Mulher
Boldo poderoso! Conheça os benefícios dessa planta
Você pode até achar o gosto do boldo amargo, mas os benefícios que a planta traz para o organismo são capazes de deixar sua vida mais doce. Além de aliviar diversos desconfortos que acometem o estômago, fígado e intestino, dependendo da variedade da planta (são 4 os tipos mais conhecidos), o consumo desse boldo poderoso elimina impurezas do organismo e ainda dá aquela forcinha após excessos no consumo de álcool. Veja como essa planta faz tudo isso e muito mais pela saúde do seu organismo!
Entenda os sinais
Sensação de estufamento, enjoos, eructações (arrotos) e dores abdominais são alguns dos sinais de que algo não está sendo bem digerido no estômago. Geralmente ocasionado pela ingestão de um ou mais alimentos nocivos, a má digestão ocorre quando o estômago encontra dificuldade em digerir a refeição.
COMO SERÁ O SEU DIA HOJE? DESCUBRA TUDO HORÓSCOPO DIÁRIO NO SITE DO JOÃO BIDU! LÁ TEM TODAS AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO!
Amigo da boa digestão
Tanto o boldo-do-chile quanto o boldo-da-terra possuem boldina em sua composição. Essa substância é responsável por melhorar o desempenho do fígado que, entre outras funções, estimula a produção e a secreção de bílis, conhecida por atuar diretamente na digestão dos alimentos.
Essas variedades de boldo ainda protegem o fígado contra diversas enfermidades e, como o órgão é resistente à maior parte dos medicamentos, se apresentam como uma opção natural de tratamento bastante eficaz. As duas espécies quebram as moléculas de gordura, facilitam a absorção dos nutrientes e eliminam impurezas, melhorando o desconforto após refeições pesadas. Sem falar que combatem gases intestinais e até mesmo cálculos renais. O resultado é o organismo revitalizado e livre de substâncias capazes de prejudicá-lo.
Além disso, o boldo também tem outros benefícios, como as propriedades terapêuticas e energéticas, auxiliando para equilibrar o excesso de ego e limpar sofrimentos reprimidos, por exemplo. Essa planta também possui poderes místicos e é utilizada, inclusive, em banhos espirituais .
Conheça os diferentes tipos de boldo
Boldo-baiano
- Nome científico: Vernonia condensata
- Descrição: folhas sem pelos, pontiagudas e serrilhadas na borda.
- Indicação: atua na redução de gases, minimizando a prisão de ventre, e alivia os sintomas de úlcera e gastrite.
Boldo-da-terra
- Nome científico: Coleus barbatus
- Descrição: folhas pontiagudas, serrilhadas na borda e com pelos na superfície. O arbusto dessa variedade pode atingir de 1 a 2 metros de altura e produz flores azuis.
- Indicação: possui ação analgésica, facilita a digestão e combate azia.
Boldo-do-chile
- Nome científico: Peumus boldus
- Descrição: suas folhas são ovais e nascem opostas, como as do eucalipto por exemplo. Elas possuem aroma parecido ao da hortelã e pelos na superfície.
- Indicação: protege o fígado contra doenças, melhora a digestão lenta, aumenta o apetite, age como diurético, minimiza inflamações na bexiga, ajuda a eliminar cálculo renal e alivia os sintomas da ressaca.
Boldo-chinês
- Nome científico: Plectranthus ornatus
- Descrição: folhas pequenas e arredondadas. Por esse motivo é também chamado de boldinho.
- Indicação: estimula o funcionamento do fígado e auxilia nos problemas digestivos.
Ressaca nunca mais!
O consumo excessivo de álcool compromete o bom funcionamento do fígado, interrompendo a produção e secreção de bílis. Assim, o álcool não é processado e passa a circular na corrente sanguínea. O resultado é desastroso: dor de cabeça, estômago embrulhado, boca amarga, ânsia de vômito, entre outros.
