Contato

Polícia

Secretaria da Saúde e Cosems definem grupos prioritários da nova remessa de CoronaVac

Idosos de 73 a 76 anos, profissionais de saúde ainda não imunizados e bombeiros militares operando em conjunto com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) fazem parte da população que poderá tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19 nos próximos dias. As 318,2 mil ampolas de CoronaVac, do Instituto Butantan, que chegaram na manhã desta quarta-feira (17/3), serão entregues aos municípios gaúchos na quinta-feira (18/3) para dar continuidade à campanha de vacinação no Rio Grande do Sul.

Os grupos a serem vacinados foram definidos em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), com participação da Secretaria da Saúde (SES) e do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems-RS), na tarde desta quarta-feira.

Os municípios da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), com sede em Osório, receberão 4 mil doses a mais para compensar as da primeira aplicação realizadas no Litoral durante o período de veraneio, em vez de ocorrerem no município de origem do vacinado.

Mil doses ficarão armazenadas na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre, para repor ampolas que tenham sofrido variação de temperatura para mais de 8°C em algum momento do trajeto até o destino.

“Não podemos deixar vacina parada. Vacina é para estar no braço dos gaúchos”, defendeu o secretário executivo do Cosems, Diego Espíndola. A secretária da Saúde, Arita Bergmann, explica que todas as doses distribuídas nesta etapa serão referentes à primeira aplicação (D1).

“Frente à atual produção do Butantan e considerando que temos margem ainda de, pelo menos, duas semanas até precisarmos vacinar com a segunda dose as pessoas contempladas pela última remessa, decidimos usar todo o estoque atual para a primeira dose de mais gaúchos, e não reservar doses para a D2”, explicou Arita. “Lembramos os municípios que aqueles que já concluíram a vacinação de seus idosos na faixa etária definida e ainda restarem doses para esse grupo, podem abrir para a idade imediatamente anterior. Por exemplo, os municípios que já vacinaram todos os idosos de 73 anos ou mais, podem começar a vacinar quem tem 72 anos”, completou a secretária.

A pactuação da CIB sobre essa remessa de CoronaVac também trará um artigo contemplando, se houver saldo de vacina no município, as pessoas com deficiência de 18 anos ou mais que estejam acamadas e não tenham autonomia. “As pessoas acamadas institucionalizadas já foram vacinadas na primeira fase da campanha. Agora vamos começar a aplicar o imunizante naqueles que estão em casa, nestas condições”, afirmou a diretora do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde, Ana Costa.

Grupos que serão vacinados com a primeira dose (D1) da nona remessa recebida pelo RS:

• Todos os profissionais de saúde ainda não imunizados (completar 100% deste grupo).
• Completar a vacinação de idosos de 75 anos ou mais.
• Ampliar para idosos de 74 e 73 anos.
• Bombeiros Militares socorristas que estejam trabalhando diretamente na assistência dos pacientes do Samu.

 

Foto: Mauro Nascimento / Palácio Piratini

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Polícia

Polícia Civil prende dupla que roubou mercado na Cidade Alta

A Polícia Civil, no dia 22/04 (segunda-feira) e no dia de hoje, na tarde desta quarta-feira (24/04), por meio dos policiais civis da Delegacia de Polícia de Alegrete, coordenados pela delegada Fernanda Mendonça, efetuou o cumprimento de dois mandados de prisão temporária expedidos em desfavor de investigados pela prática de um crime de roubo com uso de faca, ocorrido no dia 5 de abril, em um estabelecimento comercial na rua Barros Cassal, em Alegrete.

Na data de 5 de abril, dois indivíduos ingressaram no local, um mercado, já com a intenção de cometer o crime. Ambos subtraíram, juntos, uma garrafa de bebida alcoólica, e após serem vistos e abordados por funcionários, um deles, já em fuga, mostrou uma faca e ameaçou o funcionário com o intuito de garantir a subtração, e fugiu junto com o seu comparsa. Os dois indivíduos foram identificados pela Polícia Civil por meio de relatos, câmeras de segurança e autos de reconhecimento.

Diante da gravidade do fato, e tendo os dois já antecedentes policiais por outras práticas criminosas, requereu-se ao poder Judiciário as suas prisões, o que foi deferido e os mandados cumpridos nessa semana. Um deles, de 26 anos, foi encontrado saindo de um local no bairro Centro na segunda-feira. O outro, de 48 anos, foi capturado em via pública no dia de hoje, na Praça Nova. Ambos já são conhecidos no meio policial e registram antecedentes por furtos, receptação, porte ilegal de arma de fogo, posse de drogas, desobediência, lesão corporal, ameça, tráfico de drogas e associação ao tráfico, estupro de vulnerável, dentre outros delitos. Um deles já havia sido indiciado em outro inquérito policial recentemente, também por roubo com uso de faca.

Após cumpridas as exigências legais, ambos foram encaminhados à DPPA e, após, ao Presídio Estadual de Alegrete.

DENÚNCIAS À POLÍCIA CIVIL EM ALEGRETE (garantido o sigilo):
(55) 34270300 (plantão)
(55) 984511689 (WhatsApp)

Continue lendo

Polícia

Ladrão condenado em Alegrete é preso em Uruguaiana

Na manhã desta terça-feira (23/04), a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas – DRACO – de Uruguaiana, coordenada pelo Delegado Nilson de Carvalho, cumpriu mandado de prisão contra indivíduo condenado por roubo.

O homem foi condenado por roubo praticado em Alegrete e teve mandado de prisão expedido ontem, dia 22/04/2024, pela Vara Criminal daquele Município. Após terem ciência do mandado, os policiais civis da DRACO realizaram diligências para localização do indivíduo, obtendo informações de que estaria em uma residência no Bairro Vila Júlia.

Nesta manhã, os policiais civis foram até a residência e encontraram o foragido, o qual foi preso e encaminhado à DPPA de Uruguaiana.

O foragido possui 52 anos e antecedentes por roubo, associação criminosa e crime ambiental.

Após cumpridas as exigências legais, o preso será encaminhado ao Sistema Penitenciário Estadual.

Continue lendo

Polícia

PRF prende casal com skunk em ônibus em Sant’Ana do Livramento

*PRF prende casal com skunk em ônibus em Sant’Ana do Livramento*

Na noite desta segunda-feira (22), a Policia Rodoviária Federal apreendeu skunk na bagagem de um casal que viajava em um ônibus, na BR 158, em Sant’Ana do Livramento.

Em ação de combate ao crime, PRFs abordaram um ônibus que saía de Livramento com destino a Porto Alegre. Na bagagem de mão de um casal de passageiros, foi localizado 1.1 quilo de skunk.

O casal, o homem de naturalidade japonesa, 25 anos, com passagens por tráfico de drogas, e a mulher, de Navegantes/SC, 23 anos, foram presos e a droga apreendida, sendo encaminhados para a polícia judiciária de Livramento.

Continue lendo

Popular