Contato

Cidade

Alegrete já sente a primeira onda de frio no RS inicia nesta terça- feira

 

O Rio Grande do Sul e outras áreas do Sul do Brasil terão a primeira semana do ano com frio. Já houve dias com madrugadas frias e até formação de geada nas áreas de maior altitude da região em 2021, mas esta será a primeira vez no ano em que o frio será mais intenso à noite e com geada em maior número de localidades por uma sequência de dias.

Uma massa de ar seco e frio ingressa neste começo de semana e vai definir o tempo no Rio Grande do Sul ao longo da semana com tempo ensolarado, noites frias e tardes com temperatura amena.

O tempo aberto, a atmosfera com perfil seco e vento calmo vão favorecer o resfriamento noturno e muitas cidades terão mínimas de um dígito com chance dos primeiros registros abaixo dos 10ºC na área metropolitana de Porto Alegre em 2021.

A massa de ar frio não chega a ser forte, mas com o ar seco e as noites mais longas haverá um resfriamento mais acentuado.

O ar frio terá sua maior intensidade agora na primeira metade da semana e vai perder força de quarta-feira em diante, mas a atmosfera estará muito seca na segunda metade da semana e isso vai favorecer a manutenção das mínimas baixas com marcas ainda menores que nesta segunda e na terça.

VEJA COMO VAI SER O FRIO NAS PRINCIPAIS REGIÕES

Campanha – Todas as madrugadas da semana devem ter mínimas próximas ou abaixo dos 10ºC, em geral entre 8ºC e 10ºC. Na quarta e na quinta, com o ar seco, as mínimas podem cair a valores tão baixos quanto 5ºC a 7ºC em alguns pontos nas áreas de Bagé e Livramento.

Sul – Na área de Pelotas, os termômetros devem indicar ao redor de 13ºC nesta segunda, já 10ºC na terça e entre 8ºC e 10ºC na quarta e na quinta. Na sexta e no sábado, marcas de 12ºC a 13ºC ao amanhecer. Na Serra do Sudeste, as mínimas serão menores pelo fator altitude e podem cair a valores abaixo de 5ºC em alguns municípios.

 

Oeste – A área de Uruguaiana deve ter mínimas de 10ºC a 12ºC na maior parte desta semana. Em direção à Quaraí faz mais frio e as mínimas devem atingir marcas menores que podem ficar entre 6ºC e 8ºC em algumas madrugadas.

Centro – A região de Santa Maria terá mínimas entre 8ºC e 10ºC na maioria das madrugadas da semana. Em áreas rurais e no Centro-Serra, entretanto, mínimas menores vão ocorrer com marcas até de 5ºC ou menos em baixadas da região de Sobradinho.

Grande Porto Alegre – A região metropolitana terá 13ºC ao amanhecer nesta segunda, mas na terça já pode fazer entre 11ºC e 13ºC. Na quarta, mínimas ao redor de 10ºC na maioria dos municípios, mas alguns pontos de zonas rurais terão entre 8ºC e 10ºC, o que vai se repetir na quinta. Na sexta entre 11ºC e 13ºC com marcas semelhantes no sábado.

Serra e Aparados – A área de Caxias do Sul terá 8ºC a 11ºC, conforme o ponto pela grande oscilação de relevo, ao amanhecer nesta segunda e na terça, mas quarta e quinta podem ter marcas de 5ºC a 7ºC em alguns pontos. O frio perde força no final da semana com mínimas de 8ºC a 10ºC. Nos Aparados, as madrugadas de quarta a sexta serão as mais frias com mínimas, em geral, de 2ºC a 5ºC. Ocorre que em baixadas da área de São José dos Ausentes deve fazer menos e não são afastadas mínimas ao redor de 0ºC ou até um pouco negativas entre quarta e quinta.

Planalto – Passo Fundo deve ter mínimas entre 8ºC e 10ºC no começo e no final desta semana, mas entre quarta e quinta os termômetros devem marcar até 5ºC a 7ºC em pontos da região. Na área de Soledade, em baixadas, as mínimas serão menores e podem mesmo ficar entre 1ºC e 3ºC na segunda metade da semana.

Noroeste – A região de Santa Rosa deve ter mínimas nas baixadas de 8ºC a 10ºC no início e no final da semana, mas entre quarta e quinta pode fazer entre 4ºC e 6ºC. Na maior parte dos pontos do Noroeste, contudo, os termômetros devem indicar de 6ºC a 8ºC na metade da semana.

FRIO DE INVERNO EM SANTA CATARINA

Mínimas abaixo de 10ºC são esperadas na maioria das regiões catarinenses no decorrer da semana. As áreas de Chapecó e Joaçaba, por exemplo, podem ter entre 5ºC e 7ºC nas baixadas na metade da semana. Em pontos de Florianópolis, não no Centro ou bairros urbanizados ou junto ao mar, pode fazer entre 11ºC e 13ºC no meio da semana. O frio, entretanto, será mais intenso como é se esperar no Planalto Sul. São previstas marcas negativas, especialmente na segunda metade da semana, nas regiões de São Joaquim e de Urupema nas baixadas.