O boldo, em especial o boldo-do-chile, graças à presença da boldina, estimula a ação do fígado, que então irá eliminar o álcool mais rapidamente do organismo e colocará fim ao mal-estar.
Fuja do mal
Alguns alimentos são grandes vilões para a saúde. Pratos ricos em gorduras, como frituras e carnes gordas, costumam ser as principais causas da má digestão. Por isso, procure se nutrir mais com legumes e verduras, fugindo de refeições muito calóricas e pobres em nutrientes.
Além da melhor seleção do que se leva ao prato, há outros cuidados que devem ser tomados, como procurar comer devagar, mastigando bem os alimentos, e evitar beber líquidos durante as refeições.
Mas atenção!
Apesar de seus benefícios, o boldo não deve ser consumido por crianças, idosos, gestantes e pessoas que sofrem de hepatite aguda. A planta também não deve ser ingerida em excesso e por longos períodos: o boldo-da-terra pode causar irritações gástricas e o boldo-do-chile pode causar náuseas, vertigens, agitação e convulsões.
Receitas com boldo para a saúde
Para melhorar a azia
Ingredientes:
- 2 folhas frescas de boldo-da-terra
- 1/2 colher (sopa) de folhas frescas de hortelã
- 1/2 litro de água
Leia Também
Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes em uma panela e ferva durante 15 minutos. Espere amornar, coe e tome 1 xícara (200ml) a cada 8 horas.
Contraindicações: crianças menores de 6 anos, bebês e pessoas com úlcera e gastrite não devem consumir hortelã.
Para aliviar cólica menstrual
Ingredientes:
- 3 folhas frescas de boldo-da-terra
- 1 litro de água
- 1 colher (sopa) de folhas frescas de capim-limão
Modo de preparo:
Em uma panela, coloque o boldo e a água e leve ao fogo até começar a ferver. Retire do fogo e acrescente o capim-limão. Tampe e deixe abafado por 10 minutos. Coe e beba 1 xícara (200ml) a cada 6 horas.
Para digestão lenta
Ingredientes:
- 3 folhas frescas de boldo-do-chile ou boldo-da-terra
- 1 xícara (200ml) de água
Modo de preparo:
Em uma panela, coloque o boldo e a água e leve ao fogo até ferver. Desligue, espere amornar e coe. Adoce com mel a gosto e tome até 2 xícaras (200ml cada) por dia.
Para dar fim à fraqueza
Ingredientes:
- 5 folhas frescas de boldo-do-chile
- 1 colher (sopa) de sementes frescas de erva-doce
- 3 xícaras (chá) de água fervente
Modo de preparo:
Coloque o boldo e a erva-doce em um recipiente e despeje a água fervente. Tampe e deixe abafado por 10 minutos. Coe, adoce com mel a gosto e tome 1 xícara (chá) a cada 8 horas.
Contraindicações: o consumo de erva-doce deve ser evitado por pessoas portadoras de úlcera.
Para dar adeus à ressaca
Ingredientes:
- 1 xícara (chá) de água
- 1 colher (sopa) de folhas frescas de boldo-da-terra picadas
Modo de preparo:
Leve a água ao fogo e deixe ferver durante 5 minutos. Após o tempo recomendado, desligue e adicione o boldo. Tampe e espere amornar. Coe, adoce com mel a gosto e tome até 3 xícaras (chá) por dia.
Black Friday
Tem interesse em investir em autoconhecimento e bem-estar espiritual? Aproveite a Black Friday na loja do João Bidu e confira lives com especialistas sobre espiritualidade.
LEIA TAMBÉM
Mulher
Neste domingo, escritora alegretense será entrevistada na TV Cultura
Escritora Eliana Rigol aborda a história oculta das mulheres no Café Filosófico .Programa da TV Cultura vai ao ar no próximo domingo, dia 3, às 19h
A escritora gaúcha Eliana Rigol será a convidada do próximo Café Filosófico, que vai ao ar no domingo, dia 3, às 19h, na TV Cultura. No programa, ela irá abordar o tema da história oculta das mulheres, como parte da série “Novas mulheres, antigos papeis”, gravada em maio, no Instituto CPFL, em Campinas (SP), com curadoria da historiadora e roteirista Luna Lobão.
