Contato

Cidade

Prefeitura de Alegrete e Receita Federal lançam campanha Imposto Solidário

No contexto atual de enfrentamento ao coronavírus, a solidariedade assume um papel ainda mais importante para a sociedade. A Prefeitura de Alegrete, a Receita Federal do Brasil e Sindicato dos Contadores de Alegrete (Sinconal) estão promovendo a campanha Imposto Solidário Alegrete, um programa inteligente, com arrecadação do Imposto de Renda da Pessoa Física e da Pessoa Jurídica. Até o mês de abril, contribuintes alegretenses podem destinar até 6% do Imposto de Renda para instituições sociais de todo o Alegrete, e sem gastar um centavo a mais por isso.

Pessoas Físicas podem doar até 6% e Jurídicas 1% (lucro real). Essa destinação não altera o valor devido do contribuinte, mas gera um impacto social positivo nos projetos, programas e ações para instituições locais de apoio aos direitos da criança, do idoso, atividades desportivas ou culturais, ou ainda instituições que atuam no combate ao câncer e no atendimento a pessoas com deficiência. São as chamadas doações incentivadas. “Em nossa cidade o valor do imposto destinado ainda é muito baixo, mas é uma excelente ferramenta para destinar recursos diretamente para quem mais precisa”, explica o secretário de Finanças, José Luiz Caurio, reiterando que o contribuinte devem buscar o recibo e/ou comprovante da doação a ser utilizado na declaração do IR.

As doações podem ser feitas por aqueles que optam pelo formulário de modelo completo na hora da declaração, o que permite o abatimento de itens como educação, saúde, previdência privada, entre outros. A simulação pode ser feita calculando o potencial de doação baseada na declaração do ano anterior no site da receita. Alegrete possui um potencial de arrecadação com mais de R$ 2 milhões de reais.

O prefeito em exercício, Jesse Trindade, explica que as doações efetuadas por meio da destinação do Imposto de Renda são uma das principais formas de captação de recursos dos Fundos Sociais. “Essa é uma efetiva ação de cidadania que interfere direta e positivamente na realidade social. A grande vantagem é que esse recurso retorna à nossa comunidade para instituições que estão necessitando muito, sobretudo em um ano altamente impactado pela pandemia.”, evidencia.

A secretária de Promoção e Desenvolvimento Social, Iara Caferatti, informa que as doações efetuadas por meio da destinação do Imposto de Renda são uma das principais formas de captação de recursos dos Fundos Sociais. Esses recursos devem ser aplicados, exclusivamente, nos programas e ações de proteção, defesa e garantia dos direitos das crianças e adolescentes, e da pessoa idosa, sob a orientação e fiscalização dos respectivos Conselhos, e sujeitos à fiscalização do Ministério Público. “As pessoas que residem fora do nosso Alegrete podem fazer a doação para nosso município. Essa é uma efetiva ação de cidadania que interfere direta e positivamente na realidade social”, enfatiza.

Reunião com contadores

Na manhã desta quinta-feira, dia 21, a Prefeitura de Alegrete, através das secretarias de Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico e Turismo e Orçamento e Finanças, realizou uma reunião virtual com os contabilistas locais. “Vamos fomentar a campanha para que o contabilista incentive para participação no programa. Só uma ação integrada como essa, com a sociedade civil, pode fazer a diferença positivamente nos projetos de qualidade de vida da população de crianças, adolescentes e idosos,” diz Caroline Figueiredo, secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Ela salienta que a parceria com o Sindicato dos Contadores de Alegrete demonstrou o comprometimento da classe. as Pessoas Jurídicas também podem fazer a destinação de até 1% do imposto devido, desde que sejam tributadas com base no lucro real e destinem no decorrer do ano-calendário.

O chefe da Receita Federal, Gilmar Martins, explica que a Pessoa Física não pagará um valor maior de imposto nem terá o valor de sua restituição diminuído. Apenas permitirá que parte do imposto devido, apurado na DAA, seja destinado diretamente para um Fundo Social.

COMO FUNCIONA
Ao realizar a declaração do IR, o próprio sistema deve calcular a dedução. O valor doado retorna ao contribuinte na restituição do IR ou é abatido do valor a pagar. Para obter a dedução no valor do imposto, é preciso fazer a declaração pelo modelo completo.

