Cidade
Festival itinerante tem apresentações em São Gabriel, Rosário do Sul, Alegrete, Uruguaiana e Porto Alegre
Comédia na Estrada é um festival itinerante de comédia, que tem como objetivo difundir e divulgar a arte da comédia stand-up pelo Rio Grande do Sul. Comédia na estrada – Missão 290 é a primeira edição deste festival e, como nome sugere, promoverá apresentações de comediantes por algumas cidades que fazem parte da BR 290. São elas Uruguaiana, Alegrete, Rosário do Sul, São Gabriel e Porto Alegre. Além das apresentações artísticas, que contarão com a presença de artistas locais e da capital, oficinas integram a programação do festival.
O elenco de atores e comediantes é formado em sua maioria por mulheres negras (60%), LGBTQIA (20%) e 10% imigrantes. O objetivo é levar a comédia stand-up ao interior e valorizar a produção artística do interior, oferecendo oficinas desses comediantes e convidando humoristas locais.
A comédia stand-up, ou stand-up comedy (comédia em pé em tradução livre), tem origem em bares e pequenos pubs estadunidenses, e era usado como introdução aos shows principais da noite. O comediante, por assim dizer, “abria o show” da banda musical que tocaria durante a noite. Com o tempo, os comediantes começaram a ganhar força, e passaram a ser as atrações principais.
No Brasil, apesar de nomes como Dercy Gonçalves, Zé Vasconcelos, Chico Anysio e Jô Soares, fazerem shows de comédia solos desde meados dos anos 1960, foi no final dos anos 1990 que o Stand-up Comedy começou a tomar força e forma em bares e pequenos teatros de São Paulo e Rio de Janeiro. No Rio Grande do Sul, mais precisamente em Porto Alegre, esse movimento é bem mais recente, mas igualmente forte. Hoje contamos com vários grupos e dois bares na região metropolitana – Canoas e POA – focados em apresentações de comédia.
Reconhecendo assim que a capital oferece maior número de artistas deste segmento, foram convidados seis comediantes da capital para integrar o elenco do festival e circular pelo interior do RS. O intuito é estimular o trabalho de artistas locais que tenham vontade de fazer stand-up ou outro tipo de humor e não tenham espaço e/ou oportunidade para isso. Através do festival, artistas do interior podem ter vislumbrar a chance de criar um novo campo de trabalho na sua carreira e agradar ao público que consome a comédia pela internet e fazer desse público um público de comédia ao vivo.
*Este projeto foi contemplado com recursos da Lei Aldir Blanc 14.017/2020;
O festival acontecerá entre os dias 05 e 15 de maio de acordo com o seguinte roteiro:
APRESENTAÇÕES:
São Gabriel: 05/05 –Na Brasa Burger (Gen Mallet 674 – Centro) – 20 horas;
Rosário do Sul: – 06/05 – Pizzaria O Pedaço da Pizza (Rua João Brasil – 1297 – Centro) – 20 horas;
Alegrete:– 07/05 – UK Pizza Burger (Assis Brasil 983 – Cidade Alta) – 21 horas;
Uruguaiana: 08/05 – Vivenda das Artes (Gen Câmara 1403 – Centro) – 20 horas;
Porto Alegre: 15/05– Casa de Espetáculos (Visconde do Rio Branco 691 – Moinhos de Vento) –20 horas;
Em virtude da pandemia, as oficinas serão gratuitas e realizadas através de plataforma virtual. Por essa razão, pedimos aos interessados que preencham um formulário de inscrição (https://bityli.com/f5bs2) para que possamos organizar as datas e a plataforma de realização.
As apresentações acontecerão de acordo às regras vigentes de distanciamento controlado e aos protocolos de retomada do setor, sendo gravadas e transmitidas pela internet, no perfil do instagram @comedianaestradabr290 em um modelo híbrido de festival. Em São Gabriel, Rosário do Sul e Alegrete, o valor do ingresso é couvert artístico espontâneo (valor revertido para causas sociais da cidade). Em Porto Alegre e Uruguaiana, doação de alimentos.
FICHA TÉCNICA:
Direção e Produção Geral: Rodrigo Kão; 51 98581-3105
Produtores locais: São Gabriel – Júlio Rocha; 55 99685-2069
Rosário do Sul – Celomar Marques; – 55 99977-7053
Alegrete – Eliane Silveira; 55 99631-8822
Uruguaiana – Helena Martins; 48 99167-5235
Porto Alegre – Nelly Coelho; 51 98529-9032
Assessoria de Imprensa e Mídias Sociais: Gustavo Saul; contato – 51 98154-0682
Artes Gráficas: Lucas Magnus
Elenco: Betina Câmara, Nelly Coelho, Dedé Leitão, Helena Martins, Índio Behn, Rodrigo Kão, Wilson Rosa, Ursa Malgarizi, Alan Abreu, Gian Pierre, Luisa Ampuero e Douglas Pereira;
Realização: Gemini Taurus – Produções Artísticas;
Apoio: Sesc e Fecomércio RS;
Financiamento: SEDAC RS – Secretaria Especial da Cultura – Governo Federal – através da Lei Aldir Blanc 14.017/2020;
Cidade
NESTA QUINTA-FEIRA: AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTIRÁ DESCONTOS DE MULTAS E JUROS NO PROGRAMA PROFIS 2024
O evento ocorrerá às 15h, no Plenário Gaspar Cardoso Paines, na Câmara de Vereadores
A Câmara Municipal de Alegrete convida a comunidade para participar, nesta quinta-feira, 21 de novembro de 2024, da audiência pública sobre o Programa Profis 2024, promovida pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final.