Para Eliana, que atualmente vive em Barcelona, na Espanha, foi uma honra ter sido convidada a subir no palco de um programa do qual sempre foi fã, mas onde, normalmente, só via homens sendo entrevistados. “Foi uma alegria genuína estar representando tantas e tantas mulheres no Brasil e no mundo que não tiveram momento para fala e escuta nesse mundo desenhado por homens e para homens”, conta.
Nascida em Alegrete, Eliana já morou em São Paulo, Toronto e Lisboa. Advogada de formação e escritora por vocação, ela atua com mentoria de mulheres (Jornada da Heroína) Ela é autora de quatro livros: Moscas no Labirinto (Pergamus, 2015), indicado ao Prêmio AGES, Afeto Revolution, finalista do Prêmio Jabuti, Herstory e Parir é sexual, os três últimos publicados pela editora Zouk, de Porto Alegre.
Mulher
Câncer de Mama: Proposta estabelece prazo para substituir implantes mamários
Com o objetivo de garantir bem-estar e dignidade às pacientes com câncer de mama, o deputado Gustavo Victorino protocolou, na Assembleia Legislativa, Projeto de Lei 350/23 que estabelece prazo para procedimentos cirúrgicos e garante acompanhamento às mulheres em tratamento.
A proposta determina o limite de 30 dias para substituição do implante mamário sempre que ocorrerem complicações inerentes à cirurgia de reconstrução da mama, bem como garante o acompanhamento psicológico e multidisciplinar especializado às pacientes que sofrerem mutilação total ou parcial de mama decorrente do tratamento de câncer.
Conforme o parlamentar, a proposição, que modifica o Estatuto da Pessoa com Câncer no Rio Grande do Sul (Lei nº 15.446/20), é um direito previsto na Lei Federal (no 14.538/2023), garantindo assim, um cuidado integral e humanizado à saúde da mulher: “Física e emocionalmente, o câncer de mama é devastador para a mulher e é nessa hora que o suporte médico e psicológico deve se fazer presente”, pontua o deputado Gustavo Victorino.
Crédito: Paulo Garcia Agência ALRS
Mulher
Bolsonaro sanciona lei de enfrentamento à violência contra às mulheres
Está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (5), a Lei 14.330/22 que inclui o Plano Nacional de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher como instrumento de implementação da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social.
A norma determina a previsão de ações, estratégias e metas específicas sobre esse tipo de violência que devem ser implementadas em conjunto com órgãos e instâncias estaduais, municipais e do Distrito Federal, responsáveis pela rede de prevenção e de atendimento das mulheres em situação de violência.
Depois de passar pela Câmara, o texto foi aprovado pelo Senado em março, como parte da pauta prioritária da campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher.
-
Cidade4 anos atrás
Cavalarianos desfilam pelas ruas do Alegrete em homenagem ao 20 de Setembro
-
Polícia4 anos atrás
Racismo em Alegrete. Idosa é gravada xingando com injúria racial
-
Manchete3 anos atrás
Jovem médica alegretense morre em acidente na 290
-
Polícia6 meses atrás
Acidente fatal faz vítima fatal mulher jovem de 28 anos
-
Esportes2 anos atrás
Pauleira em baile viraliza nas redes sociais
-
Polícia1 ano atrás
Advogada é surpreendida por depoimento de Emerson Leonardi
-
Cidade5 anos atrás
Folia e diversão no enterro dos ossos da descida dos blocos 2020
-
Polícia4 anos atrás
Atualizado. Carro com placas de Alegrete é esmagado por Scânia em Eldorado