Com as doações incentivadas, o contribuinte garante que parte do valor pago no imposto de renda seja investido em uma causa que ele escolheu em sua cidade, tendo a chance de decidir para onde é destinado o montante doado.

As doações incentivadas devem ser feitas a projetos validados e aprovados pelo poder público. Elas podem ser realizadas para instituições sociais que atendem crianças, jovens e idosos em situação de vulnerabilidade, com programas vinculados aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e aos Fundos dos Direitos dos Idosos.

Para quem quiser realizar a dedução do seu imposto de renda, fale com seu contador!

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Cidade

Frigorífico afasta trabalhadores positivados para covid

A planta frigorífica do Marfrig, em Alegrete, que possui 630 trabalhadores, considerando os mais diversos setores da empresa, sofre o revés de perda, momentânea, de parte de sua mão de obra, por causa do Covid.
Mensagens de pessoas que souberam dos casos por familiares ou amigos, demonstram preocupação com esta, que está sendo considerada a terceira onda do Covid, que, em alguns lugares do Brasil, apresenta casos de variantes da cepa, sendo esta, com maior poder de disseminação e com voracidade sintomática.
Diante do quadro que eclodiu no RS, depois que muitas pessoas viajaram a passeio para praia e outras localidades, sem respeitar o distanciamento e o uso de máscara, a preocupação todas as estruturas de saúde do Estado que apresentam números alarmantes de crescimento quantitativo de casos.
Dos 10 trabalhadores infectados com vírus, na planta frigorífica, há integrantes do setor de cozinha, conforme foi verificado pelo Repórter Internauta.
Todos estão em isolamento domiciliar, o que significa que apresentam sintomas leves ou estão assintomáticos.
O Frigorífico Marfrig, continua vigilante sobre os cuidados sanitários com seus colaboradores, seja por zelar pela saúde deles ou para preservar o status sanitário positivo, perante o mercado nacional e internacional de carne, cujos países, realiza comercialização.
 
Foto: arquivo
Texto e postagem: Dariano Moraes
 
 
 
 
 
 
Continue lendo

Cidade

Prefeitura vai retirar escadas da passarela da Vila Nova

A passarela metálica localizada sob os trilhos da estação férrea e que liga o bairro Vila Nova ao centro da cidade está interditada por tempo indeterminado. A Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria de Infraestrutura, vai realizar nesta quarta-feira (24) a remoção das escadas da passarela para evitar a passagem de transeuntes pelo local.

Foi realizada uma inspeção nos dias 2 e 3 de fevereiro. Um laudo técnico e um caderno fotográfico foram realizados e diagnosticaram diversos problemas na estrutura.

A demanda era uma reivindicação antiga dos moradores locais, já que com o fim da passagem dos trens pelo local, os moradores abandonaram a passarela, que passou a ser utilizada como ponto de prostituição e de drogas.

A passarela mede 35 metros de comprimento, 7 metros de altura e 1,20 de largura e encontra-se com diversos pontos críticos de corrosão.

O laudo assinado pelo engenheiro responsável, Ênio Roberto Brandolt Radaelli, pede a interdição imediata da passarela para evitar acidente e garantir a segurança da população.

O vereador Vagner Fan articulou a solicitação para que fosse efetuado um laudo no local e acompanhou todo processo.

Continue lendo

Cidade

Conselho Municipal do Plano Diretor abre edital para eleição da nova mesa diretora

Nesta segunda o Conselho Municipal do Plano Diretor (CMPD) abiu edital para eleição da nova mesa diretora para o biênio 2021/2022. As inscrições das chapas deverão ser entregues na Secretaria do Planejamento, no Centro Administrativo Municipal, das 8h às 12h, no período de 22 de fevereiro a 09 de março de 2021.

A eleição ocorrerá em plenária especial no dia 09 de março de 2021, terça-feira, no Salão Azul do Centro Administrativo Municipal. Poderão participar apenas as entidades com assentos votantes no Conselho, com seus representantes devidamente designados, titulares e suplentes. Somente poderão compor a diretoria do órgão os representantes titulares de entidades que compõem o CMPD.

Continue lendo

Ler edição online

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular