Contato

Corona Vírus

Laboratórios e universidade iniciam pesquisa de controle da pandemia em Uruguaiana

Os laboratórios Biosul e Hermes Pardini, em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), estão realizando pesquisa em nível nacional para o planejamento de medidas de controle da pandemia de Covid-19.

Em Uruguaiana, o trabalho teve início nesta segunda-feira, e consiste na coleta de sangue para detectar se a pessoa já foi contaminada pela Covid-19. A participação é gratuita e o resultado do teste será divulgado em quatro semanas, quando a pesquisa na cidade for encerrada. 

O paciente vai retirá-lo no próprio laboratório. O objetivo do projeto é planejar ações para a adoção de futuras medidas de controle da disseminação do vírus. A iniciativa é denominada EpiCovid-19 BR e tem o apoio da Prefeitura Municipal.

O estudo faz apontamentos dos níveis de contaminação baseados em faixa etária, classe social, localidades, entre outros tópicos. As coletas são residenciais. As áreas foram pré-determinadas pela UNIFESP e serão oito casas em 25 bairros – totalizando 200 residências. Os responsáveis pela análise dividem cada cidade em 25 setores diferentes.

Uruguaiana está inserida na quinta fase do estudo iniciado na segunda-feira. Nas outras quatro fases, 100 mil pessoas foram testadas em 133 municípios. Um dos indicadores mais importantes até agora foi o de que 60% das pessoas apresentaram sintomas. A universidade acredita que a quinta fase vai ser a mais importante e significativa do projeto em razão do fechamento de um ano da pandemia e por ser feita nos primeiros dias do início da vacinação em massa.

A entidade afirma que 149.280 vão ser testadas em ao menos 133 municípios – um acréscimo de 50% em relação às quatro fases anteriores. As outras cidades gaúchas que também vão participar são: Santa Maria, Pelotas, Ijuí, Caxias do Sul, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul e Porto Alegre. A EPICOIVD-19 BR é o estudo epidemiológico mais abrangente do país. O Biosul esclarece que não há nenhum tipo de agendamento ou contato a ser feito pela população para participar dos testes. 

POR: Fred Marcovici/CP

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Corona Vírus

Nova onda? Em 24h dobra o número de novos infectados

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO

Nesta sexta-feira (14) foram registrados 77 casos positivos, 36 mulheres e 41 homens, com idades entre 11 e 80 anos. Também foram registrados 30 recuperados. Hoje, até a publicação do boletim, não foram registrados óbitos.

Há 09 pacientes na UTI Covid, sendo 07 confirmados. No Hospital de Campanha há 19 pacientes, 09 confirmados. A UTI Covid possui 15 leitos, dessa forma há 06 leitos disponíveis. No Hospital de Campanha há 11 leitos disponíveis. Na UTI não-covid há 08 leitos, os 08 estão ocupados.

Atualmente são 9.712 casos confirmados, com 9.284 recuperados, 212 ativos (197 estão ativos em isolamento domiciliar e 15 hospitalizados positivos de Alegrete) e 216 óbitos.

Foram realizados 30.550 testes, sendo 20.662 negativos, 9.712 positivos e 176 aguardando resultado. Em observação com síndrome gripal são 728 pessoas.

Continue lendo

Corona Vírus

Longas filas nesta manhã gelada para a vacinação de quem tem comorbidades

Muitas pessoas chegaram pela madrugada para garantir os primeiros lugares nas filas que dobram às esquinas próximas ao PAM. O entorno do PAM, nesta manhã gelada, lembra muito o que acontecia em frente à CEF, para o pagamento da ajuda federal no ano passado.

Desde às 8h estão sendo aplicadas vacinas para quem tem 33 anos com comorbidades. Nos postinhos também.

Nos dois sentidos às filas chegaram na rua Daltro Filho, que fica nos fundos do PAM, no mesmo quarteirão.

Já para a segunda dose da Coronavac/Butantan será aberta nesta sexta-feira, dia 14, a partir das 14h30, para pessoas agendadas até o dia 3 de maio.  As vacinas serão entregues por volta das 13h30 e à Secretaria vacinará às 14h30.

Serão 260 doses disponibilizadas em cada local para pessoas que estão com a segunda dose em atraso. Por isso, a imunização ocorre de forma escalonada por agendamento.

Importante: Não se esqueça de levar a carteira com registro da primeira dose e documento de identidade.

Continue lendo

Corona Vírus

Um óbito registrado nesta quinta feira

Nesta quinta-feira (13) foram registrados 31 casos positivos, 21 mulheres e 10 homens, com idades entre 01 ano e 78 anos. Também foram registrados 16 recuperados. Hoje foi registrado o óbito de um homem de 45 anos.
Há 10 pacientes na UTI Covid, sendo 08 confirmados.
No Hospital de Campanha há 14 pacientes, 08 confirmados. A UTI Covid possui 15 leitos, dessa forma há 05 leitos disponíveis.
No Hospital de Campanha há 16 leitos disponíveis. Na UTI não-covid há 08 leitos, os 08 estão ocupados.
Atualmente são 9.635 casos confirmados, com 9.254 recuperados, 165 ativos (150 estão ativos em isolamento domiciliar e 15 hospitalizados positivos de Alegrete) e 216 óbitos.
Foram realizados 30.330 testes, sendo 20.506 negativos, 9.635 positivos e 169 aguardando resultado. Em observação com síndrome gripal são 719 pessoas.
Continue lendo

Ler edição online

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular