, apenas está exposta uma nova zona dele, que sempre foi mais grossa.

A depilação é a principal causa dos pelos encravados?

DEPENDE. A depender do método que se escolhe, a depilação pode, sim, contribuir para o encravamento de pelos, mas há outros fatores a serem considerados. Antes de tudo, temos que ter em mente a tendência individual de cada um, que está relacionada com a curvatura do pelo ao crescer. Por isso, há maior tendência em fototipos mais altos, com pelos mais curvos.

Sobre o método depilatório, quando os pelos são arrancados pela raiz, os novos crescem mais finos, com maior tendência a curvarem-se sobre si mesmos, o que pode contribuir com o encravamento. Também existem áreas da pele mais suscetíveis, como a virilha, por estar sujeita a mais atrito e ter mais pelos.

Leia Também

A depilação pode causar infecções?

VERDADE. Métodos traumáticos – como usar cera muito quente ou puxar vigorosamente os pelos – e pequenos cortes na pele ao depilar-se com instrumentos cortantes (lâminas, navalhas) predispõe à foliculite verdadeira, especialmente se a pele e os instrumentos usados na depilação não são adequadamente higienizados. Por meio desses pequenos traumas, que a depilação pode gerar na pele, os folículos são infectados por microrganismos, podendo levar a uma infecção.

Existe método mais eficiente para a depilação?

MITO. A escolha do método depilatório deve ser a mais gentil possível para cada pele, de acordo com a rotina e preferências de quem irá ser depilado. Para quem prefere se auto-depilar, por exemplo, a depilação elétrica pode ser uma ótima opção, seja com os aparelhos que arrancam ou raspam o pelo.

A depilação constante reduz a quantidade de pelos do corpo?

VERDADE. Ao longo do tempo, com os métodos que arrancam o pelo da raiz, eles podem ficar progressivamente mais finos e alguns, inclusive, deixarem de nascer, reduzindo a densidade de pelos.

Cada tipo de pele precisa de um tipo específico de depilação?

MITO. Essa escolha depende das preferências de cada pessoa, da área a ser depilada ou, até mesmo, da condição da pele. Além do quanto cada um dispõe para investir em sua depilação. Ao longo do tempo, por exemplo, o método favorito de cada pessoa pode se alterar, de acordo com seu estilo de vida.

Posso utilizar o mesmo método de depilação para corpo e rosto?

VERDADE. Sim, você pode usar os mesmos métodos. Entretanto, temas algumas dicas e considerações sobre cada método e os locais a serem depilados:

  • • A cera geralmente é um método muito agressivo para ser usado no rosto, podendo vir a causar irritações e ela não deve ser usada por quem tem tendência a manchas;
  • • Cremes depilatórios devem ser evitados por quem possui tendência a dermatites;
  • • Pinça e linha são mais adequados para pequenas áreas;
  • • A depilação a laser é menos eficaz em quem tem pelos muito próximos à cor da pele. Deve ser evitada na gravidez e por aqueles que possuem melasma no rosto;
  • • Pessoas com tendência a desenvolver foliculite devem optar por métodos que deixem um pouco de pelo fora da pele, como os depiladores elétricos que cortam o pelo.

É necessário utilizar cremes para acalmar a pele após a depilação?

MITO. Você pode, sim, usar cremes calmantes, mas isto não é obrigatório. Outras opções para acalmar a pele são as compressas geladas e o uso de água termal.

Fonte: IG Mulher

Publicidade
Comentários

Mulher

Câncer de Mama: Proposta estabelece prazo para substituir implantes mamários

 

Com o objetivo de garantir bem-estar e dignidade às pacientes com câncer de mama, o deputado Gustavo Victorino protocolou, na Assembleia Legislativa, Projeto de Lei 350/23 que estabelece prazo para procedimentos cirúrgicos e garante acompanhamento às mulheres em tratamento.

A proposta determina o limite de 30 dias para substituição do implante mamário sempre que ocorrerem complicações inerentes à cirurgia de reconstrução da mama, bem como garante o acompanhamento psicológico e multidisciplinar especializado às pacientes que sofrerem mutilação total ou parcial de mama decorrente do tratamento de câncer.

Conforme o parlamentar, a proposição, que modifica o Estatuto da Pessoa com Câncer no Rio Grande do Sul (Lei nº 15.446/20), é um direito previsto na Lei Federal (no 14.538/2023), garantindo assim, um cuidado integral e humanizado à saúde da mulher: “Física e emocionalmente, o câncer de mama é devastador para a mulher e é nessa hora que o suporte médico e psicológico deve se fazer presente”, pontua o deputado Gustavo Victorino.

 

Crédito: Paulo Garcia Agência ALRS

Continue lendo

Mulher

Bolsonaro sanciona lei de enfrentamento à violência contra às mulheres

Está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (5), a Lei 14.330/22 que inclui o Plano Nacional de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher como instrumento de implementação da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social.

A norma determina a previsão de ações, estratégias e metas específicas sobre esse tipo de violência que devem ser implementadas em conjunto com órgãos e instâncias estaduais, municipais e do Distrito Federal, responsáveis pela rede de prevenção e de atendimento das mulheres em situação de violência.

Depois de passar pela Câmara, o texto foi aprovado pelo Senado em março, como parte da pauta prioritária da campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher.

Continue lendo

Mulher

Filha de Temer revela que já foi estuprada

Luciana Temer, filha do ex-presidente Michel Temer, contou que foi vítima de estupro durante um assalto, quando tinha 27 anos. A revelação foi feita durante entrevista para a apresentadora Angélica, em seu canal no YouTube Mina Bem-Estar.

“Eu tinha 27 anos, havia saído recentemente do cargo de delegada em uma delegacia da mulher. A coisa mais natural do mundo seria registrar a ocorrência, mas não registrei. Eu pensava que nunca iriam achar, então para que me expor?”, desabafa.

Ela confessa que se arrependeu de não ter registrado a ocorrência na época e pede que as vítimas não façam o mesmo e denunciem. “A cura começa pela linguagem. A gente precisa falar para descobrir que não estamos sozinhas. Enquanto não rompermos o silêncio, essa realidade se manterá.”

Luciana é diretora do Instituto Libertas, que atua no combate à violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil.

A cada ano, mais de 500 mil casos de exploração sexual infantil são registrados no País, sendo 70% ocorridos dentro de casa e estima-se que apenas 10% dos casos seja notificados.

Continue lendo

Popular