O encontro discutirá o Projeto de Lei Ordinária 59/2024, apresentado pelo Poder Executivo, que estabelece condições especiais para regularização de débitos com o município. O programa prevê anistia de multas e juros sobre créditos da Fazenda Pública Municipal, de natureza tributária e não tributária, vencidos até 31 de dezembro de 2023, destinados a pessoas físicas e jurídicas com dívidas ativas e/ou judicializadas.
A audiência pública é uma oportunidade para que a população conheça os detalhes do projeto, tire dúvidas e contribua com sugestões. Além disso, o evento será transmitido ao vivo pela TV Câmara, garantindo acesso àqueles que não puderem comparecer presencialmente.
Cidade
Alegrete celebra padroeira com vasta programação religiosa
Eventos começam em 29 de novembro, incluindo carreatas e missas temáticas, com apoio da Prefeitura e Secretaria de Turismo. Nossa Senhora da Conceição Aparecida promete unir e abençoar a cidade
A cidade de Alegrete anunciou, em um evento na noite de 14.nov.2024 (5ª feira), no salão Paroquial, uma programação extensa para celebrar a sua padroeira, Nossa Senhora da Conceição Aparecida.
As festividades, com início em 29.nov, contam com o apoio da Prefeitura de Alegrete e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Prometem momentos de fé, tradição e união para a comunidade local.
As celebrações começarão com uma carreata às 18h, partindo do trevo do arco na Cidade Alta, seguida de uma missa com benção ao Alegrete às 19h, no dia 29.nov. Esta sequência de eventos simboliza a união e a fé da comunidade.
A programação inclui missas temáticas dedicadas a diferentes grupos da comunidade ao longo da semana seguinte. No dia 3 de dezembro, às 19h, haverá uma missa com benção às famílias, com a presença da Paróquia de Manoel Viana. No domingo, às 10h, uma missa abençoará os produtores rurais do Município, e às 19h, uma missa será dedicada aos integrantes do comércio e empreendedores de Alegrete.
Durante a semana, as celebrações continuarão com missas voltadas para profissionais de diversos setores, incluindo construção civil, indústrias, agroindústrias, militares, seguranças, educação, cultura, tradicionalistas e profissionais de saúde. O encerramento das festividades será no domingo, com uma Santa Missa na igreja Matriz às 10h, marcando o fim de uma semana de celebrações.
Cidade
Sesc apresenta espetáculo maranhense no CC
O Sesc Alegrete promove, no dia 19 de novembro, terça-feira, o espetáculo “Maria Firmina dos Reis, uma voz além do tempo”, do grupo maraense Núcleo Atmosfera de dança-teatro.
Parte do circuito Palco Giratório Sesc pelo País, a apresentação acontece no Centro Cultural Adão Ortiz Houayek (Praça Osvaldo Aranha, 100), a partir das 20h. Os ingressos podem ser retirados na unidade do Sesc (Andradas, 71) mediante doação de um litro de leite.
O espetáculo “Maria Firmina dos Reis, uma voz além do tempo” faz uma releitura sobre a vida e obra da primeira mulher a escrever um romance no Brasil, Maria Firmina dos Reis.
Em paralelo à vida de Maria Firmina, a atriz Júlia Martins trás a sua história de vida e de outras mulheres e homens pretos que se intercalam com a história de vida de Maria.
Arte Sesc – É um dos pilares prioritários para o Sesc/RS e tem como propósitos a valorização da arte e a disseminação da cultura para a sociedade de forma democrática e acessível, com ações que proporcionem a formação de plateias dos mais diferentes públicos.
Dessa forma, promove atividades culturais de teatro, música, artes plásticas, circo, literatura e cinema, com uma intensa troca de experiências para ampliar o acesso à produção artística.
-
Cidade4 anos atrás
Cavalarianos desfilam pelas ruas do Alegrete em homenagem ao 20 de Setembro
-
Polícia4 anos atrás
Racismo em Alegrete. Idosa é gravada xingando com injúria racial
-
Manchete3 anos atrás
Jovem médica alegretense morre em acidente na 290
-
Polícia6 meses atrás
Acidente fatal faz vítima fatal mulher jovem de 28 anos
-
Esportes2 anos atrás
Pauleira em baile viraliza nas redes sociais
-
Polícia1 ano atrás
Advogada é surpreendida por depoimento de Emerson Leonardi
-
Cidade5 anos atrás
Folia e diversão no enterro dos ossos da descida dos blocos 2020
-
Polícia4 anos atrás
Atualizado. Carro com placas de Alegrete é esmagado por Scânia em Eldorado