FRIO TRARÁ GEADA E PAISAGENS DE INVERNO NAS SERRAS

As mínimas mais baixas previstas para esta semana devem trazer geada em áreas serranas e isoladamente em baixadas até de outras regiões. A geada deverá ser moderada a forte nas baixadas dos locais de maior altitude como das áreas de São José dos Ausentes e do Planalto Sul. Os dias com maior chance do fenômeno serão os da segunda metade desta semana com a atmosfera mais seca e o tempo mais aberto.

Projeção de geada do modelo Canadense para o amanhecer da quarta-feira no Sul do Brasil

Em locais de menor altitude ou próximo do nível do mar a chance de geada é muito baixa e não se espera o fenômeno nas principais zonas produtoras de milho safrinha, exceto em regiões de baixadas em que o microclima traz mínimas muito menores.

Fonte: INMET Metereologia

 

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Cidade

Ronda Social vai intensificar abordagens devido a previsão de frio intenso

 
A Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social, através da Ronda Social, irá intensificar suas rotinas de abordagens nos próximos dias devido a previsão de frio intenso. As ações serão realizadas por duas equipes, sendo acompanhadas por agentes Redutores de Danos da Secretaria da Saúde, com apoio do Samu Mental e da Defesa Civil. O objetivo é sensibilizar a população de rua à ir para a Casa de Passagem Antônio Repetto Rogoski e também distribuir cobertores para aqueles que se negarem a sair das ruas.

Segundo a secretária Iara Caferatti, a Casa de Passagem tem capacidade para assistir 20 pessoas e atende diariamente, 24 horas por dia, no local também é oferecido café da manhã, almoço e jantar. A Casa de Passagem conta com uma equipe de monitores, acompanhamento de assistente social e com a coordenação.

“Estão previstos dias de muito frio e com isso estamos ampliando nossas ações para evitar que as pessoas em situação de rua fiquem expostas e sejam acometidas por doenças causadas pelo frio e pelas chuvas”, declarou a secretária de Promoção e Desenvolvimento Social Iara Caferatti.

Para acionar o serviço do Plantão Social, o telefone de contato é o (55) 99148-4037, ele funciona inclusive no período noturno e nos fins de semana e feriados.

Continue lendo

Cidade

Prefeitura realiza Censo Social Integrado

 
A Prefeitura de Alegrete, através da Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social, realizou no último dia 14 o Censo Social Integrado. O objetivo do censo é conhecer a realidade das famílias e estudar suas necessidades para que sejam efetivadas estratégias e encaminhamentos visando a promoção de qualidade de vida.

O foco do estudo são famílias que residem em área de preservação permanente – APP e que residem na av. Eurípedes Brasil Milano no trecho entre o parque Porto dos Aguateiros e a empresa RGE Sul. Foram realizadas 27 fichas de cadastro do Censo Social Integrado por meio de visita domiciliar. “Os técnicos foram bem recebidos pelos moradores, não havendo nenhuma oposição ou discordância”, destacou a secretária Iara Caferatti.

A equipe que realizou o censo é composta pelo assistente social Marcos João Gottardo, o assistente social João Gilberto Zinelli Ferreira, a assistente social Tainandria Gascia Passos, a psicóloga Ana Carina Sá Brito, sob coordenação do psicólogo Márcio Leonardo Lima Duarte.

Continue lendo

Cidade

Confira o cronograma da Farmácia Itinerante para o mês de agosto

 
A Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria de Saúde, informa o cronograma da farmácia itinerante para o mês de agosto. O serviço funciona no horário das 13h30 às 17h.

Confira o cronograma Farmácia Itinerante para agosto

02/08– Farmácia municipal (reposição de estoque e organização da unidade móvel)
03/08 – ESF Promorar
04/08– Centro Social Urbano
05/08 – ESF Dr. Romário
06/08 – ESF Passo Novo
09/08 – ESF Rondon + ESF Vera Cruz
10/08 – ESF Saint Pastous
11/08 – ESF Prado
12/08– ESF Vila Nova
13/08 – ESF Nova Brasilia
16/08 – ESF Piola
17/08– ESF Promorar
18/08 – Centro Social Urbano
19/08 – ESF Dr. Romário
20/08 – ESF Passo Novo
23/08 – ESF Rondon + ESF Vera Cruz
24/08 – ESF Saint Pastous
25/08 – ESF Prado
26/08 – ESF Vila Nova
27/08 _ ESF Nova Brasilia
30/08 – ESF Centro Social Urbano
31/08 – ESF Promorar

Continue lendo

Ler edição online

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular